Stevia: Ajuda a emagrecer? Saiba tudo sobre esse adoçante natural!

Stevia: Ajuda a emagrecer? Saiba tudo sobre esse adoçante natural!

O consumo de adoçantes está sendo cada vez maior pelas pessoas que desejam melhorar sua saúde, qualidade de vida e até mesmo emagrecer, pois eles são excelentes para substituírem o açúcar, que além de calórico, pode trazer vários malefícios aos seus usuários. Mas na hora de escolher um adoçante é necessário conhecer bem o produto para adquirir aquele que mais trará benefícios, e por isso a seguir eu irei falar um pouco sobre a Stevia, um dos adoçantes naturais mais consumidos atualmente.

Se você deseja saber mais sobre esse adoçante, você está no artigo certo, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira!

O que é Stevia?

A Stevia é um adoçante natural que pode ser utilizado para substituir o convencional açúcar em sucos, bolos, chás e outras receitas. É produzida a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, e é feita a partir do composto de glicosídeo de esteviol, que não tem calorias e pode adoçar até 300 vezes mais que o convencional açúcar.

A fim de evitar o sabor um pouco amargo que se sente ao consumir a Stevia a pessoa pode comprar o extrato de Stevia que é feito apenas a base de rebaudiosedeo, o composto mais doce da Stevia, que pode ser encontrado em pó ou também em gotas, disponível em supermercados e lojas de produtos naturais.

planta de Stevia

De onde vem?

Embora poucos a conhecem, a Stevia é originária da América do sul, e já é consumida a mais de duzentos anos por povos indígenas, que usavam as suas folhas para adoçar bebidas ou mesmo as mastigavam devido o seu sabor adocicado.

A Stevia possui quantas calorias?

Assim como dito anteriormente, a Stevia não possui calorias e por isso vem sendo utilizada de diversas formas de modo a substituir o açúcar e auxiliar no emagrecimento.

É POSSÍVEL EMAGRECER 10 KG EM 10 DIAS? DESCUBRA!

Como tomar?

Assim como o açúcar, a Stevia pode ser utilizada no dia a dia para adoçar qualquer alimento ou bebida, e por possuir propriedades de se manter estável em elevadas temperaturas pode ser utilizada também no processo de confecção de bolos, biscoitos e assados, por exemplo.

No entanto, por se tratar de um composto 300 vezes mais potente que o açúcar é necessário que antes de iniciar o uso desse produto, a pessoa passe por uma consulta com nutricionista, principalmente se tiver alguma doença como diabetes, hipertensão ou se estiver grávida.

Como funciona o adoçante Stevia em pó?

Esse adoçante em pó é excelente para ser usado substituindo o açúcar, sendo que seu poder de adoçar é até mesmo maior que o do açúcar, podendo ser usado tanto para adoçar bebidas como no preparo de algumas receitas culinárias.

açúcar Stevia

Quais são os benefícios?

Alguns dos benefícios desse adoçante natural são:

  • Ajuda a regular o apetite reduzindo a fome;
  • Ajuda a controlar problemas ligados a glicemia como diabetes, obesidade e hipertensão;
  • Ajuda a emagrecer, pois não tem calorias;
  • Ajuda a reduzir o desejo por doces.

Além disso, outro fator que deve ser levado em consideração é o preço deste adoçante natural que fica entre R$ 4,00 e R$ 15,00 reais, a depender do tamanho e também do local comprado, o que acaba saindo bem mais em conta em relação ao açúcar comum, já que por ser mais potente se utiliza em uma porção bem menor, se sobressaindo também quando comparado aos adoçantes artificiais.

A Stevia ajuda emagrecer?

Um dos grandes benefícios do Stevia é que esse adoçante é um aliado de quem está em busca do emagrecimento, pois ele irá atuar diminuindo o apetite da pessoa e principalmente diminuindo a vontade de comer doces.

Além do mais, por não possuir calorias, quando é usado para substituir o açúcar pode trazer resultados ainda melhores para o emagrecimento.

Possui contraindicações?

De modo geral, a Stevia é segura, porém em alguns casos como crianças, mulheres grávidas, pessoas com diabetes ou hipertensão, é necessário seguir a orientação do médico ou do nutricionista para que o seu uso seja feito de acordo com a necessidade de cada um e assim possa ser absorvido da melhor forma.

A Stevia faz mal?

Na maioria dos casos esse adoçante natural não faz mal a saúde, mas pode ser que algumas pessoas tenham efeitos colaterais ao consumi-lo, como tonturas, dor muscular, alergia e náuseas.

Caso você apresente algum efeito colateral ao usar a Stevia, consulte um médico imediatamente.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment