Treino funcional: descubra como emagrecer e fortalecer seus músculos sem sair de casa!

Treino funcional: descubra como emagrecer e fortalecer seus músculos sem sair de casa!

Cuidar do corpo é fundamental para termos uma boa saúde, e é por isso que realizar exercícios físicos é tão importante, mas como nem sempre temos tempo de sair  de casa para realiza-los, fazer um treino funcional pode ser uma ótima opção.

Você sabe o que é e quais os benefícios que o treino funcional pode te trazer? Continue conosco e confira tudo sobre ele a seguir!

O que é?

O treino funcional se baseia normalmente em movimentos simples que podem ser executados por qualquer pessoa, como exemplo citamos os movimentos naturais de pular, correr, agachar, empurrar, girar e etc.

Ainda que se trate de movimentos simples, quando eles são executados de maneira correta, como é feito no treino funcional, poderá trazer benefícios ao praticante como o ganho de força, flexibilidade, condicionamento físico, equilíbrio, resistência e até mesmo agilidade.

Portanto o treino funcional é ideal para qualquer pessoa, principalmente para aquelas que não gostam do clima da academia, já que ele poderá ser praticado em vários locais, inclusive em casa ou ao ar livre, para que você tenha mais prazer na hora de praticá-los.

Benefícios do treino funcional

Os benefícios que o treino funcional proporciona são diversos e não importa se você não está adaptado ao exercício físico, ou se você já é amante das atividades físicas. Independentemente, a prática do treino funcional trará vantagens essenciais à saúde e qualidade de vida do praticante. Veja abaixo alguns dos principais benefícios do treino funcional:

  • Trabalha o corpo todo de uma vez: trabalhe vários músculos de uma só vez… Braços, pernas e abdômen
  • Melhora a flexibilidade: alonga os músculos e foca na amplitude corporal, reduzindo desconfortos diários
  • Treinamento dinâmico: você não fica preso à rotina das fichas de musculação, todo dia é algo diferente

Treino funcional na academia

Quando falamos em academia pensamos somente em um ambiente de musculação, mas a academia também poderá servir para a prática do treino funcional, que tem como diferencial o acompanhamento de um profissional de educação física que é quem irá orientar melhor cada um de seus movimentos para que você possa ter resultados ainda mais satisfatórios.

Além disso, não podemos deixar de mencionar que na academia você encontrará também excelentes equipamentos para a prática do treino funcional, e por isso poderá ser uma boa opção.

Treino funcional caseiro

Por se tratar de um treinamento funcional, que se baseia em exercícios físicos simples, ele também poderá ser feito em casa, utilizando apenas equipamentos que podem ser facilmente encontrados, como mesas, bolas, baldes, bambolês, e cordas.

Grande parte dos exercícios feitos nesse tipo de treino utiliza somente a sua força corporal ou alguns objetos simples, e por isso pode ser facilmente executado em casa, sem a necessidade de um equipamento especifico para a realização, por isso a seguir, separamos 4 exercícios de treino funcional muito simples para ser executado por qualquer pessoa. Confira!

Flexão com seis apoios

flexao com seis apoios treino funcional

A flexão com seis apoios é um exercício físico que trabalha o peitoral e também o tríceps. Ela consiste em contrair o abdômen, posicionar o joelho no chão e fazer o movimento de flexão normal dos braços. Ainda que este exercício pareça difícil, simplesmente pelo fato do joelho estar apoiado no chão e não as pernas como é feito em uma flexão normal, a atividade se torna muito mais fácil podendo ser executada por qualquer pessoa.

Exercício com corda elástica

Para realizar esse exercício você deverá colocar a faixa elástica na altura do tronco na parte de traz do corpo. Em seguida você deverá deitar no chão de barriga para cima e pegar as extremidades do elástico com as mãos. Abduza os ombros 90 graus flexionando os cotovelos. Depois estenda os cotovelos fazendo uma flexão horizontal dos ombros para que as duas extremidades do elástico se unam.

Avanço com ataque

Esse é muito realizado para tornear o abdômen e as pernas. Nele você fica em pé e mantém suas pernas afastadas de acordo com a largura do seu quadril. Então com a perna direita você dá um passo a frente e abaixa para que seu joelho faça um ângulo de 90 graus. O ideal é repetir o exercício em ciclos de 16 vezes para cada perna, mas você pode reduzir um pouco se não estiver ainda habituado a tanto esforço.

Treino funcional com agachamento

agachamento treino funcional

O nome já é bem conhecido e o exercício também. Muito fácil de fazer, o agachamento também é praticado nas academias e é uma excelente aposta para fortalecer de forma rápida com os músculos dos glúteos e as coxas. Para fazê-lo, primeiramente fique de pé e com as pernas alinhadas na largura do seu quadril, como no avanço. Depois, flexione seus dois joelhos em um ângulo de 90 graus e estenda seus braços para frente. Garanta que seu bumbum fique empinado para trás, só assim o movimento sairá correto. Repita o exercício 15 vezes e aumente quando começar a ganhar mais resistência.

Treino funcional com escadaria

Para quem tem escadas em casa, pode apostar no exercício adiante. Ele deve ser feito subindo a escada de dois em dois degraus até o fim dela. Porém, quando descer, faça o movimento devagar e com um degrau de cada vez. Repita o movimento três vezes. Aqui foi considerado uma escada de 26 degraus.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment