Treino HIIT: Saiba o que é, como ele funciona e se ele realmente emagrece!

Treino HIIT: Saiba o que é, como ele funciona e se ele realmente emagrece!

Se você é dessas pessoas que sempre busca novas formas de se exercitar, provavelmente já ouviu falar do treino HIIT. Caso você não seja essa pessoa e nunca tenha sequer escutado algo sobre esse tipo de treino, não tem problema, este texto vai te explicar tudo.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer os principais tipos de exercícios que são feitos em um treino HIIT. Confira!

O que é o treino HIIT?

O treino HIIT é também conhecido como treino cardio. É um tipo de série de exercícios de alta intensidade, ou seja, muitos exercícios, muitas repetições, baixo período de tempo. Essa mistura de pouco tempo com muito exercício é que faz você emagrecer mais rápido, atingir a hipertrofia e a resistência muscular.

Esse tipo de treino ficou muito famoso no Brasil e em outras partes do planeta. O mais famoso treino HIIT que existe é o Crossfit que é um conjunto de exercícios já pré-definido que é feito em um determinado período de tempo bem curto, em altíssima intensidade.

Os chamados treinos funcionais também têm como base o treino HIIT, apesar de serem um pouco mais leves do que o Crossfit e outros tipos de treino HIIT.

A corrida está inserida?

Claro que a corrida não poderia estar de fora desse tipo de treino altamente aeróbico e com objetivo evidente de emagrecimento. A corrida é o melhor aeróbico que existe, ou seja, nenhuma outra atividade física emagrece mais do que correr.

Com isso, no treino HIIT a corrida sempre faz parte. Normalmente, os treinos são corridas de curta duração e com muita intensidade. Normalmente o atleta corre por um minuto, o máximo que consegue e descansa por dois minutos. Repete isso por algumas vezes até ir para o outro exercício.

flexão hiit

Como fazer treino HIIT na academia?

Além da corrida, alguns exercícios de puxar peso, carregar caixas, pular, fazer agachamentos, flexões, barra, enfim, existem diversas atividades de resistência muscular no treino HIIT.

Essas atividades são feitas da mesma forma que a corrida. A pessoa faz várias repetições do mesmo exercício em 30 ou 60 segundos. Depois ela passa para outro exercício e faz a mesma coisa. Esse circuito dura uns 10 minutos, a pessoa descansa por um ou dois minutos e faz outro circuito ou volta para o anterior para melhorar a quantidade de repetições que faz em determinado tempo.

Existe também outra forma de calcular o treino HIIT. No lugar de determinar um tempo, é definido a quantidade de repetições em cada exercício. O desafio é que a cada tentativa, a pessoa diminua o tempo em que faz todo o circuito de atividade física.

Realmente emagrece?

O treino HIIT é, com certeza, a forma mais rápida de se emagrecer com exercício físico. Toda essa intensidade faz o corpo gastar muitas calorias e, consequentemente, queimar gordura e fazer você perder peso.

Exercício com corda no treino HIIT

Outro tipo de exercício muito tradicional nesse tipo de treino é o de pular corda. Essa atividade é muito boa como forma aeróbica de queimar caloria. Pular corda é muito difícil, por mais que você ache que não e o seu corpo cansa em poucas puladas.

Quanto melhor você fica em pular corda, melhor também é o seu condicionamento físico, a sua resistência muscular, a eliminação de gordura e a sua coordenação motora.

Usa bike?

Algumas academias especializadas em treino HIIT também utilizando a bicicleta ergométrica no treinamento. O funcionamento é o mesmo dos outros exercícios. A pessoa vai ter que pedalar com a maior intensidade possível por um período bem curto de tempo, 30 ou 60 segundos. Descansa por um ou dois minutos e volta para a atividade.

Treino hiit

No treino HIIT faz muito abdominal?

Se fosse necessário dividir quais tipos de exercícios são mais realizados no treino cardio, com certeza, os de abdominal venceriam essa disputa. Se o objetivo de quem faz esse tipo de exercício é emagrecer, ele precisa fazer muito abdominal.

O corpo humano é muito previsível. Então, para você perder barriga, você tem que malhar a barriga. Por isso, os exercícios de abdominal são campeões nesse tipo de treinamento, correspondem quase a totalidade do treino.

Treino avançado

Quanto mais você avança no treino HIIT, maiores são as suas responsabilidades. Além de aumentar peso dos aparelhos, velocidade das corridas, intensidade dos treinamentos, também há diminuição do tempo para isso tudo.

Tem atletas que chegam ao ponto de se profissionalizar e participar de competições de Crossfit e de outros tipos de treino cardio.

O treino HIIT é aeróbico?

O treino HIIT é completamente aeróbico. Você até puxa peso, faz algo de musculação, mas praticamente todo o treino é de resistência, de queimar gordura.

Quais são os benefícios?

O principal benefício desse tipo de treino é o emagrecimento rápido. Além disso, você vai ter uma resistência muscular bem maior, hipertrofia, massa magra, enfim, o corpo que todos sonham em ter.

Se tiver gostado deste texto sobre o treino HIIT, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment