A Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG)

 

Como o nome já diz, é uma prática que visa tratar problemas posturais de forma específica para cada paciente, mas tratando o corpo dele de forma completa, não se atendo somente ao que incomoda, mas na harmonia do conjunto.

Mundialmente conhecida como RPG, a Reeducação Postural Global é um método terapêutico criado na França e elaborado no Brasil na década de 80. Ele consiste na prevenção e/ou tratamento de dores e alterações posturais abordando o corpo por inteiro, não somente no foco da queixa do paciente. Atua por meio das inter-relações da respiração com os músculos e o esqueleto humano, a RPG harmoniza o corpo de acordo com as necessidades individuais de cada um, já que nosso organismo reage de maneira diferente um dos outros, aos acometimentos sofridos.

Esse método é manual e abarca todas as patologias que demandam fisioterapia:

  • Problemas morfológicos, posturais e traumáticos;
  • Lesões articulares;
  • Patologias reumáticas;
  • Sequelas neurológicas espásticas (Paralisia cerebral);
  • Doenças Respiratórias.

Princípios fundamentais da RPG

A RPG possui três princípios que regem esse método terapêutico, são eles:

1- Individualidade: cada ser humano é único e reage de forma diferente;

2- Causalidade: a real causa do problema pode não se correlacionar com o sintoma. (causa/consequência);

3- Globalidade: O corpo é uma máquina e como tal deve ser tratada como um todo.

Um dos diferenciais da RPG é sua atuação na função estática dos músculos, uma vez que estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, esse método os identifica e alonga corrigindo a postura.

O que a RPG trata?

A RPG trata vários tipos de doenças, como:

  • Ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos valgos (em x) ou joelhos varos (do cowboy), joanetes, escoliose (desvio da coluna vertebral), dores cervical, entre outros.
  • Neurológicas: hérnia de disco e labirintite;
  • Reumatológicas: artrites, artrose, bursite e tendinite;
  • Respiratórias: asma e bronquite;
  • Somáticas: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos;
  • Ocular: estrabismo.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é individual, com consultas de 1 hora, geralmente, uma vez na semana. Isso vai depender do problema, casos graves de escolioses, dores agudas, o processo é acelerado. A duração do tratamento também varia muito, pois depende do que há a corrigir, no entanto, na primeira sessão, já se define uma previsão do tempo necessário para solucionar o problema.

Quem começa a se tratar por RPG ou foi indicado por alguém  que já faz ou por que já tentou de um tudo e não encontrou outra solução, acaba sendo a última opção mais viável.

Quem é o profissional da Reeducação Postural Global?

Para se especializar em RPG, o profissional deve ser fisioterapeuta graduado. O curso básico de RPG dura cinco semanas, com 300 horas aula. Depois disso, o profissional da área continua sua formação seguindo a evolução do método por meio de reciclagens gratuitas e fazendo os cursos avançados. Cada doença necessita de um entendimento à parte, por isso a especialização ao longo da carreira é de suma importância para um bom resultado entre médico e paciente.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment