Erros ao tentar emagrecer

Erros ao tentar emagrecer

A vontade de perder peso e conquistar o corpo tido como ideal muitas vezes pode levar pessoas a consequências desastrosas. Em muitos casos, um médico não é procurado e quem quer emagrecer acaba embarcando em uma miríade de “dietas milagrosas”, seguindo conselhos duvidosos na busca da perda de peso rápida e intensa. Mais do que afetar a saúde, essas medidas acabam sendo ineficazes e frustrantes. Para saber se você está se deixando levar por esses erros, continue a ler.

Manter segredo

Pode até ser que você queira surpreender parentes e amigos perdendo peso em segredo, mas em grande parte isso tende a fazer mais mal do que bem. Além de o apoio emocional ser essencial nesse processo difícil, com certeza vão pensar duas vezes antes de te convidar para um jantar sem nenhuma opção pouco calórica.

Não planejar as refeições

É segunda feira e você marcou de começar a dieta hoje. Você até foi ao supermercado e trouxe frutas e vegetais para a semana… Mas você chega do trabalho com fome e não tem nada preparado, nem ao menos uma ideia do que cozinhar. Se reconheceu? Não planejar com antecedência faz com que sejamos tentados a comer qualquer coisa, desde delivery à comida congelada. Planeje as refeições e, se possível, deixe bastante coisa pronta e congelada quando tiver tempo de sobra.

Relação comida X exercício

Se você se exercita com a única intenção de comer de modo desregulado ou tenta compensar os exageros com a academia, você com certeza está desenvolvendo uma relação perigosa com a comida. Em muitos casos, o exercício não consegue queimar todas as calorias ingeridas, e se isso se repetir com frequência, esse desequilíbrio fará com que você ganhe peso.

Proteína x Carboidrato

A moda são as dietas protéicas e com baixíssimas quantidades de carboidrato, isso quando sequer tem alguma. Por um lado, o excesso de proteína pode favorecer problemas nos rins e aumentar o colesterol. Por outro, a falta de carboidrato provoca fraqueza, dores de cabeça, mal estar e até mau humor. O excesso de carboidratos irá, naturalmente, te fazer ganhar peso, e a falta de proteínas também já que elas ajudam a saciar o estômago.

Abolir de vez a comida gostosa

É claro que o bolo de banana funcional pode ser delicioso, mas “comida gostosa” geralmente envolve muitas calorias e bastante açúcar. Cortar de vez todas as coisas que você gosta irá fazer com que você perca a motivação rapidamente e acabe exagerando. Se dar crédito para comer um brigadeiro de vez em quando vale a pena.

Dia do lixo

A ideia do dia do lixo é que durante a semana toda você come feito um passarinho e somente em um dia específico, geralmente o domingo, você se alimenta de tudo o que quiser. Embora a ideia geral seja manter esse dia livre como um incentivo, muitas vezes o tiro pode sair pela culatra. O excesso de calorias e gordura consumidas em um dia de descontrole irão desequilibrar completamente sua dieta e alterar seu peso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment