Ombré hair

Ombré hair

Das tendências capilares que chegam ao Brasil, uma que faz muito sucesso até hoje é o ombré hair. O modo de clarear as mechas de forma a construir um degradê suave conquistou a cabeça de muita gente, que adotou essa técnica como modo permanente de estilização do cabelo e deu lugar à várias outras tendências: ombré lips, ombré nails… Para saber mais, continue a ler.

O que é?

As mechas ombré consistem em uma técnica de clareamento dos cabelos. Usando descolorante e/ou coloração de cabelo, o objetivo é deixar a raiz na cor natural do cabelo e fazer com que ele vá clareando cada vez mais até as pontas, suavemente. O resultado são mechas iluminadas, que também irão iluminar naturalmente a complexão de quem adota esse estilo. O nome vem do francês, e quer dizer “cabelo sombreado”.

O mais interessante do ombré é que ele é bastante democrático, combinando com todas as cores de cabelo e diferentes texturas, podendo ser feito no cabelo liso, cacheado, ondulado ou crespo e ainda oferecer um resultado diferente, mas igualmente bonito e bem acabado.

O sucesso do ombré no Brasil se deve, principalmente, à repaginada que o loiro ganhou nos últimos anos. A tendência atual não é buscar uma cor totalmente uniforme e artificial, mas misturar mechas de diferentes tonalidades dando profundidade à cor e um efeito mais natural, como o cabelo naturalmente loiro.

Embora o nome geralmente dê uma ideia de que as mechas começam a clarear apartir dos ombros, não funciona bem assim: tudo tem que ficar de acordo com o tamanho e textura do cabelo. Num cabelo mais longo, por exemplo, o clareamento é feito ao redor do rosto e depois dos ombros, enquanto um cabelo mais curto tende a ser clareado apartir das orelhas.

Ombré X Californianas

Ambas são técnicas de clareamento que buscam mudar totalmente o visual, mas cada uma tem suas peculiaridades. As mechas californianas forma inspiradas nas surfistas da Califórnia, que usavam o mesmo bloco de parafina que estavam aplicando nas pranchas nos cabelos, procurando protegê-los do sol e da água do mar. Em contato com a luz, o que acontecia era uma oxidação das pontas do cabelo, deixando-as bem mais claras que o restante. A diferença principal é que o ombré é mais suave e as californianas garantem um ar mais praiano.

Como é feita?

Tudo depende da cor natural do cabelo. Cabelos naturalmente claros tendem a clarear mais e bem rapidamente quando utilizando tinturas ou descolorante quando comparados com o cabelo escuro. Depois de escolhida a cor que você quer atingir, todo o segredo vai resultar na aplicação do produto. As pontas recebem uma maior quantidade, enquanto o meio do cabelo recebe uma quantidade bem pequena. No final, se o degradê não acontecer de forma suave, o cabeleireiro pode utilizar uma tintura da cor natural do seu cabelo para “esfumar” até atingir o efeito ideal.

Antes de realizar o procedimento é interessante observar a condição atual do cabelo, que deve estar saudável e sem procedimentos químicos anteriores. A manutenção é realizada quando o cabelo cresce e é cortado, “subindo” o clareamento.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment