Pilates

Pilates

 

Foi criado pelo alemão Joseph Pilates, e consiste num método de condicionamento físico e mental, através de exercícios suaves, mas que proporcionam o alongamento e fortificam o corpo integralmente. Melhora a respiração, diminui o stress, fortalece os músculos fracos e alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. É de suma importância manter a postura em cada exercício.

Os exercícios feitos no Pilates são de baixo impacto e pouca repetição, assim, o corpo sofre menos desgaste e os resultados são bastante satisfatórios. É uma atividade física que pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade, principalmente as que possuem problemas ósseos, musculares, como dores nas costas, entre outros. O importante é sempre estar acompanhado de um profissional, pois mesmo sendo bem tranquilos, esses exercícios mexem com a estrutura do corpo.

Diferentemente da musculação, natação, e atividades com exercícios repetitivos, o Pilates está sempre inovando e cada aula é um movimento diferente que trabalha uma parte especifica do corpo. Dessa maneira, o aluno fica mais livre para se entregar aos movimentos, e num curto período, já se sente melhor, com a autoestima elevada e com um domínio maior do seu corpo e mente.

O que esperar das aulas de Pilates?

– Exercícios suaves e eficazes;

– Poucas repetições de movimento;

– Variedade de exercícios;

– Aulas únicas, evitando monotonia;

– Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;

– Resultados rápidos e duradouros;

– Construção de uma postura correta e natural;

– Não há desgaste físico.

O Pilates emagrece?

Como o Pilates deixa o corpo mais flexível, forte, tonifica os músculos, além de melhorar a postura, esse método ajuda sim a emagrecer. Mas é claro que não somente ele, por isso, os exercícios devem ser associados a uma alimentação saudável, então, a pessoa terá um resultado satisfatório.

Não há uma quantidade de aulas ou um tempo determinado para que o Pilates ajude no emagrecimento, mas é certo que quanto mais exercícios físicos e alimentos saudáveis a pessoa tiver, mais rápido será esse processo. Essa prática, tem mais um benefício que auxilia a perder peso, ela acelera o metabolismo do indivíduo, o que faz com que a queima de gorduras comece a ser priorizada pelo próprio organismo.

Benefícios do Pilates

– Para o abdômen

O Pilates fortalece o abdômen e o define. Uma hora de exercícios pode queimar de 200 a até 400 calorias – depende da pessoa, do tipo de aula e dos exercícios realizados – lembrando que eles são feitos tanto no chão, com o colchonete, como também com bolas e argolas.

– Combate o estresse

Como o Pilates ajuda na respiração e na ansiedade, ao longo das aulas, os alunos conseguem controlar melhor seu corpo, o que auxilia no combate ao estresse.

– Ameniza dores

É sabido que manter o corpo ativo ajuda a eliminar as dores musculares e o Pilates, ao trabalhar com exercícios suaves, mas eficazes, é a prática ideal para sanar dores corporais.

– Melhora a respiração

Ao trabalhar com bolas, argolas, ou mesmo exercícios no chão, o praticante do Pilates deve saber controlar sua respiração. Uma das vantagens do método, melhora a respiração.

– Corrige a postura

Como corretor postural, o Pilates ganha fácil de qualquer atividade física que conhecemos, pois a suavidade e precisão dos exercícios, elimina dores nas costas e corrige a postura.

– Trabalha os músculos

Pilates tonifica e enrijece os músculos, tornando-os mais saudáveis, bonitos e fortes, mas de maneira leve, sem forçar muito a musculatura, sem causar desgastes ao corpo.

– Melhora a flexibilidade

Ao alongar a musculatura, o Pilates melhora a flexibilidade do corpo, trabalhando na extensão de músculos e articulações.

– Estimula a coordenação motora

Como estimula a consciência do individuo com seu corpo, o Pilates proporciona maior equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo, fomentando a coordenação motora.

– Previne fraturas osteoporóticas

Por aumentar a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea e auxiliar na coordenação motora, o Pilates é um forte aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela osteoporose.

Além desses, o Pilates ainda estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue, facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas. Fortalece os órgãos internos, aumenta a concentração, relaxa e isso tudo aliado à uma prática prazerosa com resultados rápidos e eficazes.

Independente da idade ou da situação em que você esteja: mexa-se. Mantenha seu corpo em movimento e sua mente ativa. A prática correta de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável é a fórmula exata para uma vida longe e com bastante saúde!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment