Gergelim: Para que serve? Quais são os tipos? Emagrece mesmo?

Gergelim: Para que serve? Quais são os tipos? Emagrece mesmo?

O gergelim é uma semente muito comum principalmente, em pães e sanduíches. Por isso, muitas pessoas o veem como um item decorativo, porém as funções vão muito além que isso. Pois, essa semente possui um alto poder nutritivo e seu consumo poderá trazer muitos benefícios.

Você conhece os tipos de gergelim e sabe para que ele serve? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue conosco e confira tudo sobre ele a seguir.

Quais são os tipos de gergelim?

O gergelim trata-se de uma semente muito versátil e que pode ser encontrado em três tipos diferentes: o branco, o marrom e o preto. Sendo que, todos são excelentes para consumo e podem trazer vários benefícios.

Embora todos os três tipos possuam propriedades diferentes, o preto é o que possui maior quantidade de vitaminas e antioxidantes. Porém, todos os três tipos são muito nutritivos.

Preto

O gergelim preto, conforme mencionamos acima, possui um pouco mais de vitamina A, E e vitaminas do complexo B em sua composição. Além do mais, ele também possui boas quantidades de cálcio e fibras.

Ele é excelente para o tratamento da osteoporose, para prevenir doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol ruim, AVC e trombose.

Além disso, você também poderá melhorar o sistema imunológico e prevenir o surgimento de várias doenças ao usar o gergelim preto.

Gergelim  torrado

Na maioria das vezes que compramos gergelim é comum que ele venha cru e por isso ele não costuma ter muito sabor. Assim, o ideal é que você o torre para que ele fique mais saboroso e possa ser usado em várias receitas.

Mas você sabe torrar em casa? Não? Então confira o excelente passo a passo a seguir!

  1. Coloque o cru em uma frigideira para que você possa torra-lo.
  2. Leve ao fogo e mexa até que ele comece a ficar dourado.
  3. Quando todo o gergelim estiver dourado você deverá desligar o fogo e deixar ele em um recipiente fechado.
  4. Pronto, seu gergelim já está pronto para ser consumido.

tipos de gergelim

 Para que serve?

O gergelim é uma semente muito utilizada para polvilhar vários tipos de alimentos, como pães, massas, sopas, bolos e outros, pois além de deixá-los mais bonitos, ficarão também mais nutritivos.

É possível dizer que serve para:

  • Combater a prisão de ventre
  • Controlar a pressão
  • Prevenir o câncer
  • Combater o envelhecimento precoce da pele
  • Melhora a digestão
  • Auxilia no emagrecimento
  • Aumenta a força
  • Acelera o metabolismo celular
  • Reduz as chances de o indivíduo desenvolver diabetes
  • Ajuda a abaixar o colesterol
  • Deixa os ossos mais saudáveis
  • Alivia dores de cabeça
  • Diminui a ansiedade
  • Ajuda a prevenir esclerose múltipla

Esses são os principais benefícios que o consumo pode trazer ao seu corpo.

Gergelim emagrece?

O gergelim possui muitas fibras, por isso suas sementes irão ajudar a melhorar a digestão e a auxiliar na perda de peso. Visto que, irá aumentar a sensação de saciedade e consequentemente fazer com que o indivíduo coma menos.

Por isso, é possível dizer que consumir diário pode sim ajudar as pessoas que desejam emagrecer. Contudo, é necessário ingerir com moderação.

Além disso, precisamos lembrar que é necessário tomar muita água quando se faz uso de alimentos que são ricos em fibras para que assim, consiga garantir o emagrecimento.

prato com gergelim

Contém glúten?

Consiste em uma semente que não contém glúten. Assim, ele pode ser consumido por todas as pessoas que desejam fazer uma dieta livre de glúten ou por quem tem alergia a ele.


VOCÊ AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE A INTOLERÂNCIA Á GLÚTEN? CLIQUE AQUI!


Gergelim é abortivo?

Não é recomendável que as mulheres grávidas, principalmente durante os três primeiros meses de gestação, consumam o gergelim. Pois acredita-se que essa semente possa causar um aborto.

Com isso, se você está grávida, consulte o seu médico para saber se ele permite ou não que você faça o uso após o primeiro trimestre de gestação.

Afina o sangue?

O consumo do gergelim, principalmente como óleo, poderá deixar o sangue mais viscoso. Por isso, ele não deve ser consumido por pessoas que estão fazendo tratamento para afinar o sangue ou que estão usando anticoagulante.

Ainda tem alguma dúvida sobre o gergelim e seus benefícios? É só deixar um comentário que responderemos você em seguida.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment