Cirurgia plástica pelo SUS: Saiba como conseguir

Cirurgia plástica pelo SUS: Saiba como conseguir

Muita gente acha que cirurgia plástica é coisa de rico e só associa à vaidade e à estética. Essas pessoas se esquecem que também existem vários tipos de cirurgia plástica funcional ou reparadora, que ajudam a melhorar a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que passam por esse procedimento. Graças à lei 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, foi criado o chamado “plano de referência”. Ela obriga as empresas a darem cobertura de todos os procedimentos médicos citados no “Rol de Procedimentos”. Vários tipos de cirurgia plástica estão nesta listagem, mas com os planos de saúde cada vez mais caros, muitas pessoas preferem esperar para fazer pelo SUS. No artigo de hoje vamos falar da cirurgia plástica pelo SUS e como conseguir fazer a sua. Confira:

Quais cirurgias plásticas são feitas pelo SUS?

As cirurgias plásticas reparadoras cobertas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) são feitas em: hospitais-escola, hospitais públicos e hospitais universitários de forma gratuita. Os casos mais frequentes são:

  • Reconstrução mamária após remoção do seio com câncer, que é obrigatório ao SUS pela lei federal nº 10.223 (15/05/2001);
  • Fenda palatina. Este é um problema genético que causa uma deformação na região da boca e no nariz da pessoa;
  • Crianças com lábio leporino. Essa condição parece com o da fenda palatina e pode atingir até os dentes e a gengiva;
  • Queimaduras que levaram a deformações;
  • Redução de estômago (bariátrica);
  • Abdominoplastia para remoção de excesso de pele após cirurgia do estômago;
  • Mudança de sexo. Essa é feita em mulheres que não se identificam com o corpo que têm, modificando os órgãos genitais e os seios;
  • Laqueadura e vasectomia;
  • Orelhas de abano;
  • Catarata;
  • Hiperhidrose (suor excessivo)
  • Gigantomastia. Também conhecida como cirurgia de redução da mama, para o caso de mulheres que têm os seios muito grandes
  • Deficiência ou deformidades no rosto.

É importante verificar se o Estado ou município que você mora tem uma legislação específica que fale sobre esse assunto, para saber que tipo de cirurgia plástica os hospitais cobrem ou não. No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, mulheres que ficaram com sequelas físicas decorrentes de ataques sexuais também podem fazer cirurgias plásticas reparadoras pelo SUS.

Cirurgia plástica pelo SUS

Posso fazer uma cirurgia plástica estética pelo SUS?

Sim. Apesar de a lei só falar de cirurgias plásticas reparadoras e funcionais, cada instituição é responsável por analisar cada caso e aprovar ou não. Então, se os profissionais de um hospital avaliarem um pedido de cirurgia plástica estética e acreditarem que seja algo necessário para que a vida do paciente retome a normalidade, e não apenas por vaidade, a cirurgia plástica estética pode ser aprovada sim.

Como conseguir fazer uma cirurgia plástica pelo SUS?

Se você tem algum problema que citamos anteriormente e precisa fazer uma das cirurgias plásticas para ter mais qualidade de vida, aumentar a sua autoestima e a sua vida voltar ao normal, precisa procurar um posto de saúde perto da sua casa e marcar uma consulta para pedir uma avaliação do seu caso. O médico vai te examinar e pode até te encaminhar para um psicólogo ou assistente social antes de tomar uma decisão. Caso você se encaixe nos requisitos, ele te encaminhará para a fila de espera do SUS.

Se o hospital da sua cidade ou município não fizer o tipo de cirurgia que você precisa, mas você tiver o direito de fazer, você deve pedir um encaminhamento para o hospital público da cidade mais próxima que faça esse procedimento.

Quem pode fazer uma cirurgia plástica pelo SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS) prioriza:

  • os casos de nascença
  • casos que a pessoa corre risco de morte
  • casos de doença mais grave
  • e mulheres que passaram pelo câncer de mama.

A preferência é de pessoas que não tenham condições financeiras para fazer esse procedimento em clínicas particulares.

Cirurgia plástica pelo SUS

Que documentos preciso apresentar?

A documentação exigida para fazer uma cirurgia plástica pelo SUS pode variar de acordo com o local. Geralmente é exigido o documento de identidade, o cartão do SUS e o encaminhamento médico.

Quanto custa uma cirurgia plástica pelo SUS?

Para fazer uma cirurgia plástica pelo SUS você não precisa pagar nada. A cirurgia é sem custo nenhum pro paciente. Por conta disso, a fila de espera costuma ser grande e dependendo do seu caso, pode demorar bastante para agendar a cirurgia, mas vale a pena.

Talvez você também se interesse por nossos textos sobre: Gengivoplastia, Lipospiração e Silicone nos seios.

Gostou das nossas dicas e informações? Deixe seu comentário!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

24 thoughts on “Cirurgia plástica pelo SUS: Saiba como conseguir

  1. Simone Rodrigues de lima

    - Edit

    Reply

    Gostaria de fazer pois minha alto estima acabou minha barriga quebrou e tem bastante pele tenho até vergonha do meu esposo oque faço se o médico nem olhou e negou meu encaminhamento só vivo triste e com vontade de chorar por isso tenho até vergonha de me olhar no espelho o médico do posto nem me examinou e disse que e estética que eu tenho que pagar não tenho dinheiro estou desempregada oque faco

  2. CARLOS UILES SILVA DOS SANTOS

    - Edit

    Reply

    EU MIM XAMO CARLOS UILESSILVA DOS SANTOS PRECISO DE FASE UMA SIRUGIA PLASTICA DO NARIS E QUERO FICA NA FILA DE ESPERA PARA COMSEGUI A SIRUGIA MEU CONTATO E PARA RECADO E 33980692 OU 86030726 TENHO A FE EM DEUIS QUE VOU COMSEGUI

  3. Bom dia,gostaria de saber,se tenho problema com sobrepeso, e emagrecer e ficar com exesso de pele,eu consigo uma cirurgia depois SUS?

  4. Eu fiz uma mastectomia total e esvaziamento axilar da mama direita. Como retirou toda pele vou precisar pegar em outra região do meu corpo.
    Teria como além de reconstruir a mama direita e fazer a simetria da mama esquerda, eu poderia conseguir uma abdominoplastia pra conseguir pele suficiente pro seio?

  5. BOM DIA SOU ALESSANDRA TENHO 30 ANOS ESTOU SOFRENDO MUITO DE DOR NA COLUNA PESCOÇO PERNAS MOTIVO MEU SEIO E MUITO GRANDE ESTOU ESPERANDO O ENCAMINHAMENTO DO POSTO DE SAÚDE CHEGAR JÁ É A TERCEIRA VEZ QUE EU PEÇO E VOLTA FALANDO QUE O HOSPITAL NÃO FAZ E EU LIGO PARA O HOSPITAL E ELES DIZEM QUE FAZ NÃO SEI MAIS OQUE EU FAÇO

  6. Nilvânia Barbosa da Silva

    - Edit

    Reply

    Olá, tenho 48 anos de idade e sou mãe de 04 filhos, e a 19 anos fiz uma cirurgia de Histerectomia e desde então o meu abdômen ficou enorme, flácido e caído e pra que não fique ainda maior e pior tenho que tomar Medicamentos pra emagrecer que não me fazem bem, fico nervosa, irritada,depressiva e cm muita insônia. Tenho muita tristeza quando vou colocar roupas. Por favor peço que me ajudem, não é luxo é de muita necessidade, é questão de saúde mental, pois estou com a minha auto estima péssima, não tenho condições financeiras pra bancar essa é nenhum tipo de cirurgia, portanto a Abdominoplastia passou a ser o meu maior sonho é desejo de realização ???????? Desde já

    agradeço ????????????❤️❤️❤️????????????????????

  7. Ola meu nome e keila tenho 29 anos tenho 4 filhos e sou mãe solteira desde que desmamei meu filho mais novo meus seios acabaram e so pele e isso me deixa muito encomodada mexe com meu autoestima e nao tenho condiçao de pagar uma cirurgia pra colocar silicone esse e meu maior sonho

  8. Boa tarde! Consultei com o médico no posto ele me pediu os exames e estou dentro dos requisitos para fazer mamoplastia pelo SUS!
    Ele me informou que era esperar a ligação, porém, fiquei com dúvidas.
    Devo acompanhar em algum site ou lugar por exemplo? Ele não me informou nem qual hospital séria e nem se de fato já estou na fila de espera, agradeço quem puder esclarecer minha dúvida!

  9. Olá tenho 26 anos e consegui uma vaga pra fazer a mamoplastia redutora porém o médico não quis me operar pois tenho 1.55 de altura e 72 kilos tenho que emagrecer e pesar entre 60 e 65 kilos,isso é mesmo necessário?

  10. Eu tenho dois filhos e amametei os dois e meus seios ficou muito pequenos e caídos já fui no posto de saúde e já pedi o encaminhamento mais já tem dois anos mais ate hj nada meu sonho coloca um silicone neles

  11. Bom dia tenho o caminhamento pra fazer o procedimento pra a cirurgia de mama não foi colocado na fila de espera porque o posto da onde eu moro não faz esse caminhamento .queria muito fazer porque sou baixa e meu sutiã nunca dar certo porque pesa e sempre acaba rápido a alça e sinto dore na costa

  12. Neilsa Penha . Cunha Barbosa

    - Edit

    Reply

    Meu nome é Neilsa 53 anos….estou com tendinite nos ombros porque preciso reduzir mamas …sao grandes e por ocasião da menopausa aumentaram mais ainda e me machucam muito os ombros e coluna. Gostaria e de saber também …se eu posso doar o que retirarem de minhas mamas …o excesso…para alguém que precisa… alguma senhora precisou retire a mama por ter tido câncer. Se for.possivel…quero ser uma doadora de. .tecido mamário.o tenho condições de fazer partícular.. muito caro. Aguardo resposta.

  13. Oiiii me chamo rita karina tenho 38 e tenho muita vergonha pelo gesto que eu fiquei depois que eu tive o meu segundo filho.
    Já fiz tantas dietas e só não dá jeito e na minha barriga o que eu tenho que fazer pra fazer esta cirurgia .

Add Comment