Reconstrução capilar: O que é? Veja receitinhas caseiras!

Reconstrução capilar: O que é? Veja receitinhas caseiras!

Para ter cabelos bonitos, fortes e saudáveis é necessário muito mais que apenas lavar e pentear, mas também não precisa gastar muito tempo no salão de beleza e nem gastar muito dinheiro para ter os cabelos que você sempre quis.

Muitas mulheres já incluíram a hidratação na rotina de tratamento dos fios, mas cada produto e cada tratamento oferece benefícios diferentes, e se os seus cabelos estão danificados, sem vida, quebradiços, elásticos e danificados, o tratamento ideal é a reconstrução capilar.

No artigo de hoje vamos falar o que é a reconstrução capilar, como fazer, dar receitas caseiras para você fazer a reconstrução capilar em casa e indicar os melhores produtos para cada tipo de cabelo.

O que é?

A reconstrução capilar é um tratamento que promete devolver a vida aos cabelos, reestruturando as três camadas dos fios: a cutícula,  o córtex e a medula.

Como fazer Reconstrução capilar?

A reconstrução capilar geralmente é feita com shampoo anti-resíduo e queratina, para repor a queratina que os fios perdem com o uso de chapinha e produtos químicos para pintar e alisar, por exemplo.

É importante dizer que os fios são compostos de 90% de queratina, e que com as cutículas abertas (a camada mais externa dos fios), essa queratina se perde, junto com água e outros nutrientes, o que deixa os fios fracos, quebradiços e sem vida.

Veja o passo-a-passo da reconstrução capilar:

  • Passo 1: Lave os cabelos com o shampoo anti-resíduo e  enxágue bem. Retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha.
  • Passo 2: Aplique a queratina nos fios e deixe agir por 10 minutos ou conforme a orientação no rótulo do produto que você escolheu.
  • Passo 3: Enxágue os cabelos até retirar totalmente o produto dos fios, e retire o excesso de água com uma tolha.
  • Passo 4: Aplique a máscara reconstrutora em toda a extensão dos cabelos, coloque uma touca e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem.
  • Passo 6: Finalize com um silicone, ou um leave-in com silicone.

reconstrução capilar caseira

Receitas de reconstrução capilar caseira

Se você quiser fazer a reconstrução capilar em casa, anote essas receitas caseiras.

Shampoo anti-resíduo caseiro

Se você quiser economizar com o shampoo anti-resíduo ou tiver dificuldade de encontrar esse produto perto da sua casa, experimente fazer essa receita caseira super simples, rápida e barata:

Misture 2 xícaras de chá de água morna com 2 colheres de sopa de bicarbonato. Faça uma pasta e coloque nos cabelos após a lavagem normal. Deixe agir por 5 minutos e enxague normalmente antes de passar para o procedimento da reconstrução.

Reconstrução capilar com ovo

Compre uma queratina líquida ou em gel, separe a clara de um ovo e junte a 2 colheres (sopa) de óleo de coco, 1 colher de mel, 1 colher de azeite de oliva extra virgem e 1 colher da máscara reconstrutora de sua preferência.

Repita os passos 1, 2 e 3 que ensinamos no início do texto, e enquanto deixa a queratina agindo, prepare a receita:

  •  Bata a clara de ovo até ficar em ponto de neve;
  •  Acrescente o óleo de coco, o azeite, o mel e a máscara;
  •  Misture bem até obter uma mistura bem homogênea;

Aplique a mistura por cima da queratina mecha por mecha. Coloque uma touca e deixe agir por 15 minutos. Enxague bem e finalize com um condicionador.

Reconstrução capilar com leite

O leite também é rico em vitamina B e pode ser acrescentado à receita acima (reconstrução capilar com ovo) para otimizar ainda mais os resultados. Use 3 colheres (sopa) de leite na receita.

Reconstrução capilar com gelatina

Você vai precisar de 2 colheres de creme de hidratação, 1/2 pacote de gelatina sem sabor incolor e 1/2 xícara(chá) de água fervente.

Misture a gelatina na água fervente até dissolver. Espere esfriar um pouco e acrescente seu creme de hidratação, misturando bem.
Depois de lavar o cabelo com o shampoo anti-resíduos, aplique esse creme e deixe agir por cerca de 40 minutos. Enxague e finalize com o condicionador de sua preferência.

Produtos para reconstrução capilar

Na hora de escolher os produtos para reconstrução capilar, olhe no rótulo para ver se a composição deles inclui os nutrientes necessários.

Além do shampoo anti-resíduo, que você pode fazer em casa ou comprar em qualquer farmácia, você vai precisar de queratina, que pode ser em gel, líquida ou em creme, máscara reconstrutora, que deve ser rica em proteínas, aminoácidos e queratina, e para finalizar, compre um óleo reparador ou silicone.

Com que frequência fazer a reconstrução capilar?

Alguns especialistas recomendam fazer a reconstrução capilar uma vez por mês, mas essa freqüência pode variar de acordo com o aspecto dos fios.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment