Dieta do HCG: Você conhece? Entenda os riscos e benefícios!

Dieta do HCG: Você conhece? Entenda os riscos e benefícios!

Tomar um hormônio que é naturalmente produzido pelo corpo feminino durante a gravidez pode fazer você perder peso. Essa é a aposta da dieta do HCG, que promete resetar o seu metabolismo e ajudar na perda dos quilos a mais.

Criada nos anos 50 pelo médico inglês Albert Simeons, após observar que pessoas que recebiam doses de HCG perdiam a fome e diminuem a circunferência abdominal, essa dieta começou a ser praticada por diversas pessoas apresentando resultados satisfatórios.

Desde então diversos estudo e pesquisas foram realizadas para saber se realmente essa dieta é segura e eficaz.

Dieta HCG como funciona Como funciona a dieta do HGC?

Desenvolvida a mais de 60 anos, a dieta do HCG é uma dieta baseada em uma intensa restrição calórica e a aplicação do hormônio HCG uma vez ao dia. Nessa dieta a pessoa pode consumir no máximo 500 calorias por dia. Você deve estar se perguntando, com esse consumo calórico diário qualquer um emagrece, não?

Sim, realmente, com 500 calorias diárias o emagrecimento é certo, porém você perderá massa magra, que são os músculos e com isso a chances de retornar ao peso anterior é maior. O HCG estimula o consumo da energia vinda do tecido adiposo, melhorando a qualidade do emagrecimento.

Quais as fases da dieta HCG?

As etapas da dieta HCG são divididas em 4, elencadas abaixo;

Etapa 01 – Nessa fase inicial, que tem duração de dois dias, o recomendável é que você comece a aplicação de HCG duas vezes ao dia e não restrinja o seu consumo calórico diário, muito pelo contrário, o estímulo é que se consumam alimentos ricos em gordura.

O motivo, explicam os especialistas, é para que o seu corpo acumule o máximo possível de gordura no interior das células, fazendo com que o seu organismo entenda que já é o suficiente.

Etapa 02 – Essa fase não pode ultrapassar 40 dias e deve ser feita até atingir o peso desejado ou até essa data limite. Durante essa fase você deve começar com a restrição alimentar, limitando o consumo diário a 500 calorias e continuando com a aplicação do HCG diariamente.

Como em toda dieta, o consumo abundante de água é indispensável para o sucesso.

Etapa 03 – Nessa etapa, que sucede o período de 40 dias ou o fim da perda de peso desejada, você deve interromper o uso de HCG e continuar com a dieta restritiva de calorias por mais 3 dias, limitando o consumo a 500 calorias diárias.

Etapa 04 – Essa fase tem duração de 3 semanas e vai ajudar o seu corpo a se readaptar a uma dieta de consumo calórico normal. Você deve gradualmente ir aumentando o consumo calórico dia a dia. Se isso for feito de uma vez, o corpo vai entender que precisa acumular gordura.

Qual o cardápio da dieta do HCG?

Como a dieta é composta de diversas etapas, cada etapa tem os alimentos recomendados.

Para a primeira etapa de dois dias a recomendação é a de que se consuma alimentos  ricos em gordura, como queijos amarelos, amendoim, azeite e similares. Já para a segunda e terceira etapa, quando começa a restrição calórica, o consumo deve ser de alimentos com baixas calorias.

Os alimentos recomendados são verduras de todos os tipos, legumes com pouco carboidrato, frutas com pouca quantidade de açúcar e bastante liquido para auxiliar no emagrecimento. Por fim na fase três, você vai continuar consumindo os alimentos da fase 3 e vai aumentando o consumo no decorrer dos 21 dias.

dieta HCG cardápioQuais os riscos da dieta HCG?

A dieta HCG se mostra bastante eficaz na perda rápida de peso, porém por ser uma dieta de extrema restrição calórica, os riscos a longo prazo são uma realidade.  Dentre os riscos mais comuns, estão;

  • Graves problemas de desnutrição, o recomendável é que se faça a dieta acompanhada do uso de suplementos vitamínicos e não ultrapasse os 40 dias recomendáveis.
  • Danos a vesícula biliar, o que pode acarretar em problemas de digestão.
  • Efeito sanfona, pelo fato de a perda de peso ser muito rápida as chances de o organismo recuperar a gordura perdida por memória, é maior.

O que diz o Dr Lair Ribeiro sobre a dieta do HCG?

O cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro é um grande defensor da dieta do HCG e diz que a sua prática pode ser realizada tanto por homens quanto por mulheres. Segundo informações coletadas em seu site, a perda de peso média seguindo a dieta corretamente, é de até 500g por dia.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment