Pimenta: Qual é a mais ardida? É capaz de acelerar o metabolismo?

Pimenta: Qual é a mais ardida? É capaz de acelerar o metabolismo?

Os amantes de um bom tempero nos alimentos, sabem que uma pimenta não pode faltar, nem que seja para dar o toque final e há de todos tipos. Desas forma, com cores e níveis de ardências diferenciados,  é muito usada em diversas culinárias, trazendo vários benefícios para os consumidores como a prevenção de doenças do coração e de câncer. Conheça mais sobre esse fruto picante!

Quais são os benefícios da pimenta?

Trata de um alimento picante muito usada na preparação de molhos, cozidos e outros tipos de receitas. Além de sabor, pode trazer muitos benefícios. Veja alguns:

Previne doenças do coração

Algumas pesquisas comprovaram que pessoas que têm o hábito de comer pimenta com regularidade tiveram uma ocorrência menor de problemas referentes a coagulação sanguínea.

Ela contém uma substância chamada capsaicina que ajuda na circulação do sangue, além de diminuir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos. Ela também é indicada para hipertensão, pois diminui a pressão arterial.

Previne e elimina a diabetes

A capsaicina encontrada na pimenta ajuda na prevenção e na eliminação da diabete, pois diminui a taxa de glicose e eleva os níveis de insulina.

Propriedades anti-inflamatória

Ele tem efeito anti-inflamatória por causa da atuação da capsaicina, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Outro benefício que foi comprovado em pesquisa, é o poder antibactericida desse fruto. Além disso, tem capacidade de acabar com 5 espécies diferente de bactérias.

E ainda, ajuda a melhorar o humor, prevenir e combater o câncer, aliviar dores, ajuda na digestão, é rica em antioxidante, aumenta a produção de colágeno, é fonte de vitaminas e minerais, e atua contra depressão.

tipos de pimenta

Caiena

A pimenta caiena é muito usada como condimento, na culinária de várias nações como México e Índia. Uma pesquisa científica comprovou que a pimenta caiena é um excelente analgésico, atuando na diminuição da dor.

É capaz de combater a má circulação do sangue, além de ser fonte de vitaminas A e C. O seu consumo de forma regular pode ajudar no tratamento de gripes e resfriados.

caiena

Pimenta Malagueta

A pimenta malagueta é muito usada na culinária da América do Norte, do Sul e na Europa. O consumo com regularidade aumenta o desejo sexual, além de aumentar a longevidade.

Um estudo feito por um grupo de cientista na China revelou que o consumo aumenta a expectativa de vida. A incidência de óbitos daqueles que consomem a pimenta malagueta no decorrer da semana foi diminuída.

pimenta malagueta

Biquinho

A biquinho ou pimenta de bico como é chamada, é um fruto rico em vitaminas e minerais. É muito usada para decorar salada, uma vez que ela tem uma forma charmosa e não arde.

Seus benefícios são inúmeros, entre eles estão: rica em fibras, usada em compressas para aliviar dores e rica em antioxidante.

pimenta biquinho

Pimenta amarela

Existem alguns tipos com a coloração amarela. Uma é a de cheiro, com um aroma marcante ela muitas vezes é a opção de consumo daqueles que não gostam tanto do lado picante, já que é mais suave.  A outra é a pimenta cumari do Pará, com formato oval e cilíndrico. Ela é bastante picante e muito usada para conserva e picles.

amarela

Do reino

A pimenta do reino sem dúvida, uma das mais usadas no mundo. Ela é tida como um alimento medicinal, com capacidade de prevenir e tratar muitas enfermidades. Ela é bem picante e possui várias cores (vermelha, verde, preta e branca), acrescentando mais sabores aos pratos.

Ela é rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Alguns de seus benefícios são: ativa a circulação sanguínea, previne contra câncer e melhora a digestão.

pimenta do reino

Qual a mais ardida?

Nos nossos dias, a mais ardida é a Pepper X, seguida da pimenta Carolina Reaper. Já a mais ardida do mundo, é um projeto de Smokin Ed Currie e seu consumo pode levar a óbito se for consumida crua e de forma exagerada.

Já no caso das citadas neste artigo, a mais ardida é a malagueta. Ela é extremamente picante, porém, se for usada com moderação ela garante um sabor único ao prato. Depois da malagueta, a mais ardida é a caiena.

Pimenta ajuda a emagrecer?

O consumo da pimenta ajuda a emagrecer porque é um alimento termogênico, ou seja, ela acelera o metabolismo causando a queima de gordura. Outro fator que faz com que a pimenta ajude no emagrecimento é o valor calórico baixo. Por isso ela é uma aliada daqueles que querem perder peso e gostam de comidas picantes.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment