Dietas para emagrecer rápido

Dietas para emagrecer rápido

Um tipo de regime que tem se popularizado no Brasil são as chamadas “dietas de emergência”, em que se busca perder peso rápido em pouco tempo. Geralmente cortando carboidratos e aumentado o consumo de proteínas, ou ainda se baseando no consumo de algum princípio ativo desintoxicante, essas dietas ganham cada vez mais adeptos. Nesse artigo abordaremos algumas delas  e esclarecemos algumas dúvidas.

Dieta detox – Nessa dieta o objetivo é desintoxicar o organismo das toxinas e trazer redução da retenção de líquido, diminuindo o inchaço abdominal e fazendo com que se perca alguns quilos, durando cerca de uma semana. Geralmente é uma dieta de baixa ingestão calórica combinada com sucos verdes, preparados batendo várias verduras e frutas no liquidificador. Riscos: se a dieta for muito restritiva, a tendência é gerar deficiência de nutrientes essenciais para o organismo. O peso que se perde, a princípio, é apenas água.

Dieta dos pontos – Um cálculo levando em conta peso, altura, idade, gênero e atividades físicas que pratica transforma a necessidade calórica em um certo número de pontos. Esse número deverá ser seu gasto calórico diário, e existe uma tabela de alimentos para que você vá descontando os pontos durante o dia. Riscos: a liberdade excessiva sobre a escolha dos alimentos apenas levando em conta seu valor calórico gerará deficiências nutricionais.

Dieta do pepino – Essa dieta consiste em beber sumo de pepino e água, apenas, durante três dias. O sumo de pepino é preparado batendo o vegetal no liquidificador, misturando com água gelada e um refresco sem açúcar para disfarçar o sabor. Por não envolver nenhum alimento sólido, só deve durar três dias. Riscos: pobre em micronutrientes, carboidratos, proteínas e gorduras, esse tipo de dieta é o que oferece maior risco à saúde.

Dieta das frutas – Nessa dieta, passam-se dez dias comendo de dois a três tipos de frutas por dia até sentir saciedade e chás variados, sempre sem açúcar ou adoçados com adoçantes. A dieta não deve ser repetida por pelo menos quarenta dias e o cardápio deve ser seguido à risca. Riscos: esse tipo de alimentação tem grandes chances de provocar desnutrição e desidratação. Todo o peso perdido será de líquidos e não há consumo de vários alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Dieta Dukan – Dividida em quatro fases, essa é uma dieta que promete emagrecimento definitivo e saudável. Na primeira fase só se comem proteínas, na segunda, proteínas e vegetais, e na terceira e quarta se mantém essa alimentação mas com algum acréscimo de carboidratos. Riscos: possível deficiência nutricional, falta de fibras na alimentação que causará problemas digestivos e falta de gordura, essencial para certas funções orgânicas.

Dieta da sopa – Nessa dieta, comem-se majoritariamente sopas de verduras, legumes e carne, acompanhadas de um copo de suco natural de fruta. Cinco refeições são feitas por dia, e de acordo com os quilos que se quer perder deve-se substituir uma refeição por sopa. Riscos: possível deficiência nutricional e a grande restrição poderá provocar compulsões por comida entre as refeições.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Dietas para emagrecer rápido

Add Comment