Tapioca: Ajuda a emagrecer? Aumenta o colesterol? Tem carboidrato? Saiba como preparar!

Tapioca: Ajuda a emagrecer? Aumenta o colesterol? Tem carboidrato? Saiba como preparar!

A tapioca é uma comida brasileira muito típica e que é bem famosa nos estados nordestinos há seculos. Uma farinha feita com base na mandioca, muito utilizada por indígenas e quilombolas e que passou a fazer parte da cozinha das cidades também, com o passar do tempo.

Com a descoberta da tapioca pela região sudeste e sul do país, ela ficou ainda mais popular e, atualmente, praticamente todo mundo já comeu tapioca por, pelo menos, uma vez na vida.

Nos tópicos a seguir você vai ter informações importantes sobre a tapioca. Quais benefícios ela traz para a saúde, algumas formas de preparar essa farinha, entre outros importantes dados que vão te deixar com muito conhecimento a respeito desse rico e importante alimento. Confira!

A tapioca emagrece?

Muitas pessoas iniciam uma dieta com tapioca com o objetivo de emagrecer. Porém, não existe alimento algum que emagrece. Se você come alguma coisa, essa coisa vai se transformar em proteína, carboidrato, ou gordura, dentro do seu corpo, mesmo se for um alface.

Claro que tem alguns alimentos que são chamados de termogênicos que auxiliam o corpo a queimar gordura e açúcar, mas esse não é o caso.

Assim, não emagrece, mas ela engorda menos e é considerada um bom carboidrato, ou seja, te dá energia em vez de gordura. Por isso, ela é muito consumida, pessoas que fazem dietas com baixa ingestão de carboidratos, ingerir algumas vezes na semana é uma ótima opção para você ter essa energia necessário ao dia a dia e até ao treino.

Ela vai te ajudar a ter um nível equilibrado de carboidrato no seu corpo e sem te engordar. Ou seja, não é que a tapioca emagrece, usada da maneira correta e em uma quantidade ideal, vai te oferecer energia para poder queimar calorias e perder peso.

Claro que se você comer tapioca o dia inteiro, várias vezes por dia, ela vai fazer você engordar. Então, é preciso ter cuidado e fazer uma alimentação equilibrada e saudável. Sem exageros!

tapioca fit

Quais são as melhores receitas?

Trata de uma receita super simples de ser preparada, você precisa de uma frigideira antiaderente. Sem ela, até dá para fazer, mas fica bem mais difícil.

Você vai colocar a farinha da tapioca nessa frigideira fria, sem ligar o fogão. Espalhar e até peneirar para não deixar buracos. Com o fogão ligado, os flocos da farinha da tapioca vai grudar uma na outra, como se fosse uma panqueca, um pão.

A partir daí, você põe os ingredientes que bem entender, fecha a tapioca em meia lua, vira ela na frigideira, e espera o recheio ficar quente e pronto para ser digerido.

Você pode fazer o recheio da sua tapioca de ovo frito ou cozido, com peito de frango desfiado, com o tradicional presunto e queijo, entre outras diversas variações.

Leve o recheio já pronto, o único papel dela vai ser esquentar um ovo já cozido ou um frango já desfiado.

Também é possível fazer receitas doces, como a banana com mel, com aveia e outras que vierem à sua cabeça.

QUE TAL INCREMENTAR SUA RECEITA COM QUEIJO COTTAGE? CLIQUE AQUI E SAIBA OS BENEFÍCIOS!

Tapioca tem carboidrato?

Sim, é majoritariamente carboidrato. É uma farinha feita com base na mandioca que é o principal carboidrato brasileiro.

tipos tapioca

Se comer à noite engorda?

De acordo com nutricionistas, o ideal é você consumir os carboidratos durante o dia, porque a noite eles podem sim ajudar no aumento de peso. O melhor é você comer a tapioca de manhã, no café da manhã.

Assim, você vai gastar a energia dela durante o seu dia, o seu trabalho, o seu treino e ela vai embora, sem te engordar. Muito pelo contrário, ajuda a queimar gordura.

Tapioca aumenta o colesterol?

Não há ligação alguma entre o consumo de tapioca e colesterol. Como dito, trata de um carboidrato, não uma gordura, com isso, ela não aumenta o colesterol.

Contém glúten?

Outra vantagem para as pessoas alérgicas à glúten, é não possui essa proteína. É bom deixar claro que o glúten é muito importante na dieta do ser humano. Inclusive, a deficiência de glúten pode até causar a morte.

Por isso, só faça uma dieta 100% sem glúten, se você for alérgico a essa substância. Do contrário, é necessário sim consumir essa proteína essencial ao organismo.

Se tiver gostado deste texto sobre os benefícios e as formas de fazer uma tapioca, compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe o seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One thought on “Tapioca: Ajuda a emagrecer? Aumenta o colesterol? Tem carboidrato? Saiba como preparar!

  1. livro de receitas low carb

    - Edit

    Reply

    Eu adoro tapioca como sempre e também crepioca adorei as informaçõe s do artigo tenho certeza que estou me alimentando saudavelmente

Add Comment