Berotec: Indicações, como usar e efeitos colaterais

Berotec: Indicações, como usar e efeitos colaterais

Quem sofre de asma, bronquite e de outros problemas respiratórios sabe quão incômodo pode ser querer respirar e, por causa dessas doenças, não conseguir. Alguns medicamentos, por sua vez, possuem a função de aliviar esses sintomas e eliminar a obstrução das vias aéreas, como é o caso do Berotec.

De ação rápida e eficiente, esse medicamento ajuda a dilatar e desobstruir as vias respiratórias, garantindo melhor qualidade da respiração. Apesar de suas vantagens e de sua eficiência, entretanto, é preciso conhecer quais as indicações, o uso e os efeitos colaterais desse medicamento. Assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse remédio.

Indicações do Berotec

O Berotec é indicado basicamente em casos de problemas respiratórios diversos, como as crises agudas de asma.

Como ele funciona liberando as vias aéreas, é utilizado apenas em tratamentos de casos sintomáticos e que causam desconforto ao paciente. O seu uso garante alívio na respiração e contenção dos efeitos de uma crise mais severa.

Assim, as indicações incluem crises de asma, asma brônquica, bronquite obstrutiva crônica e outras doenças em geral que causem obstrução pulmonar.

Esse medicamento também é indicado para prevenir o acontecimento de crises de asma após a prática de atividades físicas, o que é muito comum entre pacientes que possuem um desenvolvimento grave da doença.

Como usar

O uso mais comum desse medicamento é via inalação por meio do uso de um nebulizador. Com isso, a solução líquida se transforma rapidamente em vapor, ajudando a tratar as vias respiratórias de maneira imediata e mais efetiva.

Esse tipo de uso é mais recomendado para quem já está em alguma crise obstrutiva do pulmão, já que garante o alívio quase que instantâneo dos sintomas.

Além desse uso a posologia também pode ser feita em formato de xarope. No caso do xarope, entretanto, é preciso ter muito cuidado com qual será a versão escolhida. Isso se deve ao fato de que o xarope adulto contém o dobro de bromidrato de fenoterol que é encontrado na mesma dose do xarope pediátrico.

Por isso, é muito importante que no caso de o xarope ser receitado que ele seja escolhido corretamente para não causar sub ou superdosagem.

Efeitos colaterais

No geral, as reações adversas desse medicamento são mais leves, mas ainda assim merecem atenção. Normalmente os efeitos experimentados de maneira mais frequente incluem leves tremores, aumento da frequência cardíaca, palpitações e dores de cabeça.

Os efeitos colaterais relacionados ao coração, inclusive, constituem uma das razões pelo qual esse medicamento é vedado para quem possui qualquer problema de coração, bem como para quem tem hipertiroidismo.

Outros sintomas podem incluir fadiga, náusea, vômito, sudorese e, em casos menos comuns, arritmia cardíaca e reações alérgicas no local de inalação.

Dependendo da condição do paciente ele também pode experimentar hipersensibilidade, tosse, irritação da garganta, espasmos musculares e até mesmo coceira no local, especialmente na região da face.

O Berotec é um medicamento importante para ajudar a tratar e conter crises relacionadas ao aparelho respiratório, especialmente crises que incluam uma obstrução das vias aéreas. Seus efeitos colaterais, entretanto, precisam ser levados em consideração antes do uso e, por isso, é sempre necessário consultar um médico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment