Grão de bico: Veja os benefícios e como você pode preparar essa iguaria na sua casa!

Grão de bico: Veja os benefícios e como você pode preparar essa iguaria na sua casa!

O grão de bico é uma espécie de cereal muito utilizado e consumido, principalmente, por pessoas que seguem uma dieta vegana, que é aquela com zero consumo de produtos de origem animal. Isso porque é um grão muito rico em proteínas e supre a necessidade proteica das pessoas que vivem sem carne.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer os principais benefícios do grão de bico, além de saber quais receitas pode fazer com esse cereal na sua casa. Confira!

Benefícios

grão de bico benefícios

O grão de bico é riquíssimo em fibras e isso auxilia todo o processo do sistema digestivo e ajuda a pessoa a perder peso, eliminar gorduras e carboidratos indesejados. Além disso, a alta capacidade proteica dele faz com que você tenha uma alta de massa magra, o que vai deixar o seu corpo mais forte e saudável.

Outro benefício muito importante é que ele ajuda na eliminação de glicose do sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes ou pode ter esse problema de saúde. O grão ajuda em outras questões do sistema cardiovascular, como diminuir o colesterol ruim, a hipertensão arterial e outros.

Quem tem problema nos ossos também deve consumir o grão de bico. Ele é rico em nutrientes como cálcio e fósforo que mantém a força e a resistência desses órgãos tão importantes do corpo humano.

Para as mulheres, comer essa iguaria é uma questão de necessidade. O cereal ajuda a evitar a má formação dos fetos, é riquíssimo em ácido fólico, repõe os estoques de ferro eliminados durante a menstruação além de ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama.

Qual o preço?

Você encontra grão de bico em lojas especializadas na venda de produtos naturais e em alguns supermercados mais completos, com mais opções. O preço varia bastante de região para região, mas você encontra um quilo do grão seco em sites pelo valor de 12 a 15 reais. É bem barato e é ótimo porque rende bastante depois de hidratado.

Grão de bico cozido

grão de bico cozido

O melhor para se fazer o grão de bico é hidratá-lo em água para que ele cresça de tamanho e ofereça mais possibilidades na cozinha. Você também pode cozinhá-lo, caso seja da sua preferência para fazer algum tipo de prato específico.

De qualquer forma, é preciso hidratá-lo antes. Por isso, deixe o grão duas horas mergulhado em uma bacia ou prato com água. Depois disso, você já pode iniciar as preparações.

Grão de bico torrado

grão de bico torrado

Ele é vendido como se fosse salgadinho em lojas de produtos naturais. Como é industrializado, ele vem com conservantes, sódio e outros elementos nada saudáveis, além de temperos artificiais.

Mas você também pode torrar e fazer o seu próprio salgadinho de grão de bico em casa. Ele fica super crocante e temperado vai ser um aperitivo e tanto para comer sozinho ou com seus familiares e convidados.

Grão de bico assado

O grão de bico assado funciona como o torrado. Sempre lave o cereal antes de usar, depois seque, passe óleo, temperos e coloque para assar por uns 30 minutos. Vai sair da assadeira um verdadeiro salgadinho.

Quais as melhores receitas?

hambúrguer de grão de bico

O grão de bico é usado, normalmente, pelas pessoas que não consomem carne como se ele estivesse no papel da carne. Então, as pessoas comem arroz, feijão, salada, batata e grão de bico, em vez do bife de boi ou de frango.

Assim, as melhores receitas são as que transformam o grão de bico em um verdadeiro bife. Uma ótima opção são os bifes de hambúrguer de grão de bico.

Você vai hidratar o grão em água fervente por, pelo menos, três horas e trocar a água dessa fervura três vezes. Depois disso pronto, você vai enxugar os grãos hidratados e colocar em uma panela de pressão para cozinhar. Deixe cozinhando por 30 minutos.

Para facilitar a retirada da casca, jogue o grão de bico em uma outra bacia ou panela com água bem gelada. Aí, você vai pegar o grão de bico descascado e colocar em uma panela para refogar com cebola e alho. Você acrescenta os temperos do seu gosto, como açafrão e sal.

A mistura está pronta, agora é hora de triturar o grão de bico até formar uma pasta, adicionar um pouco de farinha de aveia e fazer a forma dos bifes. Você pode usar esse bife para comer com comida ou com um hambúrguer.

Se tiver gostado dessas dicas, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment