Varizes

Varizes

As varizes são inimigas da maioria das mulheres, elas são veias que se dilatam e ficam visíveis, apesar de poder aparecer em qualquer lugar elas aparecem com mais frequência nas pernas e nos pés, o que faz com as mulheres a temam.

Na maioria dos casos as varizes podem ser preocupações estéticas, pois elas não influenciam diretamente na saúde, mas existem tipos mais graves das varizes e que devem ser tratados para não causar danos futuros. O tratamento das varizes depende do tipo delas, mas o tratamento pode ser mais simples como auto cuidados ou até mesmo procedimentos para remover as veias.

Tipos de Varizes

Tipo 1: Varizes que são problemas estéticos.

As varizes do tipo 1 ou IVIPE ( insuficiência venosa de importância predominante estética) são as varizes que não causam danos diretamente a saúde, mas por terem maior ocorrência nas pernas e nos pés incomoda muitas mulheres. As varizes do tipo 1 ou os vasinhos como são popularmente conhecidos são pequenas veias da pele que a espessura de um fio de cabelo. Elas são avermelhadas e apresentam vários formatos, desde pequenos riscos até grandes círculos na pele. Podem ser encontras nas pernas, coxas, glúteos e em alguns casos nas costas. Embora não seja um problema de saúde no curto prazo, ainda é uma doença e em alguns raros problemas podem acontecer, como sangramentos.

Tipo 2 Varizes que são tanto um problema estético quanto um problema funcional.

As varizes do tipo 2 são as conhecidas como IVIFE  (Insuficiência Venosa Funcional e Estética). Esse tipo é uma doença que envolve alguns riscos e problemas para o paciente, e por isso deve ser tratada, entretanto, pode estar presente também a preocupação estética. Neste caso os dois problemas devem ser considerados, a doença e a estética. Durante o tratamento o médico deve corrigir a doença, mas também utilizar técnicas estéticas para melhorar a aparência da pele do paciente. Este tipo de varizes é muito frequente, e são utilizadas em seu tratamento as técnicas estéticas e funcionais, para que a doença seja corrigida e ao mesmo tempo um resultado estético seja também obtido.

Tipo 3 Varizes são um problema de saúde, mas ainda não apresentam complicações.

As varizes do tipo três ou IVFA (Insuficiência Venosa Funcional Assintomática) é um problema mais de saúde do que estético e em alguns casos as varizes podem atingir grandes dimensões antes de apresentar complicações. O tratamento, neste caso é voltado mais para as questões funcionais da doença venosa, embora os cuidados com manchas e cicatrizes sempre sejam tomados pelos médicos.

Tipo 4: As varizes são um problema de saúde e apresentam complicações

As varizes do tipo 4 apresentam complicações como Tromboflebites, as Úlceras de perna, as Hiperpigmentações, o Eczema Venoso, as Hemorragias, a Fibrose, a Dermatite Ocre, as Infecções e o quadro de Dor, e a Embolia de Pulmão. Geralmente o problema está presente há anos sem tratamento, e já apresenta complicações. Neste caso, o médico deve se concentrar mais na questão da doença, que é muito grave podendo causar sérias restrições para o paciente.

Tratamento das Varizes

A maioria dos casos as varizes tem tratamentos simples como medidas de autocuidado como:

  • Exercício físico
  • Emagrecimento
  • Evitar o uso de roupas apertadas
  • Elevar as pernas sempre que possível
  • Evitar longos períodos em pé ou sentado.

As Cirurgias são individualizadas para cada pessoa: pode-se usar a cirurgia convencional, laser, radiofrequência, espuma eco guiada ou mini cirurgia com anestesia local, de acordo com a evolução da doença. Por isto recomenda-se cuidar o mais precoce possível para que o tratamento seja o mais simples.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment