Escova progressiva, como funciona?

Escova progressiva, como funciona?

A busca por um cabelo bonito é uma constante entre muitas mulheres, que enxergam na escova progressiva uma forma de manter os cabelos sempre lisos. Se esse é o seu desejo, descubra como a escova progressiva funciona e saiba como ela pode te ajudar a conseguir o visual dos seus sonhos.

Como funciona a escova progressiva?

A escova progressiva é um tratamento químico que visa a deixar os cabelos lisos por um determinado período de tempo. Para se atingir o objetivo, começa-se lavando o cabelo com um xampu antirresíduos, deixando-o completamente limpo.

A seguir, é aplicado o produto da escova progressiva, que começa a agir na fibra capilar, remodelando sua estrutura – isso é o que leva ao aspecto liso do fio. Em seguida, o cabelo é secado e escovado com a ajuda de um secador e, na sequência, passa-se a chapinha mecha a mecha.

A maioria dos produtos de escova progressiva é ativada pelo calor e por isso a etapa de finalização é tão importante, pois é a responsável por fechar a cutícula dos fios. Dependendo do método, devem-se ficar alguns dias sem lavar os cabelos.

Cada cabelo, um efeito

Apesar de prometer cabelos lisos, a escova progressiva, naturalmente, não funciona de maneira igual para todos os cabelos, já que há cabelos mais ou menos crespos e mais ou menos protegidos.

Assim, cabelos totalmente virgens possuem uma camada de proteção maior, o que impede que as moléculas químicas penetrem na cutícula dos fios. Por isso, o efeito da escova progressiva pode ser menor em cabelos que não passaram ou que passaram por pouca química.

Além disso, cabelos mais crespos tendem a possuir um resultado menos liso do que os meramente ondulados, já que é preciso uma modificação de estrutura muito maior. Por isso, o resultado da escova progressiva varia para cada pessoa.

Escovas progressivas não são todas iguais

Além disso, não existe um único produto de escova progressiva, já que há diversos produtos com composições, princípios ativos e resultados diferentes. Assim, não ache que uma escova progressiva, uma escova definitiva e um botox capilar se tratam exatamente da mesma coisa, já que são técnicas diferentes.

Em geral, entretanto, o resultado tende a ser o mesmo, que é o de cabelos lisos ou com menos volume, mas é importante escolher o correto para você.

Atenção ao formol

O mais importante, entretanto, ao fazer uma escova progressiva é ter a certeza de que o produto não contém formol, substância proibida pela ANVISA. Além de poder causar alergias e irritações no couro cabeludo, o uso de formol pode levar à queda de cabelos e, embora não comprovado, há chances de aumentar a probabilidade do aparecimento de câncer em longo prazo.

Assim, certifique-se de escolher um profissional de confiança e confirme que os produtos não possuem formol em sua composição.

Avaliação do cabelo é necessária

Além disso, é preciso que o cabelo passe por uma avaliação antes de ser realizada a escova progressiva, já que cabelos muito danificados ou fragilizados não podem passar pelo procedimento.

Cabelos que passaram por químicas recentes também não devem ser submetidos à escova progressiva, já que existe a chance de ocorrer um corte químico, ou seja, os elementos químicos reagem e levam a uma queda do cabelo.

Dessa forma, sabendo como funciona a escova progressiva você ficará muito mais segura para realizar o procedimento. Escolha, entretanto, um profissional de confiança para garantir a qualidade do resultado final.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment