Manjericão: Para que serve? Quais os tipos? Possui contraindicações? Quais as melhores receitas?

Manjericão: Para que serve? Quais os tipos? Possui contraindicações? Quais as melhores receitas?

Muito além do que apenas um tempero, o manjericão é uma uma planta perene, composta por galhos e ramificações que pode trazer diversos benefícios à saúde. Você sabia que pode ser usado até mesmo para tratar pedras nos rins.

Nesse guia sobre o manjericão apresentaremos os principais tipos dessa planta, os benefícios, como consumir, como plantar e muito mais. Acompanhe:

Para que serve o manjericão roxo?

O manjericão roxo é uma variação do comum. Essa variação foi criada pela Universidade de Connecticut nos anos 50. Apesar de possuir aroma bastante semelhante ao manjericão tradicional, a versão roxa, possui características nutricionais um pouco diferentes.

Justamente por possui a cor roxa ele apresenta na sua composição níveis elevados de antocianinas que possuem a função antioxidante e ajudam a proteger o sistema imunológico. Além essa espécie funciona como digestivo e é ótima em situações de mal estar estomacal.

 

E o Italiano?

O manjericão italiano é a variação da espécie mais comum e geralmente é a que utilizamos na culinária e em chás aromáticos, por exemplo. Devido ao seu intenso aroma fresco essa erva fica muito boa em preparações onde essa característica é buscada.

manjericão roxo

Existe manjericão seco?

Apesar de ser muito mais aromático quando fresco, o seco é uma ótima alternativa de armazenamento da planta. O manjericão seco pode ser usado tanto para temperar quanto para fazer infusões e chás. Uma dica é a de sempre manter as suas ervas secas em um vidro com tampa bem vedada, isso irá ajudar a manter o aroma por mais tempo.

Quais são os benefícios?

Agora que já vimos algumas variações, chegou a hora de conhecer os seus principais benefícios. Confira abaixo os benefícios:

  • Ação anti-inflamatória
  • Funciona como antioxidante
  • Ajuda em tratamentos de prevenção ao câncer
  • Ação analgésica
  • Ajuda na redução da temperatura corporal em casos de febre
  • Protege os rins
  • Melhora o sistema imunológico
  • Possui ação que ajuda a diminuir os níveis de estresse

Como consumir o manjericão?

Ele pode ser consumido de diversas formas. A primeira delas e mais conhecida é como tempero em preparações culinárias, e nesse contexto, a erva combina muito bem com molhos de tomate, pães e no tradicional molho pesto. A segunda forma é por meio de chás e infusões, por seu aroma agradável o manjericão resulta em um chá muito saboroso e cheio de benefícios a saúde.

Por fim, uma ótima forma de como consumir o manjericão é como complemento em sucos. Uma vez que, combina muito bem com frutas como laranja, limão e até mesmo melancias. Experimente fazer um suco bem gelado de melancia e adicione manjericão na preparação, fica uma delícia.

tipos

Possui contraindicações ou efeitos colaterais?

Não existem relatos de casos de contraindicações e efeitos colaterais que possa causar. Contudo, quando na forma óleo, em pessoas sensíveis, quando passado na pele pode causar algum tipo de irritação, nesses casos, o uso deve ser apenas descontinuado.

O manjericão é abortivo?

Existem algumas ervas especificas que são perigosas para o feto durante os três primeiros meses de gravidez e o manjericão é uma delas. Contudo, isso não significa que caso você coma um macarrão com manjericão irá correr o risco de abortar, o aborto pode ocorrer quando o intuito é justamente esse, a quantidade que deve ser consumida para esse fim é realmente muito grande.

Quais as melhores receitas?

Quando se fala em manjericão não tem como dissociá-lo do tomate. Essa erva aromática parece que foi feita para esse legume, a combinação de sabores fica realmente muito boa. Por isso qualquer preparação onde o tomate seja evidente que use esse tempero no prato. O resultado é sempre muito bom!

Outra forma de consumo tradicionalmente italiana, mas que é muito usada também no Brasil é por meio do tradicional molho pesto. O molho pesto basicamente é composto por manjericão e azeite, não tem como ficar ruim, não é mesmo?  Confira abaixo a receita desse molho delicioso:

Ingredientes:

3 dentes de alho.

1 xícara de chá de folhas do tempero.

50g de queijo parmesão.

Meia xícara de chá de azeite.

1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e utilize o molho frio para temperar a massa de sua preferência. Esse molho fica muito bom com macarrão do tipo linguini, por exemplo. Na receita tradicional italiana se adiciona ainda 3 colheres de sopa de nozes, fica muito bom e você pode experimentar.

Como plantar manjericão?

A forma mais fácil de plantar é utilizando sementes. Essas sementes devem ser plantadas em uma terra fofa e adubada na profundidade de 1cm e com, em média, três sementes por buraco. A germinação acontece de 5 a 15 dias e as regas devem ser feitas de dois em dois dias, é uma planta que não gosta de muita água.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment