Alimentação saudável: O que as gestantes e idoses devem consumir? E se para emagrecer?

Alimentação saudável: O que as gestantes e idoses devem consumir? E se para emagrecer?

Manter uma alimentação saudável é garantia de prevenir diversas doenças e melhorar a qualidade de vida como um todo. Os alimentos podem, realmente, funcionar como remédio ou veneno no nosso organismo. Mas afinal, o que é uma alimentação saudável?

Nesse guia de alimentação saudável ajudaremos você a entender melhor esse conceito, mostrando os benefícios desse tipo de alimentação e muito mais. Confira!

O que consiste uma alimentação saudável?

A regra é clara e unanime entre os nutricionistas, uma alimentação saudável não deve eliminar nenhum tipo de nutriente da dieta. É preciso manter um cardápio variado, mas que possua proporções mais saudáveis. O que isso significa? Significa que você tem que comer de tudo, contudo, priorizando alimentos crus e de origem vegetal.

Qual é a base dessa alimentação?

Seguindo a pirâmide da nutrição o ideal é que você de preferência a verduras, legumes, grãos e carnes magras. Modere no uso de sal, açúcar, mel, manteigas e alimentos gordurosos e limite pães, doces, queijos amarelos e alimentos industrializados.

alimentos saudáveis

Qual a importância e benefícios de uma alimentação saudável?

Sabe aquele ditado que diz que você é o que você come? Ele está coberto de razão. O nosso organismo reage, a curto ou em longo prazo, a todos os alimentos que ingerimos, afinal, ele absorve além dos nutrientes aquilo que também não é tão saudável como gorduras, açucares e aditivos industriais, por exemplo.

Por isso se alimentar com alimentos que vão realmente nutrir o seu corpo e não somente encher a barriga é essencial para manter diversos aspectos da saúde em dia como fortalecer o sistema imunológico, melhorar as funções intestinais e fortalecer o corpo como um todo.

Portanto dar preferência a alimentos que possuam na sua composição, além de apenas calorias, mas também vitaminas e minerais é tão importante. Confira alguns benefícios comprovados de uma alimentação saudável:

  • Ajuda a controlar o peso e evita o acúmulo de gordura
  • Melhora a disposição para as tarefas diárias
  • Melhora o humor
  • Ajuda a prevenir diversas doenças
  • Ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes
  • Melhora o equilíbrio hormonal
  • Ajuda no aumento da longevidade

O que as gestantes precisam consumir? 

As gestantes precisam, além de nutrir o próprio corpo, consumir alimentos que sejam benéficos também ao bebê, afinal tudo o que a mãe come de certa forma entra também no organismo da criança. Por isso existem alguns alimentos que devem ser priorizados para o feto crescer forte e saudável. Dentre esses alimentos temos:

Laticínios – Os laticínios são muito importantes durante a gestação, pois além fornecer ferro e vitamina B12 também garante a necessidade diária de cálcio e vitamina D.

Cereais – Incluir cereais, principalmente os integrais, ajuda a garantir a energia que a gestante precisará durante o período gestacional.

Alimentos de origem vegetal – É primordial incluir alimentos como verduras, legumes e frutas. São eles que vão garantir as necessidades diárias de vitaminas e minerais.

alimentacao-saudavel comer

Como é uma alimentação saudável  para idosos?

Com o passar dos anos e envelhecimento do corpo o sistema imunológico acaba enfraquecendo e manter uma alimentação saudável nessa faze da vida é essencial para prevenir diversas doenças. Por isso é preciso priorizar alimentos nutritivos e também laticínios que irão garantir o fortalecimento dos ossos por meio do cálcio contido neles.

E para emagrecer?

A regra para perda de peso é simples, você deve ingerir menos calorias do que as que você gasta no período de um dia. Com isso seu corpo irá usar as reservas de gordura para garantir a energia necessária. Por isso em uma dieta de emagrecimento saudável você deve priorizar alimentos pouco calóricos e que deem sensação de saciedade.

Alimentos integrais são ótimos para esse intento, pois eles levam mais tempo para digerir e fazem com que você se sinta saciado por mais tempo. Aqui também as frutas, legumes e verduras exercem um papel fundamental para fornecer nutrientes sem haver o acúmulo de gordura.

Veja dicas de alimentação saudável

Viu quantos benefícios você pode ter mantendo uma alimentação saudável? Portanto sempre tente pensar no alimento que você está ingerindo, considerando se ele é realmente nutritivo ou apenas irá fornecer calorias ao seu organismo. Como principais dicas para uma alimentação saudável temos:

  1. Não consuma líquidos durante as refeições
  2. Dê preferência a alimentos integrais
  3. Consuma alimentos de origem vegetal e crus
  4. Consuma muita água durante o dia
  5. Reduza a ingestão de açucares
  6. Não pule refeições

Se alimente com paciência e prestando atenção no que consome.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment