Especial Cirurgia Plástica: Lipoaspiração

Especial Cirurgia Plástica: Lipoaspiração

 

As gorduras localizadas são alvo de reclamações constantes pela maioria das pessoas e que em muitos casos não são eliminadas mesmo com uma dieta saudável e rotinas de exercícios físicos regular. Com isso, é grande o número de pacientes que se submetem à lipoaspiração, porém como qualquer cirurgia plástica possui riscos e benefícios. Conheça mais sobre a lipoaspiração e se vale a pena para o seu caso.

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica de cunho estético que visa a remover a gordura localizada de regiões como o abdômen, coxas e braços. Esse procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico especializado.

A lipoaspiração visa a dar ao paciente um novo contorno corporal, mas não auxilia na perda de peso e não deve ser feita com o intuito de combater a obesidade.

Como é feita a lipoaspiração?

Na lipoaspiração o paciente é sedado com anestesia local, geral ou peridural, dependendo da extensão corporal que será submetida ao procedimento.

O cirurgião introduz na pele do paciente cânulas que chegam até o tecido adiposo, camada que fica abaixo da pele, e essas cânulas aspiram a gordura localizada através de um sistema de vácuo. O procedimento costuma durar 4 horas.

Pós-operatório

Durante o pós-operatório o paciente deve utilizar a cinta modeladora que irá ajudar a definir a região e diminuirá o inchaço provocado pela cirurgia. Atividades físicas devem ser suspensas por 1 mês e o retorno deve ter acompanhamento médico.

É recomendado que o paciente repouse por 1 semana, podendo voltar à sua rotina normal após esse período, desde que de forma leve.

lipoaspiração

Benefícios da lipoaspiração

Ao submeter-se à lipoaspiração o paciente se verá livre da gordura localizada que não é eliminada com dietas e exercícios, melhorando sua autoestima e imagem corporal.

Além disso, as chances de desenvolver gordura localizada nas regiões que passaram pelo procedimento novamente são mínimas, já que as células de gordura estarão em número menor.

Riscos da lipoaspiração

Quando feita com um cirurgião plástico que não é especialista no procedimento, a lipoaspiração pode oferecer diversos riscos à saúde, já que a quantidade de gordura aspirada deve ser medida com atenção.

Um dos riscos mais comuns de uma lipoaspiração mal feita são os hematomas escuros que podem aparecer na pele, causando incômodo. Além disso, a região lipoaspirada pode apresentar flacidez tornando necessário ao paciente se submeter a sessões de lifting. Outro grande problema é a perda de sensibilidade que pode ser causada por lesões nos nervos periféricos. Se o paciente não fizer o uso correto da cinta, ainda pode apresentar acúmulo de líquido, apresentando inchaço na pele.

Quando feita por um cirurgião inexperiente, as cânulas utilizadas para aspirar a gordura localizada podem acabar perfurando órgãos, o que pode levar a óbito. Irregularidades na pele também podem aparecer se as cânulas não forem utilizadas corretamente. Em alguns pacientes é necessária a prescrição de anticoagulante, pois sem esse medicamento pode haver formações de coágulos na pele, podendo também levar a óbito.

Realizando a lipoaspiração com um cirurgião plástico especialista no procedimento com registro no Conselho Regional de Medicina e seguindo corretamente as orientações do médico no pós-operatório a cirurgia poderá trazer apenas benefícios para você. Porém é importante estar alerta aos riscos e conversar com o profissional se essa é realmente a solução para o seu caso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment