Kefir: O leite fermentado milagroso que vai te ajudar a emagrecer!

Kefir: O leite fermentado milagroso que vai te ajudar a emagrecer!

Já conhece o Kefir e seus inúmeros benefícios? Ainda não conhece? Veja neste post tudo sobre este alimento incrível. Descubra o que ele é, para que serve, os benefícios que ele pode gerar para sua saúde , se ele ajuda a emagrecer e como você pode consumi-lo.

O que é Kefir?

Kefir é um leite fermentado por grãos ricos em bactérias ácido-acéticas e leveduras. São micro-organismos que convivem em simbiose numa matriz de um polissacarídeo chamada Kefiran. Ele é azedo e por isso é misturado ao mel e ao iogurte e açúcar.

São 37 bactérias e leveduras vivendo em harmonia nos grãos e fazendo um processo de fermentação incrível e se multiplicando tão rápido quanto podemos imaginar. O Kefir é uma maravilha probiótica.

Para que serve?

Por ter um alto valor terapêutico, o kefir é um complemento alimentar e probiótico, o que significa que é riquíssimo em bactérias que são essenciais para nossa flora intestinal para tratar de doenças.

Kefir

Quais seus benefícios?

Se fizer uso regular do kefir, você terá uma melhora enorme em sua saúde e se previne de vários problemas e doenças. São muitos os benefícios que ele nos proporciona, veja 10 motivos para consumir o Kefir:

  • Estômago: ele reduz a acidez estomacal em excesso, combatendo a gastrite, úlcera e refluxo, entre outros;
  • Problemas hepáticos: controla a bile e ajuda contra a hepatite;
  • Intestino: Reduz a diarreia, constipação intestinal e inflamações, além de suavizar as crises de colite e problemas relacionados ao cólon.
  • Articulação: sua grande quantidade de cálcio é fundamental para a combater a osteopenia, osteoporose e reumatismo;
  • Respiração: forte aliado contra a asma, bronquite e tuberculose;
  • Sistema imunológico: suas bactérias amigas e leveduras auxiliam para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de alergias, candidíase, etc.;
  • Emocional: o triptofano, presente no Kefir, estimula a produção de endorfinas e serotonina no cérebro e combate a depressão, síndrome da fadiga crônica e ansiedade;
  • Pele: fortalece unhas e cabelos e mantém a pele macia e hidratada;
  • Circulação sanguínea: estimula o fluxo de sangue e o bom funcionamento do coração ao regular a pressão arterial e controlar o colesterol ruim.
  • Músculos: o montante de proteína não me deixa mentir. São fundamentais para o bom desenvolvimento muscular, além de absorver a glicose pelas células e promover maior rendimento físico.

Emagrece?

Ele auxilia na perda de peso, pois é um regenerador da flora bacteriana, assim, ele atua na melhora da digestão e facilita a queima das gorduras, bem como elimina toxinas. Não nos esqueçamos que ele é rico em proteínas e elas aceleram o metabolismo, o que faz com que o gasto de energia seja maior, além de satisfazer, o Kefir tem baixa caloria e aumenta os fluídos corporais.

Em 100 gramas de grãos teremos apenas 37 calorias e, adicionado ao leite, a cada 100 ml da mistura terá aproximadamente 90 calorias*. (*São valores reais).

Estudos relatam que em cada grão existem vários micro-organismos em simbiose, como:

Oito variedades de leveduras, dois tipos de bactérias acéticas e 16 de lactobacilos, mais ou menos nove streptococci/lactococci, as vitaminas B, B3, B6, B12, K, os ácidos pantotênico e fólico, carboidratos, cálcio, gorduras, fósforo, magnésio, lactase, proteínas, triptofano e aminoácidos.

O Kefir de água

São os grãos transparentes cultivados na água pura e sem cloro e no açúcar mascavo sem ferro, eles multiplicam-se, ingerem o açúcar e potencializam os minerais e, em troca, você terá uma deliciosa bebida refrescante e pouco gaseificada. O Kefir na água fica pronto para consumo em 12, 24 ou 48 horas. Sendo que com 12h ele  solta o intestino, com 24h normaliza e com 48h, prende.

E o mais interessante é que com este tipo de kefir você fazer diversas outras bebidas, como por exemplo:

Suco de Kefir: coloque o Kefir líquido e um suco de frutas em uma garrafa sem tampar, em temperatura ambiente e deixe os Kefir fazerem o trabalho deles. Também em como fazer com refrigerante, vinho, cerveja e até vinagre.!

O Kefir de leite

São brancos e podem ser feitos em qualquer tipo de leite (integral, sem ferro, etc.). É como um iogurte e possui benefícios probióticos surpreendentes, fica com um pouco de gás, efervescente e meio alcoólico.

Seu preparo é diferente, fica pronto em 72h quando o soro se separa. No leite, você verá a ausência das bactérias acéticas, porém o kefir de leite apresenta muito mais lactobacilos e microorganismos.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Kefir: O leite fermentado milagroso que vai te ajudar a emagrecer!

Add Comment