Dieta cetogênica: É segura? Como deve ser o cardápio? Quais alimentos permitidos?

Dieta cetogênica: É segura? Como deve ser o cardápio? Quais alimentos permitidos?

“A última dieta da sua vida”, CLIQUE AQUI e tenha acesso a um e-book completo sobre a dieta cetogênica.

Na dieta cetogênica, a eliminação de peso acontece pelo próprio organismo, que entra em um processo de cetose, uma vez que são eliminados do cardápio os carboidratos complexos, que estão em alimentos como pão e arroz, o que faz com que o corpo queime a gordura que utiliza como fonte de energia, ao invés do açúcar (também presente nesses tipos de alimento). Com o corpo queimando a gordura do próprio corpo, o processo de emagrecimento fica mais rápido.

O método é comprovado e auxilia pacientes que tenham sobrepeso, mas não para por aí: com a queima de gordura, pacientes com epilepsia, que são frequentemente vítimas de convulsões, podem ver esse desagradável sintoma diminuir através da dieta cetogênica. Nesse e em todos os demais casos, claro, o acompanhamento médico de um nutricionista é indispensável para que haja total absorção dos resultados.

Ficou interessado em saber mais sobre essa dieta, seus benefícios, riscos e como ela funciona? Então continue lendo esse artigo e saiba mais!

Como funciona a dieta cetogênica?

Como falamos brevemente no começo deste artigo, a dieta cetogênica tem seu cardápio baseado em baixa ou inexistente ingestão de carboidratos. Depois de cerca de três dias ingerindo apenas gorduras e proteínas o seu corpo entra em estado de cetose, que significa que o seu corpo vai parar de usar a glicose como fonte de energia e passará a usar gordura. O resultado disto é a queima acelerada de gordura e consequentemente o emagrecimento.

Essa dieta se tornou muito popular recentemente, principalmente graças ao popularização das dietas low carb (dieta com baixo consumo de carboidrato). Mas apesar de despertar o interesse de muitas pessoas, é importante falar que ela pode apresentar riscos para a saúde, já que o seu cardápio é muito restrito.

Cardápio

Na dieta cetogênica você vai ter que abrir mão de alimentos que apresentem altos índices de carboidratos complexos, como arroz, massas, batatas, frutas, ervilhas, feijão, leite, pães, iogurtes, bolachas, biscoitos, sorvetes, açúcares, refrigerantes, bolos, chocolates e doces diversos. Se você enxergar que o corte pode ser pontual, ou se o seu médico sugerir que você vá se desapegando aos poucos desses alimentos, verá que a longo prazo o resultado será positivo – e os carboidratos realmente não fazem a menor falta.

No lugar dessas alternativas com alto teor de carboidrato é indicado consumir alimentos como carnes (vermelhas ou não), embutidos (presunto, apresuntado, linguiça, mortadela, salsicha), ovo, azeite, óleo, manteiga, maionese, chás e gelatinas sem açúcar. Ou seja: nem tudo será uma “tortura” completa para quem tem que se desapegar das delícias que vem com os carboidratos.

Antes e depois

Selecionamos a seguir algumas imagens de antes e depois de alguns famosos que emagreceram fazendo a dieta cetogênica. Veja como os resultados são impressionantes!

dieta cetogenica famososdieta cetogenicaantes e depois cetogenicadieta cetogênica antes e depois

Qualquer pessoa pode fazer?

Embora pareça simples, a dieta cetogênica não é pra todo mundo: ela é contraindicada para pessoas acima dos 65 anos e para pessoas que tenham insuficiência hepática ou renal, problemas cardiovasculares e cerebrovasculares. Aqueles que fazem tratamento a base de cortisona devem procurar um médico nutricionista para que ele possa prescrever a dieta cetogênica da forma correta.

Isso acontece porque o seu cardápio é muito restrito e algumas vitaminas podem acabar fazendo falta se a dieta for feita por um longo período.

Além disso, se você pratica exercícios de alta intensidade, também deve ter precaução em relação a dieta cetogênica, já um dos seus efeitos colaterais é o fato de que ela deixa o corpo muito fraco, principalmente nos primeiros dias. Também é importante lembrar que a prática de exercícios é extremamente importante para a perda de peso, e por isso uma boa alternativa para conciliar a dieta cetogênica com os exercícios é fazê-la em ciclos.

dieta cetogenica

PDF sobre dieta cetogênica

Se você chegou até aqui é porque provavelmente está interessado em fazer a dieta cetogênica e principalmente, acredita que ela pode proporcionar diversos benefícios para a sua saúde, além da perda de peso. Por esse motivo, gostaria de recomendar que você conheça o livro digital “A última dieta da sua vida”, um livro que detalha todos os processos da dieta, como fazer corretamente, quem pode fazer, e tudo mais que você precisa saber para começar a sua. O livro possui esse título porque depois de fazer a dieta cetogênica, você nunca mais irá precisar sofrer com o ganho de peso.

Atualmente o livro está com uma oferta e está saindo por apenas 49,90. E para comprar, basta acessar o site https://ultimadietadasuavida.com.br/.

O pagamento pode ser feito no cartão de crédito, onde você pode inclusive parcelar, ou no boleto bancário.

pdf dieta cetogenica

Resultados da dieta cetogênica

Um dos maiores motivadores de quem faz a dieta cetogênica é o fato de que os resultados começam a aparecer muito rápido, e isso faz com que a pessoa se sinta motivada a continuar. Segundo o livro digital “A última dieta da sua vida”, em apenas três dias você já sente o corpo desinchando e em uma semana os resultados já começam a aparecer.

Como saber se estou em cetose?

Você começa a perder peso com a dieta cetogênica quando o seu corpo entra em processo de cetose, que é o caracteriza a queima de gordura.

O seu corpo dá alguns sinais de que está entrando neste processo, são eles:

  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Mau hálito
  • Sensação de fraqueza
  • Necessidade mais frequente de urinar
  • Mãos e pés gelados
  • Gosto metálico na boca

Os sintomas geralmente começam a aparecer depois de três dias que você está seguindo a dieta, e a nossa dica é que você observe o seu corpo para que você perceba como ele está reagindo ao novo cardápio.

A dieta cetogênica pode causar diarreia?

Muito pelo contrário! Devido a baixa ingestão de fibras, a dieta cetogênica pode causar a prisão de ventre. Para driblar esse problema, uma opção é comer mais vegetais ou até mesmo iniciar a suplementação com uma substância que atue no bom funcionamento do intestino.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment