Azitromicina: Veja o que é, quais as funções e como esse remédio funciona no seu corpo!

Azitromicina: Veja o que é, quais as funções e como esse remédio funciona no seu corpo!

De tempos em tempos, alguns medicamentos ganham fama e passam a ser utilizados e procurados por várias pessoas. Até mesmo médicos começam a indicar e receitar determinados remédios, por conta, inclusive, do lobby de laboratórios que querem fazer a tal substância vingar no mercado. Um desses que vem sendo muito falado atualmente é a azitromicina.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que á azitromicina, para que ela serve, os seus efeitos colaterais, entre outras respostas para as suas perguntas. Confira!

Para que serve a azitromicina?

A azitromicina é um remédio do ramo dos antibióticos e é usado no tratamento de diversas infecções. Ela é muito indicada por médicos atualmente, porque, segundo eles, a eficácia desse medicamento é bem alta.

Ele é usado em infecções de pele, respiratórias, na região do ouvido, em músculos, genitais e até em doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja, a azitromicina é um antibiótico curinga, usado em praticamente todos os tipos de infecção. Por esse motivo, ela pode ser encontrada facilmente em qualquer farmácia e não possui valores exorbitantes, sendo útil e acessível para qualquer pessoa.

Clique aqui e compare os preços da azitromicina na Drogaria Araújo!

Posologia

Por ser um antibiótico, a azitromicina só pode ser tomada com indicação e receita médica. Nenhuma farmácia pode vender esse produto sem a retenção de receita. Logo, quem vai definir a posologia vai ser exatamente o médico.

Ele deve analisar o tipo de infecção, a gravidade, enfim, todos os detalhes para definir a quantidade diária que você deve ingerir do medicamento para um tratamento correto. De acordo com a bula, o paciente deve tomar 1000mg por dia. Pode ser em dose única ou em duas de 500mg.

Porém, a própria bula explica que essa posologia depende da doença, da gravidade e do que o médico indicar. Com isso, não é certeza que essa seja a quantidade certa de azitromicina que o paciente deve tomar. Quem vai decidir isso é o médico especialista.

azitromicina corta o efeito do anticoncepcional

Azitromicina corta o efeito do anticoncepcional?

Existe uma série de remédios que cortam efeitos de anticoncepcionais. São muitos mesmo, incluindo antidepressivos, anti-inflamatórios e também antibióticos.

Porém, a bula a azitromicina e também pesquisadores da área afirmam que esse antibiótico em específico não corta o efeito de nenhum anticoncepcional hormonal, seja ele em pílula, injeção, ou outra forma que tiver.

Mesmo assim, o melhor é não arriscar. Caso esteja tomando esse medicamento, prefira fazer sexo com outro tipo de contraceptivo, como a camisinha que é a única que previne gravidez e doença sexualmente transmissível ao mesmo tempo.

Contraindicações da Azitromicina

Todo medicamento tem contraindicações. No caso do antibiótico, elas são ainda maiores por conta dos fortes efeitos colaterais que esse tipo de remédio pode trazer para o corpo de uma pessoa.

A azitromicina tem contraindicações diversas. Pessoas com alergia à fórmula do remédio não podem tomá-lo de jeito nenhum. Além disso, grávidas também deve ficar longe desse remédio. Lactantes, ou seja, mulheres em fase de amamentação também não podem consumir o fármaco.

No caso de crianças e também de idosos, o médico vai informar se pode ou não tomar o remédio. Na maioria das vezes é liberado o uso da azitromicina, mas em algumas situações é melhor evitar.

Efeitos colaterais

azitromicina

Assim como ocorre com as contraindicações, todo remédio também tem efeitos colaterais. A azitromicina pode causar vômito, diarreia, náusea, dor no estômago, problemas no fígado, icterícia, perda da audição, alteração nos exames de sangue, redução de plaquetas, mudança nos batimentos cardíacos, pressão baixa, tontura, perda de apetite e sonolência.

Deu para perceber que os efeitos podem ser graves e também por isso que os antibióticos em geral só podem ser consumidos por tempo determinado, em dose certa e receitada por médico. Nunca compre um antibiótico sem receita.

Qual o preço da Azitromicina?

Caso você esteja com uma infecção e o seu médico tenha receitado o uso da azitromicina, você encontra o remédio na dose de 500mg por cerca de 30 reais no genérico.

Existe também a versão de 1000mg, mas normalmente os médicos receitam a de 500 mg. Assim, a pessoa toma duas doses do comprimido menor e tem o mesmo efeito.

A azitromicina cura realmente um monte de infecção no corpo de pacientes, porém ela não deve ser usada sem receita médica e além do tempo determinado pelo especialista. O consumo duradouro e inadequado desse medicamento pode causar efeitos colaterais até mais graves do que a própria infecção.

Onde comprar?

Você encontra esse medicamento em qualquer farmácia ou drogaria online. Algumas lojas pela internet têm restrições quanto à prescrição e somente vendem o produto no ambiente físico. Mesmo assim, você pode checar os valores sem sair de casa e sem perder tempo passando de uma farmácia para outra. Veja, por exemplo, os valores para a azitromicina na Drogaria Araújo. Clique abaixo:

 araujo

Como opção de e-commerce, existe também a Drogaria Onofre, que com um método tecnológico mais seguro, permite a compra pela internet normalmente. A etapa a se fazer é simples, você escolhe o seu medicamento e clica em comprar. Logo após, você terá que enviar sua receita médica através do WhatsApp, e-mail ou pelo próprio sistema da página. Assim que confirmada a autenticidade da sua prescrição, seu remédio é liberado. Clique no botão abaixo e confira:

Botão onofre

Se tiver ainda restado alguma dúvida sobre o uso da azitromicina, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment