Na busca pela perda de peso, muitas vezes as pessoas acabam por apelar por medicamentos, às vezes nem voltados para esse propósito especificamente. Esse é o caso do Cloridrato de Fluoxetina, e hoje falaremos especificamente sobre esse remédio, suas indicações e o porquê dele ser utilizado com esse propósito.
O que é?
O cloridrato de fluoxetina é um antidepressivo cujo princípio ativo é semelhante ao do Prozac. A fluoxetina é um inibidor de seletivo de recaptação da serotonina e se mostra bastante eficaz em tratar sintomas relativos à alterações do humor (tensão, irritabilidade e disforia) e sintomas físicos (cefaléia, inchaço, dor mamária) relacionados com a Tensão Disfórica Pré Menstrual. Seu uso se faz por administração oral, e embora a absorção do princípio ativo seja retardada se feita com alimentos, a quantidade total absorvida não se altera.
Indicações
É indicado para o tratamento da depressão, associado ou não à ansiedade generalizada. Também pode ser utilizado para tratar a bulimia nervosa, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e do tratamento disfórico da tensão pré menstrual (TDPM), incluindo a tensão pré menstrual em si e a disforia que ela causa.
Posologia
A caixa vem com 14 ou 28 cápsulas de 20mg contendo cloridrato de fluoxetina, e a dosagem deve ser feita pelo médico de acordo com a doença apresentada pelo paciente. No caso de depressão, é recomendado o uso de uma cápsula por dia. Já se é bulimia nervosa, três cápsulas por dia são recomendadas. No caso de TOC, a dosagem varia entre 20 a 60g por dia (uma a três cápsulas).
Por que é utilizado para emagrecer?
A razão que muitas pessoas acham que esse medicamento pode ser usado para o emagrecimento, é que ele trata a ansiedade, causa comum da ingestão de comida em excesso. Além disso, entre seus efeitos colaterais estão a diminuição do apetite, embora esse sintoma seja bem próprio da depressão, e por ser um antidepressivo, ele age recaptando a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor e bem estar, o que pode fazer com que as pessoas comam menos.
Efeitos colaterais
- Boca seca
- Sudorese
- Calafrios
- Erupções na pele
- Prurido
- Sangramento vaginal fora do período menstrual
- Sonolência
- Fadiga
- Irritabilidade
- Náuseas
- Fotossensibilidade
- Vertigens
- Distúrbios intestinais
- Dificuldade de concentração
- Diminuição de peso
- Diminuição de apetite
- Tremores
- Letargia (sensação de lentidão de movimentos e raciocínio)
Contraindicações
O uso de Cloridrato de Fluoxetina é contra indicado em casos de:
- Alergia à fluoxetina ou qualquer um de seus componentes;
- Utilização de inibidores de monoaminoxidase (IMAO);
- Grávidas ou lactantes a não ser por indicação médica;
- Menores de 18 anos.
Conclusão
Fluoxetina não tem o resultado esperado por quem realmente deseja perder peso, e os efeitos colaterais são bem sérios para utilizar esse tipo de medicamento como se fosse inofensivo. É importante que quem deseja fazer uso desse remédio tenha senso crítico e entenda que não existem fórmulas mágicas para emagrecer: a receita ainda é comer de modo equilibrado, de preferência fazendo uma reeducação alimentar, e ter uma rotina de exercícios.