Treinamento funcional: O que é? Ajuda emagrecer? Quais os benefícios?

Treinamento funcional: O que é? Ajuda emagrecer? Quais os benefícios?

Os exercícios da academia têm te desmotivado? Pois a mesma atividade diária em equipamentos faz com que muitas pessoas percam a vontade de malhar. Não só pela mesmice, mas tem gente que prefere e se dá melhor praticando atividades de um modo mais livre. Para te tirar do ambiente de academia e ainda oferecer resultados satisfatórios contra as gordurinhas, surgiu o treinamento funcional. Não sabe o que é? Calma que vamos te contar tudo!

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é focado em exercícios que imitam movimentos naturais das pessoas, como: pular, agachar, correr, puxar, etc. Desta forma, melhora a habilidade de fazer atividades normais do dia a dia de uma maneira bem melhor e eficiente. Para sair da monotonia, existem diversos tipos de exercícios do treinamento funcional que trabalham questões como a coordenação motora, fortalecimento muscular, flexibilidade, equilíbrio, entre outros.

O melhor é que você pode praticar em casa, na praia, em praças, parques, resumindo, em qualquer lugar que você quiser! Fazendo com que a atividade física seja menos robótica e mais aproveitada com liberdade.

Ajuda a emagrecer?

Como qualquer prática associada a se movimentar por um tempo, o treinamento funcional emagrece sim. A diferença é que ele se torna um exercício mais livre e que irá também refletir no seu dia a dia. Ao exercitar todo o corpo com atividades que trabalham todos os movimentos, você ficará mais ativo para realizar tarefas diárias e de forma bem mais tranquila. Isso também pode refletir em troca de práticas rotineiras, como ao invés de pegar um elevador começar a subir as escadas. Tudo isso reflete em perdas de calorias e como resultado o emagrecimento.

Treinamento funcional

Quais os benefícios deste exercício?

Os benefícios do treinamento funcional são bem amplos e mais do que emagrecer, refletem em um bem estar e mais facilidade em realizar práticas diárias. Dentre eles, são:

  • O programa de treinamento se adapta ao que você precisa, é possível fazer um programa específico para o seu foco;
  • Não fica na mesmice, por possuir um número grande de exercícios;
  • Você irá treinar várias habilidades motoras;
  • Maior percepção dos seus movimentos;
  • Melhora na postura;
  • Melhora do equilíbrio e força muscular;
  • Melhora na flexibilidade;
  • Emagrecimento e definição do corpo.

Exercícios

O treinamento funcional oferece um gama de tipos de exercícios diferentes. Você deverá escolher o qual melhor se encaixar no foco do seu treinamento. É possível escolher diferentes sequências em cima de bases como: bolas, elásticos, cordas, cones, barras, steps, bastões, etc. Mas também é possível fazer exercícios que usam o próprio peso do corpo como instrumento. Desta forma é possível desenvolver melhor a coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória. Dentre os exercícios que podem ser feito circuitos ou séries, alternando com saltos, giros, pilates, agachamentos, etc.

Treinamento funcional

Treinamento funcional para idosos

Se o treinamento funcional pode ajudar pessoas em idades mais jovens a realizar tarefas do dia a dia mais facilmente, imagina para os idosos? É fato que pessoas mais velhas possuem mais dificuldades em fazer coisas básicas diárias, como: subir escadas, pegar objetos, carregar peso, amarrar o tênis, caminhar em equilíbrio, etc. E é nisto que o treinamento funcional se torna muito útil para quem está envelhecendo e sentindo dificuldade nesses aspectos.

Obviamente os exercícios são diferentes e mais leves, e é importante destacar que para o idoso começar o treinamento funcional é necessário a liberação do médico. As atividades podem ser feitas visando:

  • Treinamento de força: que visa a melhora na força para levantar pesos, carregar sacolas, etc.
  • Treinamento de equilíbrio: que visa evitar quedas, melhorar a postura, caminhar melhor, etc.
  • Treinamento de flexibilidade: que visa a melhora para pegar coisas em armários, se movimentar melhor, esticar o corpo, amarrar sapatos, etc.
  • Treinamento de resistência: que visa a melhora para subir escadas, andar por mais tempo, correr, etc.

Treinamento funcional infantil

O treinamento funcional para crianças também é uma ótima opção, longe de focar no emagrecimento e estética, os exercícios ajudam a desenvolver melhor todas as práticas do corpo, resultando posteriormente em um adulto mais saudável e flexível. Dentre os benefícios do treinamento funcional infantil, estão:

  • Desenvolvimento motor e cognitivo;
  • Mais flexibilidade, equilíbrio e força;
  • Gasto de energia;
  • Consciência corporal e controle mental;
  • Sono e o apetite regulados;
  • Ampliação da percepção coletiva.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment