Acelere seu metabolismo

Acelere seu metabolismo

Se você pretende entrar em uma dieta para perder peso ou quer aumentar sua definição muscular, antes de qualquer coisa você precisa acelerar seu metabolismo. Isso intensificará seu gasto energético e fará com que seu organismo trabalhe mais rápido, te ajudando a conquistar os resultados que deseja em menos tempo. Com algumas dicas, você também poderá fazer seu metabolismo trabalhar a todo vapor.

 Mas afinal, o que é o metabolismo? São chamadas assim todas as reações químicas que envolvem a degradação de nutrientes e mais tarde, sua sintetização. É isso que garante a vivência de todas as células no nosso organismo. O metabolismo anabólico, tão buscado pelos atletas, é o metabolismo que produz matéria orgânica nova. Já no metabolismo catabólico há degradação de matéria orgânica, e quando supera o anabolismo, há perda de massa muscular. Já quando é o contrário, há o ganho de massa – o efeito desejado por todo body builder. Um aumento do metabolismo faz com que o corpo gaste, naturalmente, mais calorias, e isso auxilia no processo de emagrecimento.

Algumas práticas podem acelerar essas reações químicas, como:

  • Tempere sua comida – A canela é uma especiaria utilizada há milhares de anos, e acrescentá-la à comida ajuda seu corpo a acelerar. Também é o caso da pimenta, que contém capsaicina, que tem efeito termogênico e aumenta a temperatura do corpo, aumentando o gasto calórico. O gengibre também pode não ser um tempero, mas é outro alimento que tem propriedades termogênicas.
  • Hora do chá – Uma xícara de café ajuda seu metabolismo dar um salto, já que a cafeína também é termogênica. Entretanto, se você trocar o café por chá verde, os benefícios são ainda maiores. Além de também conter cafeína, o chá verde é rico em antioxidantes, que livram seu corpo de diversas toxinas.
  • Hidratação constante – A água ajuda a manter os mecanismos do corpo bem lubrificados, além de essencial para a sobrevivência humana. A ingestão adequada de água ajuda a livrar o corpo da retenção de líquido e ajuda naturalmente a acelerar as trocas que as células realizam.
  • Ômega 3 – Esse ácido graxo encontrado em peixes como salmão e atum não só acelera o metabolismo mas serve como regulador da glicose no sangue. Algumas nozes também contém esse princípio ativo.
  • Fique longe do jejum – Espera-se que passar longos tempos sem comer aumente o consumo calórico sem sua ingestão, mas isso é um ledo engano. Nosso corpo nessa situações, pensa estar em perigo e trata já de começar a estocar todo tipo de caloria que receber. Prefira comer várias pequenas refeições nutritivas.
  • Mais proteínas – A proteína é mais difícil de digerir, por isso gasta 30% mais energia do organismo para degradá-la. Aumentando o consumo de proteína, você se sente mais saciado por mais tempo e ainda acelera seu metabolismo. Ainda há a alternativa de ingerir proteína na forma de suplementos misturados à sua alimentação.
  • Fique em movimento – Especialmente essencial para quem trabalha sentado, isso ajuda seu corpo a melhorar a circulação do sangue e do sistema linfático, evitando inchaço nas pernas, e não deixa o corpo reduzir o gasto calórico.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment