Dextrose

Dextrose

Quem disse que carboidrato não ajuda a perder gordura e melhorar a rotina de treinos? No caso de carboidrato simples, como a dextrose, isso não apenas é possível como, também, é recomendado. A dextrose é uma glicose derivada da conversão enzimática do amido de milho que auxilia o organismo na digestão e rápida absorção de nutrientes – o que a faz ser uma das principais fontes de energia para o corpo.

Para quem está acostumado a malhar, a dextrose é uma aliada por conseguir fontes imediatas de energia, e não a longo prazo, fazendo com que a alimentação pós-treino seja mais eficiente para os resultados esperados. Aliás, anote aí: os dois melhores momentos do dia para consumir um suplemento com dextrose são a hora de acordar e no pós-treino, já que, em ambos os momentos, o metabolismo está a mil, e a fibra muscular começa a se degradar. Já ouviu falar que o corpo usa proteína para transformar em energia e a primeira coisa que se queima é massa magra, e não gordura, nesse processo? Então. É aí que a dextrose ajuda o organismo a deixar quietas suas “reservas musculares”.

Com a dextrose, o corpo fica com mais energia – e se há energia disponível, não há porque “sacrificar” as fibras musculares no processo de busca por elas. Os carboidratos simples são a melhor forma de fazer com que o organismo não utilize proteína para geração de energia, pois são mais fáceis de serem quebrados e metabolizados. Mas atenção: estamos falando de carboidratos simples, como dextrose, e não de carboidratos complexos, aqueles presentes em todas as coisas gostosas da vida (e que provavelmente você não deveria estar comendo em excesso se busca um corpo mais saudável).

Além de “salvar” a massa magra muscular de uma série de sacrifícios pela energia do corpo, a dextrose também ajuda a formar o glicogênio, uma reserva que o fígado produz quando o organismo sente que consumiu toda a quantidade de glicose necessária para criar energia. O glicogênio é o melhor amigo de quem malha muito, pois pode representar mais da metade de energia consumida durante os treinos.

Carboidrato Simples

Por ter como sobrenome a palavra “carboidrato” a dextrose confunde muita gente no quesito “engorda ou não engorda”.

Por mais que seja benéfico, qualquer carboidrato consumido em excesso vai criar aquela reserva de gordurinhas indesejadas com as quais a gente tem que lidar no dia a dia. Isso significa que não adianta só comprar suplementos de dextrose e ir consumindo como se não houvesse amanhã, principalmente porque o resultado, nesse caso, pode ser o completo inverso do esperado. O significado do alerta vermelho é, justamente, procurar um nutricionista ou nutrólogo, de preferência especializado em treinamentos de alto impacto, para mostrar qual é a dosagem diária ideal para que a dextrose não passe de aliada a inimiga.

A média comum para um adulto é de 30 gramas por dia, mais ou menos 120 calorias na dieta diária de referência. Não se esqueça de colocar a dextrose na parte dos 60% de carboidratos que você deve ingerir diariamente, senão o “extra” pode custar caro na balança.

Se você pratica atividade física regularmente, deixe que seu nutricionista ou treinador faça as contas da quantidade de dextrose necessária. Se você já estiver consumindo corretamente, capriche nos exercícios. Caso precise de doses mais concentradas, procure por uma boa loja de suplementos proteicos e garanta sua reserva boa de energia pelos próximos meses de treino.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment