Roacutan

Roacutan

Quem te problemas com acne já ouviu falar do Roacutan, nome comercial da isotretinoína, uma droga indicada para o tratamento da acne severa. Este medicamento é muito eficiente contra cravos e espinhas, porém deve ser usado com acompanhamento médico, pois pode apresentar sérios efeitos colaterais.

O que é roacutan e como ele age

O Roacutan é um dos mais conhecidos remédios para o tratamento de cravos e espinhas. Ele age diretamente nas causas da acne, provocando contração das glândulas sebáceas consequentemente uma redução significativa da produção de sebo, que e a oleosidade da pele e que provoca as espinhas e os cravos. Com a diminuição da oleosidade a proliferação da bactéria propionibacterium acnes é inibida, essa bactéria é a responsável pela inflamação que origina as espinhas, e uma vez inibida as espinhas desaparecem.

Indicação de uso do Roacutan

O Roacutan é indicado para o tratamento de acnes (nódulo-cística e conglobata e acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a terapêuticas anteriores (antibióticos sistêmicos e agentes tópicos), porém os dermatologistas só o indicam em casos em que vários tratamentos já foram tentados antes. Dificilmente um dermatologista já inicia o tratamento diretamente com ele, a não ser que seja um caso muito grave de acne.

O Roacutan pode ser encontrado em várias farmácias, mas só é vendido com prescrição médica, por ser uma medicação fortíssima. Por ter um valor médio a alto, em alguns casos é possível conseguir o roacutan de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS), porém a pessoa deve apresentar um caso serio de acne e provar que não tem condições de manter o tratamento.

Restrições de uso do Roacutan

Por ser uma droga muito forte existem algumas restrições para o uso do roacutan:

Mulheres que estão gravidas ou amamentando não podem tomar Roacutan, inclusive, os médicos exigem que se assine um termo de que durante o tratamento e um ano após, a mulher não irá engravidar.

Homens também devem esperar 1 ano após o tratamento para terem filhos.

Se você tem ou já teve problemas no fígado, terá de fazer uma série de exames para verificar como está sua função hepática, pois o Roacutan ataca o fígado e pode potencializar problemas existentes. Os exames de sangue medirão alguns parâmetros, como glóbulos vermelhos e brancos, colesterol, triglicérides e funções hepáticas.

Se você tem o colesterol ou os triglicerídios altos, o médico pedirá que você os baixe antes de iniciar o tratamento, pois o Roacutan pode aumentar esses níveis e trazer problemas ao pâncreas se já estiverem altos.

Efeitos colaterais do Roacutan

O roacutan é um dos melhores remédios para tratamento de acne, porém ele possui alguns efeitos colaterais como a secura dos lábios, cabelos, pele e olhos são um dos efeitos colaterais mais comuns e ocorrem com quase todos os pacientes. Por isso é bom usar diariamente hidratantes e colírios para evitar lesões. Outros efeitos colaterais são:

  • Sangramento no nariz.
  • Coceira.
  • Dor muscular, principalmente após atividades físicas.
  • Elevação do colesterol
  • Elevação dos triglicerídeos

 

Confira o relato na Nina, do blog Nina Secrets sobre o uso do Roacutan!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment