Inulina: O que é? Quais são seus benefícios? Saiba aqui!

Inulina: O que é? Quais são seus benefícios? Saiba aqui!

Manter uma vida saudável nem sempre é possível com tanta facilidade, pois muitas vezes acabam surgindo alguns problemas por algum pequeno descuido que temos, e conseguir tratar esses problemas com um componente natural é uma boa opção não é mesmo? E é por isso que a Inulina é uma boa opção.

Você sabe o que é a Inulina e quais os benefícios que ela pode trazer ao seu corpo? Se a sua resposta foi não, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre essa fibra. Continue lendo e confira!

O que é Inulina?

A Inulina é uma espécie de fibra solúvel, ela pode ser obtida através de algumas plantas e atualmente vem fazendo muito sucesso em forma de suplemento, por trazer vários benefícios ao corpo.

Contudo essa fibra não é absorvida por nosso corpo, visto que ela é uma espécie de prébiótico, no entanto ela é importante para nutrir algumas bactérias boas ao nosso organismo e é por isso que é muito benéfica.

Quais são os benefícios?

Ela pode trazer vários benefícios ao corpo humano que vão muito além de servir de alimento para as bactérias boas.

Dentre os principais benefícios dessa fibra solúvel podemos destacar:

Melhora a saúde intestinal

Ela possui a importante função de lubrificar o sistema digestivo de maneira natural, e por isso diminui as chances de o indivíduo ter hemorroidas.

Além do mais, ela também contribui para aumentar a água das fezes e assim melhorar o funcionamento do intestino.

Reduz o colesterol

As pessoas que possuem colesterol alto podem consumir ela a fim de acabar com esse problema, pois ela reduz os níveis de colesterol no sangue, principalmente do colesterol ruim e assim reduz o risco de hipertensão e várias outras doenças.

Pode ajudar a emagrecer

Além do mais, algumas pesquisas mostraram que as pessoas que usam a inulina possuem maior quantidade de hormônios que provocam a saciedade e por isso elas conseguem sentir menos fome e possui mais facilidade para emagrecer.

Mas é importante alertar que para que você consiga obter resultados realmente satisfatórios no emagrecimento com a inulina é preciso que você tenha uma alimentação saudável e faça atividade física regularmente.

Ajuda no tratamento da diabetes

Mais um dos benefícios da Inulina é que ela ajuda no tratamento da diabetes, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e contribui para reduzir a gordura que fica acumulada no fígado de pessoas que são pré-diabéticas.

Alimentos que contém inulina

Existem muitos alimentos que contém Inulina e que são ótimos para quem deseja consumi-la de maneira natural.

Alguns desses alimentos são:

  • Alho
  • Alho Poró
  • Aspargo
  • Alcachofra
  • Banana
  • Cebola
  • Chicória
  • Inhame
  • Trigo
  • Tomate

Inulina imagem

Inulina manipulada

Outra forma de consumir a Inulina que não seja através do consumo de alguns alimentos é mandando manipulá-la.

Para manipular a Inulina é bem simples, sendo necessário apenas que você vá até uma farmácia de manipulação e peça para fazer a sua.

Os benefícios da Inulina manipulada são os mesmos da inulina dos alimentos e por isso você poderá escolher qual a melhor opção para você.

Preço

O Valor da Inulina manipulada irá variar conforme o local onde você escolheu para fazer a manipulação e a quantidade desejada, por isso não é possível dizer um valor único.

No entanto é possível dizer que você poderá encontrar essa fibra entre 40 e 60 reais.

Tem efeitos colaterais?

Embora a fibra traga inúmeros benefícios ao corpo humano, o seu uso também poderá trazer alguns efeitos colaterais, como:

  • Distúrbios digestivos
  • Inchaços
  • Cólicas
  • Inicio de diarreia
  • Pode induzir a reações alérgicas
  • Pode levar a problemas respiratórios
  • Pode trazer efeitos negativos ao sistema urinário
  • Pode causar problemas digestivos

E é por isso que o indicado é consultar um médico antes de começar a fazer uso da Inulina, principalmente as crianças, gestantes, lactantes, pessoas enfermas e quem faz uso de medicamento controlado, assim o médico poderá avaliar melhor cada caso e autorizar ou não o consumo dessa fibra.

Além do mais, ao persistirem ou agravarem os efeitos colaterais o uso da Inulina manipulada deve ser suspenso e um médico consultado.

Se interessa pelo assunto? Leia também o texto sobre Fibras alimentares!

Ficou alguma dúvida sobre a Inulina? Deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment