Levantamento Terra

Levantamento Terra

Também conhecido como peso morto, o levantamento terra é um dos exercícios mais completos, já que trabalha vários grupos de músculos do corpo, principalmente costas, pernas e abdome.

Além disso, o levantamento terra é o símbolo do levantamento de peso, e torna-se um desafio conseguir superar a quantidade de carga levantada. Um exemplo disso é que esse exercício é um dos mais competitivos nos campeonatos de força.

Quais os benefícios de praticar o levantamento terra?

O treino constante e disciplinado do levantamento terra pode trazes ganhos musculares com muita rapidez, sendo assim, os resultados são observados relativamente rápido. Além disso, o exercício também auxilia a adquirir força na pegada, o que pode favorecer na execução de outras atividades.

O levantamento terra é um exercício muito simples de aprender, e em pouco tempo é possível perceber uma grande evolução.

Apesar de certa facilidade, é preciso ter cautela na prática do exercício, já que, por tratar-se do levantamento de grande quantidade de peso, a prática indiscriminada pode acarretar problemas na coluna. Por isso, recomendamos que toda prática de exercício de força seja acompanhada por preparador físico.

Levantamento terra ou stiff?

O stiff é uma variação do levantamento terra, e muitas vezes os exercícios são confundidos por serem muito parecidos, já ambos são levantamentos. Vamos esclarecer as diferenças:

Levantamento terra – Posicionado de frente para a barra, e com os pés alinhados, a execução correta do levantamento terra se dá com os joelhos flexionados e mãos um pouco mais afastadas que os ombros. No caso do levantamento terra, a pega correta é a pegada mista, que evita a rolagem da barra e diminui a tensão nos pulsos. Após tirar a barra do solo e apenas quando você estiver com a coluna completamente ereta, você deve levantar a barra, sempre com os braços firmes, até a altura dos ombros.

No levantamento terra, os músculos mais trabalhados são os dorsais.

Stiff – A grande diferença entre os dois exercícios está no posicionamento dos joelhos, membro que garante a estabilidade na realização da atividade. Para a execução correta do stiff você deve afastar os pés levemente e manter os joelhos estendidos, e com as mãos afastadas na largura dos ombos, você deve inclinar a coluna para a frente. A pegada pode ser feita de duas maneiras: pegada mista (um dos braço em pronação e o outro em supinação) ou clássica (ambos em pronação). O movimento é feito com o troco, já que você passa da posição de coluna inclinada para coluna ereta, ou seja, na vertical. Atenção! A sequência deve ser feita sem repousar a barra no chão.

Já no stiff, os músculos que entram em ação são os glúteos e bíceps femoral.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment