Diminua sua fome: 6 dicas infalíveis!

Diminua sua fome: 6 dicas infalíveis!

 

Todo mundo que já tentou uma dieta, especialmente as restritivas que têm pequenas refeições, já conhece o dilema: você acabou de fazer seu lanche da tarde e em questão de minutos já está com fome. Mesmo que sua dieta tenha sido estruturada por um nutricionista e mais que emagrecer, busca nutrir seu corpo, a fome é uma manifestação impossível de controlar e difícil de aguentar. Para te ajudar a aumentar a sensação de saciedade durante o dia, esse artigo traz algumas dicas.

Faça uma “pré-refeição”

Isso não é desculpa para fazer a refeição duas vezes. Essa pré-refeição é algo leve e nutritivo, que serve para preencher parcialmente o estômago de modo que você se sacie mais rápido, comendo menos na refeição original. Experimente comer um prato de sobremesa cheio de verduras ou mesmo uma maçã pequena. Faça isso antes das principais refeições.

Use pratos menores

Todo mundo já sabe que usar pratos menores auxilia na dieta, pois faz que comamos porções menores. Não é atoa que restaurantes, especialmente os que têm self service, utilizam pratos com diâmetro bem maior. Para isso, não é preciso começar a usar um pratinho de bebê para se alimentar. Basta reduzir o prato de 12cm de diâmetro para um de 10cm.

Beba água

Que a água é essencial para o bom funcionamento do organismo já é senso comum, entretanto beber água também ajuda a diminuir a fome e a perder peso, consequentemente. Experimente beber um copo de água gelada meia hora antes de fazer as refeições. O líquido ajuda a distender o estômago e dar maior sensação de saciedade, e a água gelada age acelerando o metabolismo.

Proteína no café da manhã

Estudos indicam que quem come uma boa fonte de proteína no café da manhã consome cerca de 500 calorias a menos durante o dia. Isso acontece porque a proteína impede que o corpo produza grelina, responsável pela fome, além de estimular a produção das substâncias responsáveis pela saciedade. Para isso não é necessário engolir um bife grelhado: basta começar com um ovo cozido.

Mastigue cuidadosamente

Demora cerca de vinte minutos para que o cérebro receba mensagens de que o corpo está saciado. Uma forma de estimular essa comunicação e garantir que você pare de sentir aquele incômodo no estômago depois de se alimentar é mastigar várias vezes a mesma porção. Além de facilitar a digestão e diminuir a probabilidade de formar aquela barriguinha por conta dos gases ou inchaço, a mastigação comunica diretamente para o cérebro que o organismo acabou de se alimentar.

Coma mais fibras

Presentes em cereais integrais, frutas, legumes e outros vegetais, as fibras são parte importante da nossa alimentação. Nosso organismo não consegue quebrar a celulose, por tanto não absorve por completo esse tipo de alimento, embora consiga absorver seus nutrientes. Por conta de passar praticamente intacta, a celulose e outras fibras vegetais servem um papel importantíssimo na movimentação do bolo alimentar pelo sistema gastrointestinal, fazendo sua limpeza e estimulando os movimentos peristálticos. No estômago, elas absorvem água e impedem seu esvaziamento de modo muito rápido, contribuindo para a saciedade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment