Benefícios da Linhaça

Benefícios da Linhaça

Quem está por dentro dos alimentos da moda para dietas sabe que a linhaça já figurou na lista de comidas que não só ajudam no emagrecimento, como a prevenir doenças. Há dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada; embora elas não possuam diferenças significativas nutricionalmente. A linhaça dourada tem seu cultivo em países frios, geralmente vindo importada do Canadá, enquanto a marrom já acostumou com a terra quente de países como o Brasil e possui a casca um pouco mais dura e o sabor mais pronunciado.

Linhaça no emagrecimento

A linhaça é riquíssima em fibras, mesmo sendo uma semente tão pequena. Uma porção de 10g (uma colher de sopa) contém 13% da quantidade de fibras recomendada a se consumir por dia. Uma alimentação rica em fibras torna a digestão mais fácil e eficiente, facilitando a perda e o controle do peso. Além disso, a linhaça forma um gel que absorve a água, fazendo que o estômago se esvazie mais devagar. Dessa forma, há maior sensação de saciedade e a comida não elevará a quantidade de insulina, que gera o acúmulo de gordura.

Além disso, a linhaça é muito nutritiva e tem baixo índice glicêmico.

Linhaça contra doenças

A linhaça dourada é rica em Ômegas 3, 6 e 9, essenciais na proteção do coração contra doenças, já que ajudam a baixar o colesterol LDL, o mau colesterol que entope as artérias. Além disso, têm propriedades antiinflamatórias, fortalecendo as paredes das artérias e prevenindo o envelhecimento da pele em conjunto com a vitamina E.

Linhaça na saúde da mulher

Por ser rica em lignana, uma substância conhecida como fitoestrogêneo, a linhaça ajuda aliviar os sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia. Além disso, ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir a osteoporose.

Óleo de Linhaça

É uma das substâncias mais ricas em Ômega 3 e 6, e isso faz dele um alimento de caráter preventivo à doenças, sendo antioxidante e renovador celular. Favorece o metabolismo da gordura e promove energia, regula as funções das células e aumenta a cicatrização. Além de muito precioso para a dieta, pode ser usado em pequenas quantidades aplicado à pele acneica, pois age desinflamando a pele, cicatrizando-a e renovando-a.

Farinha de linhaça

É o alimento conhecido com maior quantidade de ômega 3. Pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, e ajuda no emagrecimento e na prevenção de doenças.

Consumo de linhaça

Há várias maneiras de comer essa sementinha. Triturada e misturada aos alimentos, pura misturada à saladas e na forma de cápsulas que ainda são enriquecidas com ômega 3 são as formas mais comuns. A semente moída possui as mesmas propriedades da semente inteira, além de ser mais fácil de ingerir e de se misturar a outros alimentos. Ela pode ser guardada na geladeira, em um vidro fechado por até uma semana, e deve ser consumida uma colher de sopa por dia, a qualquer horário. Se a intenção é o bom funcionamento do intestino, tome com água ou qualquer líquido de sua preferência, em jejum.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment