Psyllium

Psyllium

Cresce cada vez mais o mercado de produtos que ajudam a emagrecer com saúde e s manter uma dieta saudável. São super alimentos, chás, cápsulas… Hoje lançaremos luz sobre um produto que tem feito fama inclusive em blogs sobre emagrecimento e vida saudável: o Psyllium.

O que é?

Plantago Psyllium é uma planta cujas sementes, ricas em fibras e óleos, são extremamente benéficas para o organismo. Assim, quando ouvimos falar de Psyllium, as pessoas estão na verdade se referindo às sementes.

Origem

Embora tenha começado a ser consumida nos Estados Unidos há mais de sete décadas, a origem real da planta que produz as sementes Psyllium na verdade é nativa da Ásia, Mediterrâneo e Norte da África. O gênero Plantago pode corresponder às plantas Psyllium ou Ovata, sendo a primeira conhecida comercialmente como Psyllium negro, francês ou espanhol. Já Plantago Ovata também pode ser chamado de Psyllium branco ou loiro, e na Índia é conhecida como Isabgol, nome que vem da língua persa significado flor cavalo. A Índia domina o mercado de produção e exportação de Psyllium.

Benefícios

Psyllium tem feito tanto sucesso ultimamente porque ajuda a emagrecer: por ser rico em fibras solúveis, elas absorvem bastante água formando uma espécie de gel no trato intestinal, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a velocidade da absorção da glicose. Já as fibras insolúveis, também presentes na semente, ajudam a aumentar o bolo fecal, o que promove um melhor funcionamento digestivo e combate a prisão de ventre. A casca da semente faz às vezes de um laxante natural bastante efetivo, sendo igualmente benéfico. Na medicina alternativa, à base de plantas medicinais, Psyllium é utilizado como cataplasma para tratar infecções, dores de dente, irritações na pele e até como máscara facial. As folhas da planta podem ser consumidas em saladas e as sementes podem ser acrescentadas a cereais e iogurtes. Mais utilizadas na planta, as sementes e cascas são ricas em arabinoxilano, aucubina, proteínas, xilose, galactose, além de óleos linoléico, oléico e palmítico. O Psyllium é capaz de reduzir o colesterol LDL e ajuda pessoas portadoras de diabetes tipo 2, já que evita a absorção excessiva de glicose.

Cuidados e contraindicação

É importante ingerir bastante água com o consumo de Psyllium para que as fibras façam realmente o trabalho ao qual estão destinadas. Como o uso pode diluir enzimas tônicas digestivas, é recomendado fazer o uso da planta apenas entre as refeições, sendo mais eficaz antes de dormir ou como primeira refeição da manhã. Não é indicado durante a gravidez, pois nessa fase os músculos retos, como os gastrointestinais, estão mais relaxados por conta da progesterona.

Onde encontrar

Psyllium pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais, na forma de cápsulas, que contém as sementes trituradas, pó ou na forma de semente mesmo. Enquanto as cápsulas são tomadas sozinhas, o pó ou as sementes podem ser misturados nos alimentos, como em molhos, sopas, sucos, massas, etc. Também existem marcas que fazem a venda do Psyllium industrializado, que geralmente vem misturado à outros ativos emagrecedores.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment