Amoxilina: Para que serve? Qual a bula? [TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS]

Amoxilina: Para que serve? Qual a bula? [TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS]

Provavelmente se você já sofreu com uma infecção na garganta ou no ouvido, o seu médico logo indicou o uso da amoxicilina.  Mas por que será que esse remédio é tão bom para tratar esse tipo de problema?

Nos tópicos a seguir você vai entender tudo a respeito desse poderoso antibiótico. O que é a amoxilina, para que serve, a bula, preço, onde comprar, contraindicações, efeitos e tudo aquilo que você precisa saber sobre esse medicamento. Confira!

Para que serve a amoxicilina?

 A amoxicilina consiste em um antibiótico que serve para eliminar bactérias que causam infecções diversas no corpo humano. Dessa forma, ela pode ser indicada para o tratamento de diversas infecções, mas também, é muito indicado para tratar problemas respiratórias, como na garganta, ouvido e até em pneumonia.

O poder da ação da amoxicilina é muito forte e faz com que as infecções simplesmente desapareçam após alguns dias de uso do remédio. Com isso, é bom lembrar que por ser um antibiótico e também ser forte, a amoxicilina só pode ser vendida com receita médica e deve ser tomada da forma exata como o médico indicou no momento da consulta.

Nada de tomar a mais ou a menos, a dose tem que ser certinha. Só assim você vai ter a cura da doença e sem ter efeitos colaterais muito graves que pode até dar mais resistência à bactéria.

Caixa de amoxilina

Qual o preço?

 Existem diversas marcas de amoxicilina disponíveis no mercado, porém as mais baratas são as genéricas. Assim, você encontra o medicamento genérico pelo preço médio de  30 reais. O efeito de ambos é igual, com isso para o bem do seu bolso, você pode optar pelo genérico.

Onde comprar amoxicilina?

 A amoxicilina é um medicamento antibiótico e venda desse produto só pode ser feita em farmácias e drogarias e apenas com retenção de receita médica. Dessa forma, é expressamente proibido vender amoxicilina sem receita. Contudo, se você deseja realizar a compra no conforto da sua casa, existem algumas drogarias online que fazem esse tipo de procedimento.

Pensando nisso, separamos a Drogaria Onofre, na qual você encontra os melhores produtos, com uma grande variedade de preço. Como dito anteriormente, para que a compra seja realizada, é necessário que você realize o envio da imagem de sua receita médica. Clique no botão abaixo e confira as condições!

Botão onofre

Qual a bula?

 A bula da amoxicilina é enorme, assim como ocorre com outros antibióticos. Esses remédios são muito fortes e podem atacar alguns sistemas e órgãos do corpo humano, como o fígado, por exemplo.

Por conta disso, você só deve tomar a amoxicilina se essa for a indicação do seu médico para a curar a infecção que você tem. Caso ele indique o uso de outro remédio, tome apenas o que o especialista tiver recomendado.

A bula da amoxicilina mostra que ela serve para infecções diversas, como urinária, amigdalite, sinusite, otite, pneumonia, bronquite, dentre outras.

A posologia vai depender do que o médico indicar, mas o mais comum é que o paciente tenha que tomar uma dose de 250 mg a cada 8 horas, ou seja, três vezes por dia. Porém, essa dose pode ser maior ou menor e em crianças, a dose indicada chega a metade da aquela prescrita para adultos e idosos.

Amoxicilina possui efeitos colaterais?

Entre os principais efeitos colaterais que a amoxicilina pode trazer para o organismo, encontra-se:

  • Coceira na pele
  • Manchas vermelhas
  • Urticária
  • Diarreia

E contraindicações?

 São poucas as contraindicações do uso da amoxicilina. Com isso, ela não pode ser tomada por quem tem alergia às substâncias. Assim, grávidas, lactantes e também por pessoas com problemas graves nos rins devem avisar ao médico essas condições antes dele indicar o uso do medicamento.

Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Além disso, as mulheres que usam anticoncepcional devem usar camisinha durante todo o período que estiverem tomando a amoxicilina e até sete dias após o término do tratamento. Devido ao fato de que, o remédio pode  cortar o efeito da pílula anticoncepcional.

Com Clavulanato

 A amoxicilina com clavulanato é usada também como forma de antibiótico para infecções. Contudo, a diferença é que o adicional dessa substância faz com que o remédio também sirva para outros tipos de infecções, como as causadas por mordidas de animais e outras que podem ocorrer na pele.

No mais, a amoxicilina com clavulanato também servem para infecções respiratórias e urinárias, como ocorre também com a amoxicilina isolada em medicamento.

Comprimidos amoxilina

 A Amoxicilina dá sono?

 O sono ou cansaço não está entre os efeitos colaterais da amoxicilina. O que pode acontecer é você ter alergia a algum dos componentes da fórmula e isso causar uma sensação de fraqueza. Caso você tenha essa sensação, o ideal é ir imediatamente ao médico e é imprescindível que você pare de tomar o remédio até que o especialista decida como deve ser o seu tratamento.

Amoxicilina para garganta

 A amoxicilina é um dos antibióticos mais receitas por médicos no caso de infecções na garganta, como é a amigdalite. Normalmente, o paciente deve tomar 250 mg do medicamento três vezes por dia, a cada oito horas.

Assim, em casos mais comuns, em poucos dias, menos de uma semana, a infecção já deve estar curada. Se estiver em uma situação mais grave, a dose pode ser maior ou outro antibiótico mais forte é utilizado.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o uso da amoxicilina, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment