Caminhada: Conheça esse jeito simples e prático de emagrecer!

Caminhada: Conheça esse jeito simples e prático de emagrecer!

Perder peso é uma meta de milhares de pessoas em todo mundo. Sempre tem aquele amigo ou amiga, ou até você mesmo, que sonha em ter aquela barriga de tanquinho ou aquela barriguinha chapada apresentadas nos comerciais de TV. Mas a questão é: emagrecer dificilmente é uma tarefa fácil. As pessoas costumam recorrer as academias, videos com tutoriais de exercícios para fazer em casa, mudar os hábitos alimentares e recorrerem as mais loucas dietas, tomarem todo tipo de remédio anunciado em páginas na internet com promessas de perda de peso rápido, fácil e sem esforço, entre muitas outras coisas. Mas muita gente esquece de um exercício simples, fácil, prático e que pode ser realizado em qualquer lugar: a caminhada.

Caminhada emagrece?

Sim, a caminhada é um ótimo exercício para quem procura queimar calorias! É indicado para todas as idades. A caminhada emagrece por ser um exercício aeróbico e porque trabalha vários grupos de músculos ao mesmo tempo, promovendo assim uma ótima queima de calorias.  O indicado é caminhar no mínimo três vezes por semana, de 45 minutos a uma hora. Basta esse pequeno começo para que você deixe de vez o sedentarismo de lado! Com o tempo vale a pena investir mais tempo na caminhada e aumentar aos poucos a intensidade, de forma que logo o Cooper seja praticado. Com isso os quilinhos a mais sumirão rapidinho! Com meia hora de caminhada é possível queimar até 200 calorias.

Quais as vantagens e benefícios?

  • A caminhada melhora a circulação do corpo, principalmente das pernas.
  • Melhora a oxigenação do sangue, pois exige que você controle sua respiração e inspire uma quantidade maior de ar. Isso acaba por deixar o pulmão um órgão mais eficiente.
  • O impacto dos pés no chão aumenta os estímulos para aumento de massa óssea, prevenindo a osteoporose.
  • O corpo libera grande quantidade de endorfina durante a caminhada, causando uma sensação de bem estar e prevenindo contra a depressão.
  • Caminhar faz com que seu cérebro fique ativo e produza adrenalina, de forma que você fique disperso e sem sono.
  • Os hormônios liberados durante a caminhada que causam a sensação de bem estar evitam o estresse e a ansiedade, o que ajuda a evitar a alimentação desnecessária e em horários inapropriados.
  • Ajuda a controlar a pressão sanguínea, prevenindo infartos, derrames e doenças do coração.
  • A caminhada ajuda o corpo a produzir insulina, o que faz dela o exercício ideal para quem tem diabetes.

 

caminhada

Caminhar em jejum: Pode ou não pode?

Esse é um assunto polêmico e cheio de controvérsias. Há profissionais da saúde que apoiam, na justificativa de que exercícios aeróbicos em jejum queimam gordura. E há os que não aprovam, afirmando que ao invés de queimar gordura, o organismo queimará apenas massa magra. O que podemos dizer: pode ajudar a emagrecer, mas depende da situação. O aeróbico em jejum pode queimar mais calorias e sumir com aquela gordurinha indesejada que normalmente você não consegue perder. Porém, a caminhada em jejum queima menos calorias ao longo do dia e pode deixá-lo sem energia devido ao grande esforço que você fará. Isso vai depende do corpo de cada praticante de exercícios, cada um se adapta de um jeito.

Dicas para caminhada

  1. Caminhe de forma um pouco mais rápido do que você andaria normalmente. Isso ajudará a queimar um número bem maior de calorias.
  2. Procure caminhar em diferentes lugares e diferentes terrenos. Alguns lugares exigirão um esforço maior de você e você se acostumará a manter seu ritmo em todos. Isso ajudará a emagrecer.
  3. Caminhe todos os dias que for possível! Quanto mais caminhada, mais peso perdido.
  4. Troque os elevadores e escadas rolante por escadas normais: Os degraus não só te ajudam a queimar calorias, como também tonificam os músculos, deixando-os fortes.
  5. Escolha um horário para caminhada e o mantenha fixo, dessa forma seu organismo se adaptará melhor ao exercício.
  6. Preste atenção em sua respiração durante os exercícios, respirando de forma controlada e seguida, seu cansaço será muito menor.

Confira este vídeo com excelentes dicas de alongamentos para fazer antes de começar a caminhar:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment