Óleo de Rícino: Para que serve? Quais os benefícios?

Óleo de Rícino: Para que serve? Quais os benefícios?

O óleo de rícino é um importante aliado na vida das pessoas e possui várias utilidades, ele é extraído a partir das sementes de mamona, além de ser rico em ácido ricinoleico e seus efeitos voltados para a medicina já vem desde a antiguidade, pois já no antigo Egito, a mamona era usada devido os seus poderes antioxidante e anti-inflamatório.

Leia nesse post tudo sobre o óleo de rícino e tire suas dúvidas.

Para que serve o óleo de rícino?

Apesar de possuir um sabor forte, e pouco atraente, o óleo de rícino é usado no auxílio do tratamento de diversos males sérios, como:

  • Mal de Parkinson
  • Esclerose múltipla
  • Paralisia cerebral
  • Artrite e reumatismo

Essas doenças são graves e precisam de um acompanhamento médico, mas entre os remédios da medicina popular, o óleo de rícino funciona como um complemento aos tratamentos passados pelos especialistas.

Outro uso muito comum do óleo de rícino é como um laxante natural, pois ele tem como função reter água no intestino. Isso acaba por provar uma irritação da mucosa, provando assim um esvaziamento do intestino.

Mas o que algumas pessoas não sabem é que o óleo de rícino também pode ser um importante aliado nos tratamentos estéticos, ajudando a se livrar daquelas terríveis espinhas, verrugas, dermatites, e até mesmo queda de cabelo.

Benefícios

Algumas descobertas com relação aos benefícios do óleo rícino são recentes, mas a prova de que ele é usado há muito tempo está justamente nesse fato histórico dos egípcios, mesmo com as suas limitações da época.  Veja as vantagens de usá-lo:

  • Hidrata os cabelos
  • Combate a caspa
  • Combate a acne
  • É um cicatrizante natural
  • Melhora a pele ressecada e inibe o envelhecimento dela
  • Evita a queda de cabelo
  • Acaba com a oleosidade excessiva do couro cabeludo

O óleo de rícino pode ser usado no cabelo, barba, sobrancelha?

A resposta é sim, o óleo de rícino é um importante aliado dos cabelos e do couro cabeludo, podendo ajudar a combater problemas como barbas e sobrancelhas ralas, cabelos sem brilho, com pontas duplas e enfraquecidos. Saiba como:

  1. Engrossar o cabelo: Muitas vezes as pessoas têm os cabelos tão finos que acabam por deixá-los enfraquecidos e sem vida, o óleo de rícino possui em suas propriedades o ômega 6 e 9, ambos ingredientes ajudam a formar fios mais fortes, ajudando também no seu crescimento.
  2. Hidratação e brilho: O óleo de rícino também pode ser misturado ao condicionador normal (algumas gotas). Assim você transforma ele em um potente creme hidrante para os cabelos. Para deixar os fios com mais brilho, basta aplicar no cabelo massageando, enrolar com uma toalha e deixar agir por cerca de meia hora, em seguida lavar com o xampu recomendado para cada tipo de cabelo.
  3. Pontas duplas: Outro pesadelo de muitas mulheres são as pontas duplas, elas são capazes de comprometer o visual de qualquer pessoa. Para elas, basta aplicar algumas gotas nas pontas meia hora antes de lavar os cabelos. Quando esse processo é feito regularmente, as pontas ressecadas serão tratadas e os cabelos voltaram a ter mais vida e beleza.

Valor

O preço do óleo de rícino é surpreendentemente barato. Você não encontrará ele por mais de R$ 30,00, tendo valores mínimos de até R$ 5,00. É extremamente acessível e seu valor só varia dependendo da marca e alguns adicionais, como por exemplo, se você quiser um óleo com sabor para evitar seu gosto amargo.

Onde comprar

As maiores farmácias do Brasil oferecem uma gama de variedade do óleo de rícino, desde os mais baratos até os com sabores diferenciados, porém todos extremamente eficientes.

Você pode comprá-lo diretamente nas lojas físicas, ou caso já precise comprar outro medicamento na farmácia, pode pedi-lo pela internet. Assim você só paga por um frete e com a entrega rápida recebe seu produto em casa sem esforço e burocracia alguma.

A Drogaria Araújo possui uma variedade maior desse óleo e preços bem baratinhos, confira clicando no botão abaixo:

oleo de ricino araujo

Caso não tenha encontrado um que te agrade, pode conferir também pela Drogaria Onofre, outra grande farmacêutica já consolidada em todo o país, veja:

Botão onofre oleo de ricino

Como usar o óleo de rícino?

Você pode usá-lo para diversos objetivos, portanto, a maneira de usar irá variar dependendo do seu fim. No cabelo, por exemplo, para acelerar seu crescimento, você pode fazer uma massagem capilar no couro cabeludo e deixá-lo agir por 2 horas ou mais. Assim você aquece o couro e ativa a circulação sanguínea, consequentemente fazendo os cabelos crescerem mais rápido.

Já para a sobrancelha ficar mais volumosa, você pode aplicá-lo com um cotonete e deixar por apenas 30 minutos, fazendo isso uma vez por semana. No fim, lave com água morna e sabonete neutro.

Para uma limpeza de pele, o ideal é aplicá-lo toda vez que for retirar sua maquiagem. Para rejuvenescer o rosto, você pode dormir com uma fina camada do óleo na pele. Isso inibirá as linhas de expressão por sua ação anti-inflamatória.

Combate a celulite?

E por falar em tratamentos estéticos, o óleo de rícino também pode ser usado para combater as temíveis celulites. Basta aplicar diretamente na área afetada, e massagear com alguma força, esperar agir por alguns minutos e retirar. É importante manter uma certa frequência no tratamento que os resultados possam ser percebidos mais rapidamente.

E você? Já usou o óleo de rícino? Conte pra gente nos comentários como foi a sua experiência!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment