Dieta da beterraba: Saiba os benefícios e se funciona mesmo!

Dieta da beterraba: Saiba os benefícios e se funciona mesmo!

 

A beterraba e um alimento que possui várias propriedades nutritivas. Trata-se de um tubérculo que pode ser consumido cru, cozido, assado e em forma de sucos ou saladas. Sua grande quantidade de ferro faz com que ele seja utilizado no tratamento da anemia, mas ele também pode aparecer em dietas. Isso se deve ao fato de que ele é um alimento com poucas calorias e que possui antioxidantes e vitaminas A, B e C. Pensando na dieta da beterraba, veja a seguir alguns dos cuidados e benefícios de adotá-la em sua vida.

Como funciona

A beterraba é um alimento com poucas calorias e é excelente como base para sua dieta. A dieta da beterraba traz diversos benefícios para a saúde e deve ser feita preferencialmente através do suco ou utilizando o alimento cru em saladas.

O suco de beterraba deve ser consumido antes do almoço e da janta, promovendo uma sensação de saciedade. Assim, você não comerá mais do que o necessário para se sentir satisfeito, o que auxilia na perda de peso.  

Benefícios da dieta da beterraba

Além de evitar a anemia, a dieta da beterraba ajuda a desintoxicar o organismo e auxilia na formação dos ossos, prevenindo a osteoporose.  A beterraba também previne problemas hepáticos, fortalece o sistema imunológico, aumenta a produção de glóbulos vermelhos e diminui o risco de doenças cardíacas.

Devido à alta concentração de nitrato em sua composição, a beterraba atua na redução da pressão arterial já que melhora a dilatação dos vasos sanguíneos.

A prática de exercícios, entretanto, é essencial para que a dieta funcione.  Na beterraba, você terá uma aliada e tanto já que ela ajuda na recuperação dos músculos, evitando lesões e fazendo com que os exercícios se tornem menos cansativos.

Cuidados com a dieta da beterraba

Apesar de a beterraba trazer vários benefícios para a saúde seu consumo deve ser moderado. Esse alimento possui oxalato que se consumido em excesso pode provocar problemas relacionados a pedras nos rins e na bexiga.

Pessoas que tem diabetes, problemas na vesícula ou nos rins também devem evitar essa dieta. O ideal é consumir bastante água e não seguir a dieta por mais de 10 dias.

Ao fazer essa dieta você poderá observar uma coloração avermelhada ou roxa na urina e nas fezes, que desaparece conforme os dias passam. Mas se o problema persistir é importante procurar o seu médico.

Por isso, consulte seu médico antes de iniciar a dieta para saber se você possui alguma sensibilidade ao alimento ou alguma doença pré-existente.

Além disso, o acompanhamento do seu médico durante a dieta é super importante para se certificar de que seu corpo está respondendo de maneira correta e não está com falta de nutrientes.

A dieta da beterraba pode ser um auxílio na perda de peso desde que sejam observados os cuidados necessários na hora de segui-la. Consultando o seu médico, tendo uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos você poderá retirar todos os benefícios dessa dieta sem descuidar da saúde.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment