Verão: Dicas de atividades físicas

Verão: Dicas de atividades físicas

Fazer atividade física é muito saudável e traz diversos benefícios para a saúde. Porém, durante os períodos de maior calor no ano, é importante saber o que realmente fazer durante a prática de exercícios e quais os cuidados que devem ser tomados.

Neste artigo, vamos lhe mostrar quais as melhores dicas de atividades físicas para o verão e que cuidados devem ser tomados durante esta época do ano.

Quais exercícios posso fazer durante o verão?

Quando a prática de atividades físicas é feita em dias mais quentes, a transpiração do mesmo irá aumentar, haverá uma taxa de desidratação maior e isto pode acarretar em diversos problemas, causando sintomas como náuseas, tonturas, vertigens, baixando a pressão arterial e até mesmo provocando quadros de desmaios.

Desta forma, você precisa estar atento ao tipo de atividade física que é mais recomendada no verão e também seguir algumas dicas fundamentais para aproveitar bem os benefícios da prática de exercícios sem prejudicar sua saúde.

Veja, a seguir, algumas dicas de atividades físicas para se manter em forma durante o verão:

Faça atividades aeróbicas de maneira segura:

As atividades aeróbicas promovem o aumento da queima de calorias, ajudam na redução de peso e de gordura corporal, além de melhorar bastante a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular.

As atividades mais comuns são a caminhada, a corrida, a bicicleta e também os esportes coletivos como o vôlei, o basquete e o futebol. Durante o verão, procure realizar estas atividades em locais mais arejados e como menor incidência de sol.

Outro tipo de atividade aeróbica muito interessante para se fazer no verão são as atividades aquáticas como a natação e a hidroginástica, que irão lhe trazer o benefício da atividade física com a vantagem de se manter num ambiente bem confortável.

Se quiser fazer estas atividades ao ar livre, escolha os melhores horários, como logo de manhã, antes das 10h, ou no final da tarde, após as 17h, onde a temperatura ambiente já será menor;

Escolha atividades de força de maneira adequada:

As atividades de força são aquelas que promovem o desenvolvimento da massa muscular. Esta época do ano é excelente para quem busca melhorar a definição dos músculos e se manter em forma posteriormente no inverno.

As melhores atividades para desenvolvimento de músculos são a musculação, assim como a ginástica localizada, o pilates, os exercícios feitos com aparelhos alternativos como o treinamento funcional, o crossfit, além de algumas atividades como as artes marciais que também trabalham bastante a musculatura.

Da mesma maneira, escolha locais que sejam mais frescos e que tenham um ambiente adequado para a prática de atividades físicas e horários com menos calor;

Quais os cuidados que devo tomar ao praticar atividades físicas no verão?

É sempre importante seguir alguns cuidados antes, durante e após a prática de exercícios. Utilize roupas que ajudem na transpiração e que sejam de tecidos bem leves. Faça refeições com menos gordura, mantendo a digestão mais adequada, optando por alimentos como frutas, legumes e verduras.

A hidratação corporal também é fundamental. Mantenha um consumo de 35 mL de água por quilo de peso corporal. Opte pelo uso de isotônicos que contêm eletrólitos e aceleram a reposição de líquidos e sais minerais, sendo excelentes opções para a prática de atividades físicas.

Assim, siga estas dicas de atividades físicas para conseguir aproveitar bem o seu verão, para se sentir em forma e cheio de energia durante todo este período.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment