Alongamento: Traz muitos benefícios? Quando deve fazer? Tire suas dúvidas!

Alongamento: Traz muitos benefícios? Quando deve fazer? Tire suas dúvidas!

Para muitas pessoas o alongamento é a pior parte do treino, mas para outras o treino é somente fazer o alongamento. Independente do quanto você goste dele, fazer esse tipo de exercício é extremamente importante e gera muitos benefícios para o seu corpo e também para a sua mente.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer todos esses benefícios, além de entender como deve ser feito o alongamento diário, antes ou depois do treinamento. Veja!

Quais os benefícios do alongamento?

Existem muitos benefícios trazidos pela prática diária de se fazer alongamento. O principal e que tem mais a ver com as pessoas que fazem outro tipo de atividade ou esporte, é o fato de que o alongamento evita o surgimento de lesões.

Quando você alonga, você prepara os seus músculos para determinada atividade. Por exemplo: se você alongar a região da panturrilha, o seu corpo entende que você vai fazer exercícios mais intensos nesse local e vai preparar essa parte da sua perna para receber esse peso e essas atividades.

Essa é a principal função do alongamento, porém existem outras também muito importantes. O alongamento melhora a circulação sanguínea, a oxigenação dos músculos, aumenta a elasticidade, diminui as dores musculares, melhora a postura, o que acaba com as dores de coluna, nos ombros e outras partes importantes do corpo.

Além disso, o alongamento em conjunto com a meditação traz qualidades mentais e psicológicas. Diminui o estresse, a ansiedade, te deixa mais relaxado, preparado para enfrentar as questões do cotidiano.

ar livre

E para a coluna?

Uma das partes que mais precisa de atenção na hora do alongamento é a coluna. A coluna trabalha em qualquer tipo de exercício físico e de não exercício físico, com isso, é essencial alongar esses músculos para que o seu corpo aguente funcionar durante todo um dia e noite.

Existem diversos tipos de alongamentos específicos para a coluna, o mais conhecido e popularizado é o pilates. Uma técnica de fisioterapia com equipamentos e pesos para você alongar a coluna, os ombros, o pescoço, enfim, áreas que, normalmente, sofrem com mais lesões e dores causadas pelo dia a dia.

O alongamento na coluna precisa ser feito da maneira correta, porque um exercício errado, pode causar uma dor insuportável, além de trazer problemas mais graves para essa região importante do corpo.

Por isso, só faça esse tipo de alongamento, se estiver junto com um profissional de fisioterapia ou de educação física.

Alongamento na lombar

A região lombar é outra que precisa de bastante alongamento para poder aguentar todo o peso que ela carrega durante o dia e a noite. O pilates continua sendo um tipo de exercício preciso para essa parte importante do corpo humano.

O Yoga, a própria fisioterapia, a meditação e as academias de musculação também oferecem tipos diferentes de alongamentos para a lombar que melhoram a condição física dessa região. A presença do profissional também é essencial na hora de praticar esse tipo de exercício para evitar o aparecimento de novas lesões.

prevenir lesões com alongamento

Antes do treino

Caso você faça o alongamento apenas porque é obrigado a fazer isso para não sentir dores após a academia, a dica é fazer sim esse tipo de exercício de preparo antes do treino. É essencial que você faça isso para evitar o surgimento de lesões e diminuir as dores já causadas pelas atividades de alta intensidade.

Antes de correr

A mesma questão vale para quem for correr. Ele deve ser feito antes e depois da corrida, para evitar dores e também lesões. Procure fazer alongamentos precisos para os músculos e regiões que você vai trabalhar, como as pernas, a coluna e o quadril.

Ao acordar

O próprio ato de espreguiçar já é uma forma de se alongar. Fazer isso ao acordar é ótimo para preparar o seu corpo para que ele comece bem o dia e esteja pronto para aguentar todo o peso da coluna, da má postura, de carregar coisas, enfim, tudo que as pessoas normalmente passam no dia a dia.

Antes de dormir

O efeito do alongar antes de dormir é parecido com o de depois de treinar ou depois de correr. É o fim do ciclo, fim do dia e a hora de você fazer um novo alongamento para relaxar os seus músculos e poder dormir em paz. No outro dia, comece com alongamentos para preparar o seu corpo para enfrentar mais um dia de trabalho e estudos.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito dos benefícios do alongamento, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment