Nutrição funcional: Entenda o que é e qual a sua importância!

Nutrição funcional: Entenda o que é e qual a sua importância!

Com o aumento da obesidade e as doenças relacionadas a ela, as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e o bem-estar. Cada vez mais, equilibrar a correria do dia a dia com hábitos de vida saudáveis, é objetivo de muita gente.Um estilo alimentar tem se destacado bastante e conquistado adeptos em todo o mundo, estamos falando da nutrição funcional.

Esse conceito foge um pouco da nutrição tradicionais que estamos acostumados, ela utiliza uma abordagem mais complexa, indo além do que conhecemos sobre alimentação saudável. Nela, tudo é levado em consideração, corrigindo os desequilíbrios nutricionais do corpo.

O que é?

O conceito de nutrição funcional foi criado em 1990, pelo médico Jeffrey Bland,  nos Estados Unidos.  Esse conceito se caracteriza pela interação entre todos os sistemas do corpo, a relação entre o funcionamento físico e psicológico, por meio de um estudo específico de cada organismo, levando em consideração sua alimentação e todos os seus hábitos de vida.

Esse tipo de nutrição utiliza uma abordagem mais dinâmica e, diferente da tradicional, foca na abo prevenção de doenças e desordens que comprometem à saúde humana.

Ao se comparar com a tradicional, a nutrição funcional é um método totalmente diferente, pois ela foca na individualidade bioquímica e nos efeitos dos alimentos sob cada um.

Ou seja, ela vai muito além de apenas estabelecer dietas alimentares baseadas em contagem de calorias.  Esse método tem mostrados grandes impactos positivos na saúde, pois induz a um melhor funcionamento do organismo como um todo.

Como funciona?

Embora muita gente não saiba, a nutrição funcional não tem como objetivo o emagrecimento. Ela é muito mais complexa, buscando o bem-estar e bom funcionamento do organismo.

É claro, com uma alimentação adequada, o emagrecimento é uma consequência, mas esse não é o foco desse método.

Ela também não tem como objetivo eliminar as calorias ingeridas, mas auxiliar no processo de desintoxicação do corpo. Com isso, o organismo trabalha de forma mais saudável e elimina por si só tudo que provoca algum tipo de dano.

A nutrição funcional é dividida em cinco princípios básicos:

  • Individualidade bioquímica;
  • Tratamento centrado no paciente;
  • Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes;
  • Inter relação com fatores fisiológicos;
  • Saúde com vitalidade positiva.

Todos esses fatores são avaliados e, a partir de então, uma dieta alimentar é montada, respeitando a individualidade de cada indivíduo.

Qual a importância da nutrição funcional?

Os alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios à saúde, além do valor nutritivo, desempenhando um papel importante na prevenção de desordens do organismo.

A nutrição funcional se baseia em uma alimentação equilibrada, com ingredientes variados, usufruindo o máximo de macronutrientes que esses alimentos oferecem.

Após a avaliação médica, uma dieta é montada de acordo com as necessidades de cada organismo. Com isso, o organismo irá receber tudo que ele precisa para um bom funcionamento.

Em uma dieta tradicional, os fatores bioquímicos não são respeitados, ou seja, os fins justificam os meios.

Se o objetivo for emagrecer, a dieta será montada cortando calorias, focando apenas no emagrecimento. Já na nutrição funcional, todo o organismo do indivíduo será estudado e a nutrição será montada a partir de suas necessidades.

A nutrição funcional é recomendada para aqueles que desejam uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Ela respeita todas nas necessidades e limites de seu organismo.

Não há muitas restrições na alimentação, mas sempre respeitando os limites.

Com o organismo recebendo tudo que ele precisa para o bom funcionamento, muitas doenças e desordens do corpo podem ser evitadas, até mesmo doenças crônicas.

O objetivo da nutrição funcional é exatamente esse, prevenir para que não seja preciso tratar.

Muita gente acredita que comer qualquer tipo de alimento saudável já é o suficiente para prevenir doenças. Porém, pesquisas apontam que, por mais que sejam saudáveis, alguns alimentos podem fazer bem para algumas pessoas e mal para outras. Por isso, todos aqueles 5 fatores são levados em consideração antes de começar a nutrição funcional.

O principal objetivo da nutrição funcional é cuidar do organismo pelo equilíbrio de nutrientes.  Com ela, o organismo ficará em harmonia, proporcionando uma melhor qualidade de vida e saúde.

Se você deseja adotar esse método, recomendamos que você procure um nutricionista funcional. Ele é o profissional mais recomendado para te auxiliar.

101 Receitas Funcionais

Para facilitar a vida de quem quer seguir a rotina da Nutrição Funcional o livro digital 101 Receitas Funcionais é uma ótima opção.

Pois nele está reunidas as melhores opções de receitas para o café da manhã, almoço, jantar, lanches, doces e sobremesas.

Além de ser um livro que você pode levar para qualquer lugar, pois é totalmente digital e pode ser acessado pelo celular, computador ou tablet.

Assim não existem mais desculpa para de não saber o que cozinhar para comer de maneira saudável, pois está tudo reunido em apenas um lugar.

Conheça esse livro e se surpreenda com um conteúdo rico e receitas deliciosas.

e-book 101 receitas funcionais imagem

Onde comprar? Quanto custa?

E se você pensa que é caro ter acesso a todas essas receitas está muito enganado, no site oficial do 101 Receitas Funcionais www.101receitasfuncionais.com.br você pode comprar ele com um preço excelente de apenas R$29,90.

Mas esse preço é por tempo limitado e não é possível garantir por quanto tempo ela continuará nesse valor, por isso recomendamos que você garanta o seu o quanto antes!

Botão de compra 101 receitas funcionais

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment