Auriculoterapia

Auriculoterapia

A auriculoterapia faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa. Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares no mundo. Segundo a Auriculoterapia, a orelha é um microssistema interligado com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular (a parte externa da orelha).

O nome Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), traduz que estamos falando de uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Os materiais mais usados na auriculoterapia são palpadores, agulhas, esferas (de ouro, prata, aço e cristal), sementes e até mesmo lazer.

Auriculoterapia não é acupuntura

Desde a difusão em larga escala do mapeamento auricular na Europa, nos anos 50, quem mais trabalhou na aplicação da técnica foram os profissionais da acupuntura, que já estavam acostumados com as agulhas. Isso contribuiu para que se confundisse as duas técnicas. Mas as diferenças são grandes. Uma das principais é que enquanto para a acupuntura os pontos existem o tempo todo no corpo, para a auriculoterapia eles não existem a princípio, só vindo a surgir em correspondência a um desequilíbrio no corpo, facilitando ao máximo a avaliação e tornando praticamente impossível de se errar.

Emagrecimento

Acredita-se que o tratamento com a auriculoterapia ajude no emagrecimento diminuindo a ansiedade, equilibrando a fisiologia do corpo e diminuindo a compulsão alimentar. A auriculoterapia equilibra os movimentos peristálticos (movimentos involuntários responsáveis pela circulação sanguínea e por empurrar o alimento dos intestinos, eliminando a constipação). A técnica também diminui um pouco o tamanho do estômago, fazendo com que a sensação de saciedade apareça mais rapidamente, além de auxiliar na eliminação de líquidos (para quem tem retenção). Por contribuir para diminuir a ansiedade, a auriculoterapia também diminui o stress e aumenta a qualidade do sono, o que é fundamental para diminuir a obesidade. Na Auriculoterapia a sensação de saciedade permanece por mais tempo, mesmo comendo pouco.

Hormônios

A auriculoterapia também ajuda a equilibrar o sistema endócrino, ajuda no hipotireoidismo, controla o ciclo hormonal, diminuindo a TPM e, consequentemente, os “ataques” ao chocolate. Os efeitos atingem um ápice que dura cerca de 3 dias, depois diminuem chegando a um efeito mínimo após 6 a 7 dias, por isso é importante trocá-los.

Contraindicações

A auriculoterapia é encarada muitas vezes como um tratamento complementar de doenças, ou seja, não se deve abandonar um tratamento de alguma doença grave para utilizar somente a auriculoterapia. Também deve haver cuidados especiais com as mulheres grávidas, principalmente em pontos do trato urogenital e pontos hormonais. A técnica não é indicada para casos que incluem risco de vida ou doenças inflamatórias, para doenças com indicação de cirurgia e inflamações na região da aurícula. Entretanto, a auriculoterapia tem sido utilizada com sucesso como terapia adjuvante no pré e pós-operatório para redução de dor. É preciso ter cuidado com a oxidação de agulhas semipermanentes quando em contato com a água do mar. Em caso de alergia a algum material, encontrar outras formas de estimular os pontos auriculares. Outra contraindicação seria a extrema sensibilidade à dor e, neste caso, estimular os pontos auriculares com materiais não perfurantes.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment