Usos do azeite fora da cozinha: Saiba como adaptá-lo ao seu dia a dia!

Usos do azeite fora da cozinha: Saiba como adaptá-lo ao seu dia a dia!

O azeite já é um velho conhecido das cozinhas de todo mundo. Seus usos no meio culinário são inúmeros, e se você não conhece muito bem basta dar uma vasculhada rápida em sites voltados a receitas que você verá a variedade. Mas a verdade é que o azeite de oliva é ótimo para um monte de coisas que vão muito além dos usos na cozinha! Quer saber mais? Continue a leitura!

Usos do azeite no dia a dia

Reduzir a pressão arterial

O azeite é conhecido por ser um grande aliado na luta pela diminuição da pressão arterial.

Redução da ocorrência de AVC

Estudos indicam que o aumento do consumo de azeite pode reduzir significativamente a probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral.

Diminuir a dor de garganta

Ingerir uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem pode aliviar as suas dores de garganta e ajudar a parar a tosse.

Alivia a prisão de ventre

O azeite também pode ser utilizado como laxante. Se você está com prisão de ventre, tome duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, mas antes certifique-se de que você está ingerindo azeite extra virgem. Se você não quiser consumi-lo diretamente (embora possa ser muito saboroso), adicione um molho leve de azeite extra-virgem para salada. A fibra extra da salada também pode ajudar.

Retira tinta da pele

Aplique uma pequena quantidade de azeite sobre a mancha de tinta em sua pele e esfregue um pouco. Ao limpar o azeite a tinta também sai naturalmente.

Auxilia na redução das rugas

O azeite contém vitaminas extremamente importantes para o organismo, sendo elas: E, K, A e D. Também contém alguns antioxidantes fenólicos e polifenóis extremamente importantes para a saúde da pele. Com essas propriedades, o azeite pode reduzir rugas e prevenir a degeneração das células, ou, em outras palavras, rejuvenesce a pele. Depois de lavar o rosto, você pode usar uma pequena quantidade de azeite de oliva, massageando suavemente a pele. Em seguida, usando uma toalha quente, limpe seu rosto.

Ajuda na hidratação da pele

O azeite é facilmente absorvido pela pele e deixa uma aparência hidratada e jovial. Se a sua pele resseca no inverno, despeje um pouco de azeite de oliva extra virgem na palma da mão e, em seguida, aplique uniformemente sobre a pele.

Esfoliante natural

Misture um pouco de sal ou açúcar com o azeite e massageie suavemente sobre a pele; isto é eficaz para esfoliar. Após a aplicação, deixe descansar por um minuto e, em seguida, enxague com água fria.

Óleo para massagem

Você não precisa de nenhum óleo extravagante ou muito caro para fazer uma massagem. O azeite é o óleo de massagem mais antigo do mundo.

Serve como demaquilante

Ao remover a maquiagem, molhe os dedos com algumas gotas de azeite e massageie suavemente a pele; com sabonete, limpe o óleo e ao mesmo tempo você estará removendo a maquiagem. Você vai sentir seu rosto limpo e hidratado.

Para lustrar os móveis

Depois de umedecer ligeiramente um pano macio com azeite, esfregue-o sobre os móveis para um bom acabamento e polimento. O azeite também manterá a madeira úmida e aumentará sua durabilidade.

Para engraxar sapatos

Se sua graxa para sapatos tiver acabado, não se preocupe! Umedeça um pano macio com azeite e esfregue em seus sapatos, como faria normalmente com a graxa comum.

Para eliminar a caspa

Massageie o couro cabeludo com azeite de oliva e deixe agir por uma noite. Pela manhã, lave o cabelo com xampu e condicionador. Repita o procedimento 3 vezes por semana.

Para tratar acne

prepare uma mistura feita com 3 colheres de sopa de azeite de oliva e 4 de sal marinho, aplique sobre o rosto e deixe atuar durante 2 ou 3 minutos. A seguir, enxágue com água morna e sabonete. Sua pele ficará com os poros limpos e hidratada.

Prevenção da queda de cabelo

prepare uma mistura com 2 ovos e 2 colheres de sopa de azeite de oliva, e aplique-a sobre o couro cabeludo, deixando agir por 40 minutos. Em seguida, lave em água morna com xampu e enxágue com condicionador. Recomenda-se repetir o tratamento 3 vezes por semana.

Alívio da dor de dente

Mergulhe um chumaço de algodão em uma mistura feita com azeite de oliva e cravo-da-índia, aplicando-a sobre a região dolorida. Recomenda-se este tratamento para crianças pequenas e mulheres em período de amamentação.

Manutenção de ferramentas de jardinagem

Passe um pano embebido em um pouco de azeite de oliva em seus utensílios de jardinagem para evitar que acumulem sujeira e enferrujem.

Para eliminar piolhos e lêndeas

prepare uma mistura à base de 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de vinagre e aplique-a sobre o couro cabeludo, deixando agir por 30 minutos. A seguir, passe o pente fino (pente especial para tirar piolhos) no cabelo e enxágue-o com água morna.

Para mais informações assista a este vídeo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment