Substituição de alimentos

Substituição de alimentos

Quando se começa uma dieta, é comum que se corte boa parte dos alimentos preferidos. Aí, passa uma semana e fica insuportável manter esse tipo de alimentação, afinal, comer também é uma das alegrias da vida e é a forma que nosso corpo utiliza para garantir energia e nutrientes para seu funcionamento saudável. Por isso, hoje mostraremos uma lista de alimentos que devem ser evitados, e como podemos substituí-los sem perder o sabor.

Açúcar cristal

Considerado o principal inimigo da silhueta, o açúcar costuma ser um dos mais difíceis de substituir, pois o gosto de adoçantes é extremamente artificial e fica em evidência mesmo misturado ao mais saboroso dos pratos. A saída é usar da criatividade: ao invés do açúcar cristal, prefira o mascavo. Sua textura grossa e cor escura são assim exatamente pelo açúcar mascavo conter bem menos química e ser menos processado. Ele é especialmente bom para ser usado em receitas, como bolos e pães. Para ganhar ainda mais pontos, utilize farinha integral. Se você não abre mão do cafezinho pra acordar ou de um bom chá da tarde, experimente trocar o açúcar por uma colherzinha de mel. Embora tenha quase as mesmas calorias, o mel é bem mais doce e pode ser usado em menor quantidade.

Frituras

Você não consegue viver sem frituras? Pois existem outros meios de preparar os alimentos e conseguir o mesmo resultado. Por exemplo, se quer fazer batatinhas chips, você pode cortá-las em rodelas finas e assá-las no forno até ficarem douradas – e essa é a receita pra diversos outros vegetais: pepino, abobrinha, maçã, banana, etc. No caso de carnes, experimente grelhá-las. Isso reduz drasticamente as calorias do prato, e no caso da carne as tornas um pouco mais saudáveis pois parte da gordura escorre e vai embora.

Óleos para fritura

Se mesmo com essas dicas você ainda precisa fazer uma friturinha, experimente trocar o óleo que usa para a imersão. Embora o de soja seja o mais barato e comum, você pode óleo de algodão, que é rico em ácidos graxos e vitamina E, resistindo bem às variações de temperatura sem perder suas propriedades. O óleo de milho é rico em ácido linoléico, que previne alterações metabólicas relacionadas com problemas de pele e depósito de gordura nas artérias; aguentando altas temperaturas.

Doces

Quando há um corte muito grande dos carboidratos, a tendência do nosso corpo é agir exatamente ao contrário do que uma dieta pede: temos uma compulsão intensa por comida, especialmente doces e outras coisas gordurosas. Por isso, é importante fazer tudo com equilíbrio – não se deve cortar os carboidratos, pois eles que oferecem energia para que o corpo trabalhar no dia a dia.Você pode se dar ao luxo de comer uma barrinha de chocolate de vez em quanto, mas no dia a dia, troque os doces industrializados por frutas em calda, gelatina com creme de leite ou asse uma banana com canela. O mel pode entrar aqui também, como coadjuvante, dando uma adocicada maior às frutas, mas use com parcimônia!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment