Yoga: Emagrece? Como faz? Gestantes podem fazer? Descura aqui!

Yoga: Emagrece? Como faz? Gestantes podem fazer? Descura aqui!

Grande parte das pessoas procuram fazer exercícios apenas pada perder peso e melhorar a aparência física. Mas esse não é o caso de todo mundo. Um grande número de pessoas gosta de fazer exercícios e os fazem exclusivamente para se sentir bem, considerando a pera de peso apenas um bônus. Um dos estilos de exercício mais procurados para isso é a Yoga.

O que é a Yoga?

Yoga é um termo extremamente antigo, que surgiu a mais de 5.000 anos e é derivado das religiões hinduísta e budista. Quando o nome ‘yoga’ é mencionado, as pessoas logo pensam em meditações e exercícios calmos e relaxantes, mas a yoga em sua essência vai muito além disso. A yoga é uma filosofia de vida, onde o indívio se foca em observar o mundo não apenas através dos olhos do corpo físico, mas também do plano espiritual. O indivíduo simplesmente não separa uma coisa da outra e leva a vida assim. Os praticantes da yoga como filosofia e estilo de vida buscam a união perfeita entre corpo, mente e espírito através da meditação, da respiração e de posturas.

Quais os tipos?

Atualmente existem cerca de 108 tipos de yoga em todo mundo, mas no Brasil apenas um seleto número é conhecido e praticado. São eles:

Ashtanga Yoga

É o tipo de Yoga mais intenso, indicado pra quem quer perder peso e adora um desafio! É composta por movimentos firmes e vigorosos, com uma grande sequência de posturas diferentes que fazem conexão uma com a outra e não há pausas durante os exercícios. É indicado para queimar calorias pois testa a força, a flexibilidade e a resistência do corpo do praticante, que acaba se esforçando bastante e suando muito durante os exercícios.

Power Yoga

É uma espécie de ramificação do Ashtanga Yoga. A diferença é que neste estilo não se segue uma linha, é uma série de movimentos diferentes e dinâmicos que geralmente são realizados com músicas para animar. É a preferência de pessoas que já fazer Yoga a algum tempo e tem familiaridade com a prática.

Yoga Integral

É uma aula diferente que mistura diversos tipos de Yoga, pois o foco dela é trabalhar em mais de um aspecto. Ela procura desenvolver o aspecto físico, emocional, espiritual e intelectual do praticante, trabalhando igualmente a flexibilidade, a força e a postura.

Hatha Yoga

É o estilo mais conhecido e também é o mais praticado no Brasil. É praticado com posturas mais simples e sem muitas variações. Como trabalha o equilíbio e a respiração do praticante, este estilo tem mais pausas e momentos de relaxamento durante as seções. Por conter movimentos mais fáceis de serem realizados, o Hatha Yoga é o mais indicado para quem pretende começar a prática.

Bhakti Yoga

É uma série de exercícios voltados a devoção de divindades. Foi difundida no mundo ocidental pelo grupo religioso denominado Hare Krishna.

Raja Yoga

É um estilo focado em desenvolvimento e crescimento espiritual. Trabalha mais com base em meditação do que com movimentos físicos, mas não dispensa os últimos. É a modalidade mais indicada para quem procura começar a meditar ou já medita.

yoga

Yoga Emagrece?

Sim, os exercícios praticados na yoga são ótimos aliados na busca pela perda de peso! A yoga ajuda a trabalhar a calma e a controlar a ansiedade, o que resulta no controle da compulsão alimentar e evita que os praticantes comam coisas desnecessárias e em horários inapropriadas. Outro motivo é que os movimentos realizados durante a yoga estimulam a glândula tireóide a trabalhar, fazendo com que ela produza hormôniosbons para o corpo e queime a gordura.

Muitas pessoas se perguntam se tem alguma vantagem em praticar a yoga, pois aparentamente ela é uma tranquila e sem nenhum esforço físico. Mas essa é uma ideia equivocada, pois a yoga traz vantagens para o corpo, como:

  • Como a ioga trabalha muito a respiração, melhora a oxigenação e a circulação do corpo.
  • Os diferentes exercícios ajudam a melhorar a postura corporal e a fortalecer os músculos.
  • Ajuda na flexibilidade e com a yoga as pessoas conseguem realizar movimentos antes nunca imaginados!
  • Melhora a capacidade de concentração, pois ensina a meditar.
  • Ajuda no controle da ansiedade, deixando as pessoas muito mais calmas.
  • Trabalha todos os grupos de músculos do corpo, principalmente os músculos pélvicos, o que é uma boa pedida para grávidas, que falaremos no tópico a seguir.

Porém, o que precisa ficar claro é que não se trata de uma atividade aeróbica, de alto impacto. Ou seja, os seus benefícios na perda de peso são indiretos.

Gestantes podem praticar?

Muitas mulheres gostam de praticar yoga, mas ficam receosas quando engravidam pois não sabem se a prática fará bem ao bebê ou se irão dar conta. A verdade é que a yoga é indicada a gestantes e faz muito bem a elas! A yoga prepara o corpo para o parto, já que trabalha bem os músculos e prepara também o emocional para a chegada do bebê, já que o foco da yoga é não somente trabalhar o corpo mas também a mente. A prática alivia as dores, desconforto e o cansaço próprios da gravidez, melhora o equilíbrio, tonifica os músculos pélvicos (que serão de grande ajuda no momento do parto), com o bom trabalho da respiração da mãe o bebê também receberá mais oxigênio e com os exercícios certos a chance de o bebê ficar mais posicionado é quase nula! A yoga só tende a trazer vantagens para as gestantes.

Confira aqui um vídeo com alguns exercícios de Yoga próprios para gestantes:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment