Musculação: Descubra todos os benefícios de fazer essa modalidade e mudar as práticas da sua vida

Musculação: Descubra todos os benefícios de fazer essa modalidade e mudar as práticas da sua vida

O número de pessoas que fazem musculação atualmente é alto, sendo que através dela é possível conseguir uma definição muscular e o tão sonhado corpo sarado. Contudo, não são todas as pessoas que desejam praticar musculação que a conhecem a fundo, sendo que na maioria das vezes não sabem o que é e nem como ela funciona.

Por isso, se você deseja saber um pouco mais sobre a musculação, esse artigo é para você, continue conosco e confira a seguir tudo o que você precisa saber antes de começar a praticar.

O que é a musculação?

A musculação é a atividade que força os músculos corporais envolvidos na atividade a se desenvolverem, buscando o ganho de força e/ou aumento do volume deles.

A musculação poderá ser feita por três motivos básicos.

Para fins atléticos, ou seja, com a finalidade de melhor condicionamento físico para a prática de alguma modalidade esportiva. Isso é muito visto em clubes de futebol profissional, já que o condicionamento físico dos membros inferiores é fundamental para o esporte.

Para fins estéticos, assim visando o aumento de volume dos grupos musculares trabalhados… Aumento do bíceps, tríceps, abdômen, peitoral, perna. Assim, você elimina gordura e torna o corpo mais bonito e saudável.

Ou ainda somente por questão de saúde e qualidade de vida, já que os benefícios que a musculação traz ultrapassam a estética. Essa modalidade auxilia no combate de doenças musculares, metabólicas e até ósseas. Melhora até na mobilidade e na postura corporal, veja os benefícios:

Benefícios

Cada vez mais observamos pessoas com vestimentas próprias para a prática de atividades físicas nas ruas durante o dia a dia, e claro não é atoa! A prática de atividades físicas como a musculação, por exemplo, poderá trazer benefícios excepcionais a saúde e também a estética dos seus praticantes, veja a seguir alguns dos principais benefícios que a musculação oferece:

  • Menor probabilidade de ficar doente:

Fazer atividades físicas como acontece na musculação, reduz significativamente a probabilidade de você desenvolver doenças como obesidade, diabetes, hipertensão ou mesmo doenças ligadas a infecções e ao psicológico. Isso porque a prática da musculação poderá influenciar não somente no corpo do praticante, mas também no seu cérebro, melhorando a sua autoestima e assim diminuindo os riscos de depressão.

  • Tonificação muscular: A prática da musculação traz a tonificação muscular, ou seja, o ganho de músculos mais firmes, volumosos e definidos.
  • Aumento de força
  • Corrige a postura
  • Mais disposição para exercícios
  • Maior facilidade para emagrecer e definir a silhueta
  • Regula o intestino
  • Aumenta a flexibilidade
  • Protege os ossos
  • Fortalece o coração e diminui as chances de uma parada cardíaca
  • Acelera o metabolismo
  • Reduz as dores no corpo
  • Deixa o corpo mais jovem, previne o envelhecimento precoce
  • É antidepressivo: melhora seu humor
  • Aumenta seu desempenho sexual
  • Melhora a qualidade do sono

Além da sonhada tonificação muscular, o praticante da musculação se beneficiará também com o aumento da força que seus músculos terão. Cada vez mais os músculos receberão carga de peso sobre eles, o que irá fazer com que eles fiquem mais definidos.

Mas basicamente, nosso corpo é uma máquina e deve ser usada com exercícios. Com a prática da musculação, todo o seu organismo funciona melhor e você perceberá como pequenas atividades diárias se tornarão mais fáceis e prazerosas.

musculacao emagrece

Musculação emagrece

Outro ponto excepcional que não poderíamos deixar de mencionar é o fato de a musculação promover o emagrecimento. Isso acontece porque além de atividades para a hipertrofia muscular, a musculação proporciona atividades aeróbicas fundamentais para pessoas que buscam a perda de gordura localizada. Se tornando assim uma excelente aliada para quem busca, além de melhorias na saúde, também um corpo perfeito.

Musculação aumenta o peso?

Sim, mas depende do seu objetivo. Na hora de criar sua ficha funcional, você pode escolher o objetivo de emagrecer, tonificar músculos, corrigir postura ou até mesmo engordar.

A musculação é recomendada para pessoas que buscam o ganho de peso. Através de uma dieta específica e da realização de exercícios próprios para o ganho de massa muscular, o praticante se beneficiará com o ganho de peso. Mas essa massa acumulada não é gordura, é massa muscular. Isto é, você aumentará o peso com músculos e não gordura excessiva.

Se você deseja um aumento de peso significativo com a musculação, uma boa opção é fazer uso de um bom suplemento alimentar para te ajudar nesses resultados. Consulte um profissional da saúde para que ele possa dizer qual é o melhor para você.

musculação adolescentes

Na adolescência

A musculação é muito procurada principalmente na adolescência. Nessa fase da vida é comum que os jovens queiram ter músculos grandes e definidos. Quando se começa a praticar a musculação ainda na adolescência o corpo irá acostumar com o treino e será mais fácil conseguir o crescimento muscular quando adulto. Por isso, se você é jovem e está buscando fazer academia, decidiu na hora certa.

Por ter um corpo mais disposto, os jovens terão mais capacidade energética e conseguirão realizar os exercícios com mais facilidade. Imediatamente e futuramente, os resultados serão excelentes. O principal benefício para adolescentes é a maior disposição (afinal, nessa idade quem não gosta de dançar a noite inteira?)… Uma outra vantagem é que seu corpo se mantem jovem por muito mais tempo. A pele mais bonita, músculos e silhueta definidos… A musculação na adolescência melhora a sociabilidade, o humor e a autoestima do praticante.

Até para os estudos é bom, pois você terá mais foco e concentração com o tempo de prática. Mas atenção, existem alguns riscos para a prática inadequada desses exercícios, por isso fique atento quanto a:

  • Mau crescimento ósseo: exercícios mal executados podem causar uma inibição do crescimento. Cria-se o famoso efeito em que a pessoa fica pequena e musculosa. Por isso, sempre faça o treino com acompanhamento profissional;
  • Obsessão: um perigo é que muitos jovens iniciam o treino para atingir um corpo perfeito. Com isso, ocorre uma obsessão e o adolescente pode ficar neurótico passando o dia todo na academia;
  • Uso de substâncias ilegais: se você quer auxiliar seu filho adolescente para ir à academia, mantenha a ele e a si mesmo informados para que ele não faça uso de anabolizantes ou tóxicos similares;
  • Lesões: muitos jovens têm o corpo fraco ainda para a realização de exercícios, por isso garanta que seu filho esteja acompanhado de um profissional. Assim, ele não fará movimentos incorretos e evitará a ocorrência de lesões.

Musculação para iniciantes

Quem está iniciando na musculação deverá tomar cuidado, pois é preciso começar devagar até que o seu corpo se acostume. Nesses casos é recomendável praticar a musculação com o auxilio de um profissional da saúde. Ter foco e persistência também é fundamental para ter bons resultados.

Nas primeiras duas semanas o iniciante sofrerá de fortes dores nas áreas esforçadas. Sensação de queimação nas panturrilhas ou dores nas coxas, dificuldade para carregar objetos… Tudo isso é uma dor necessária. Você força seu corpo a sair do estado vegetativo para fazer um esforço que ele não estava acostumado.

Por isso, as dores são normais no começo e assim que você pegar o ritmo elas irão sumir. Mas elas somente desaparecerão se você manter uma rotina e não quebrar o ciclo, pois ir 2 dias na academia e parar 5 não fazem diferença alguma para o seu corpo.

Algumas dicas para iniciantes são:

  • Comece com os aparelhos. Pessoas sem prática na academia têm mais dificuldade de manusear pesos livres, portanto, se você é iniciante, faça mais exercícios nos equipamentos do que com pesos soltos.
  • Treine primeiramente os músculos principais: inferiores, superiores e core (que é a musculatura inferior das costas)
  • Faça os movimentos perfeitamente. Não adianta você querer imitar um marombeiro do seu lado pois muitas pessoas com o passar do tempo na academia começam a fazer os exercícios errados. Ou até mesmo fazem de uma maneira correta mas que se encaixa no objetivo deles. Entenda que cada um tem um objetivo. Por isso, não imite o movimento de outras pessoas e faça conforme seu treinador te ensinou.
  • Durma e se alimente bem: seu corpo ficará mais preparado para os exercícios se estiver descansado e principalmente se tiver os nutrientes necessários para realizar o gasto energético.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment