Leite de Soja

Leite de Soja

O mercado para quem é intolerante à lactose ou prefere dietas que não envolvam alimentos de origem animal tem ficado cada vez mais amigável. Os leites vegetais têm feito muito sucesso, e o mais popular deles, o leite de soja, é cada vez mais fácil de achar em supermercados com variadas marcas. De origem não láctea, o leite de soja é uma boa fonte de nutrientes e pode ser enriquecido com cálcio, assim como é o leite de vaca, e outras vitaminas. Também é possível que o preparo seja caseiro, barateando seu custo.

Fonte de proteína

A soja é um alimento rico em proteína de alta qualidade, o que faz um dos seus principais benefícios. A proteína da soja apresenta ótimo equilíbrio de aminoácidos essenciais, e é a única proteína de origem vegetal que apresenta essa característica. Com o leite é feito com soja amolecida e água, não há grandes perdas do valor protéico.

Alimento nutritivo

Muito nutritiva, a soja não contém apenas proteínas, mas também gorduras boas como as Ômegas 3 e 6, vitaminas, minerais e é pobre em gorduras saturadas. Além disso, por ter origem vegetal, a soja não possui colesterol. Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, e proporciona regeneração celular por causa de seu poder nutritivo.

Proteína do leite X proteína da soja

Enquanto um adulto a cada 2.500 pessoas é diagnosticado com alergia à proteína da soja, a quantidade de pessoas que têm alergia à proteína do leite é quarenta vezes maior. Isso mostra que o leite de soja é uma fonte de proteína mais confiável, além de seu teor protéico ser doze vezes maior.

Perda de peso

O leite de soja contém peptídios ativos em sua composição, o que favorece a perda de peso porque há maior queima de gordura corporal. Entretanto, seu efeito só será potencializado se houver uma dieta equilibrada e uma rotina regular de exercícios.

Pós treino

O pós treino é o período entre 30 e 60 minutos após o término do exercício, e é preciso fazer a nutrição adequada para que haja recuperação muscular, com um mix de carboidratos. Caso o atleta busque a hipertrofia, esse é um dos momentos ideais para consumir proteína. Para que isso seja conquistado, é possível bater o leite de soja com frutas e aproveitar de uma vitamina extremamente saborosa.

Sabor

O sabor do leite de soja, independente da marca, não costuma ser desagradável, mas é bem diferente do sabor do leite de vaca. É bastante suave, levemente adocicado e costuma exalar cheiro de baunilha, que se intensifica quando aquecido ou misturado com café.

Como fazer

Utilize uma medida de grão para três de água. Deixe a soja de molho de seis a oito horas para que ela amoleça, depois bata-a no liquidificador com as três medidas d’água. Utilize, preferencialmente, um filtro de pano para coar o leite e leve-o ao fogo até ferver. Depois, abaixe o fogo e deixe o leite cozinhando por 30 minutos. Quanto mais vezes for coado, mais homogêneo será o leite.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment