Tomilho: Tudo que você precisa saber sobre essa erva AQUI!

Tomilho: Tudo que você precisa saber sobre essa erva AQUI!

Você sabe o que é tomilho? Para muita gente esse nome não é nada comum, parece mais uma junção de tomate e milho, não é? Bom, vamos ao que interessa!

O tomilho é um tipo de erva aromática que é muito usado na culinária tradicional, mas que também possui propriedades medicinais em suas folhas, flores e óleo.

Ele é uma erva muita utilizada na culinária mediterrânea, principalmente na francesa, o sabor e o aroma são muito parecidos com o orégano, mas com um pouco mais de suavidade.

Embora o tomilho seja muito usado na culinária ao redor do mundo, no Brasil, ele ainda é pouco utilizado.

No post de hoje, você vai descobrir como utilizar essa erva fina na cozinha ou como uma opção alternativa medicinal. Vamos conferir?

Benefícios do Tomilho

O tomilho é uma erva geralmente consumida via oral, em forma de temperos para pratos ou em forma de chá, para tratar doenças como dor de garganta, bronquites, tosse, cólica, artrite, dor no estomago, gastrite, gases e doenças de pele.

Ele também funciona como diurético, utilizado para tratar infecção urinária e outros problemas relacionados.

Além disso, também é usado como uma abridor de apetite para pessoas que estão com dificuldades para comer.

Devido suas propriedades de cura e cicatrização, algumas pessoas aplicam o tomilho direto na pele para tratar dor de garganta, rouquidão e mau hálito.

Para acabar com os germes da boca, o óleo de tomilho é muito utilizado como enxaguante bocal.

O tomilho também pode ser aplicado direto no couro cabeludo para tratar a calvície e outros fungos e bactérias.

 

tomilho

tomilho contém timol e, junto com outras substâncias químicas, ele é eficaz no tratamento de dental e na prevenção de caries e outros problemas dentais.

Na culinária,  é um alimento com um alto teor nutricional, usado como aromatizante.

Para além da culinária,  ele também é utilizado como aromatizante em sabonetes, perfumes e em cosmético.

No geral, o tomilho é um excelente agente para o sistema imunológico e respiratório, assim também como contribui de boa maneira para o sistema digestivo, nervoso e outros sistemas do corpo.

Por fim,  também possui ação antioxidante, combatendo os radicais livre do organismo e prevenindo o envelhecimento precoce.

Para que serve o tomilho?

Abaixo fizemos uma lista dos principais benefícios dessa erva para nosso organismo.

Dor de garganta

Ele é um antimicrobiano potente e um dos mais eficazes contra a dor de garganta, ele contém carvacrol em sua composição, que é um forte composto de atividade bactericida.

Ajuda na redução da pressão arterial e do colesterol

Segundo um estudo realizado em 2014, o tomilho auxilia na redução da pressão arterial para quem sofre de hipertensão, também foi comprovado que o tomilho ajuda a diminuir os níveis de colesterol do sangue, triglicérides e LDL, enquanto aumenta o nível do bom colesterol, HDL.

Previne intoxicação alimentar e envenenamento

Nos tempos antigos, essa erva era muito usado em caso de envenenamento.

Ele possui propriedades que previnem a contaminação de alimentos e, também, pode ser usado em descontaminação em alimentos já contaminados.

Reduz o estresse

Rico em vitamina B6, que exerce uma função importante nos neurotransmissores do cérebro, que estão ligados aos homônimos do estresse.  Por isso, a ingestão diária dele pode contribuir pela melhora do humor e a diminuição do estresse.

Melhora a visão

Ele é gente oxidante eficaz para à saúde dos olhos, graças a concentração de corotenoides e vitaminas A, que pode prevenir doenças ligadas a visão como catarata, por exemplo.

Faz bem para o coração

O potássio e o manganês presentes no tomilho são de extrema importância para a saúde do coração.  O potássio possui um efeito vasodilatador, diminuindo a pressão arterial.

O uso diário dessa erva  previne derrames, ataques cardíacos e doenças coronarianas.

Chá de tomilho

chá de tomilho

O chá de tomilho é um excelente antibiótico natural, muito usado no combate da bronquite e gripe, além de ser fácil e rápido de ser preparado.

Para fazer o chá, deve-se prestar atenção na proporção de água e tomilho, o recomendado é que ele não fique muito concentrado.

Para uma xícara, utilize duas colheres de chá de tomilho seco e 200 ml de água quente.

Após e infusão, deixe o chá em repouso para esfriar e, se desejar, adoce a gosto.

Não deixe de ler o  texto sobre um chá que proporciona uma série de benefícios ao nosso organismo: Chá de gengibre!

E ai gostou do texto? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment