Farinha de chia: Benefícios e como usar

Farinha de chia: Benefícios e como usar

Conheça mais sobre a farinha de chia

Aumenta cada vez mais o número de pessoas que resolvem aderir a uma dieta saudável incluindo em seu cardápio alimentos que possam ajudar a manter o bom funcionamento do corpo, assim como evitar doenças. Para esses objetivos existe a chia, que vem sendo cada vez mais incluída entre os alimentos mais procurados por quem é adepto de uma vida saudável. Conheça os benefícios da farinha de chia e como usá-la.

A farinha de chia

A farinha de chia é um alimento que vem sendo usado por quem busca mais saúde, sendo conhecida por gerar resistência e força em quem a inclui em sua alimentação. Esse tipo de farinha tem origem mexicana e o povo asteca já se beneficiava com ela.

Essa farinha pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas tornando os alimentos mais saudáveis.

Onde comprar a farinha de Chia?

Atualmente uma loja bacana pra se comprar farinha de chia e outros produtos naturais é a Natue.

botao-natue

Benefícios da farinha de chia

São diversos os benefícios à saúde da farinha, pois se trata de um alimento rico em fibras, cálcio, fósforo, magnésio, ômega 3, potássio e vitamina B.

Sua alta concentração de fibras ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, além de fazer com que o organismo absorva menos gordura e açúcar. A alta presença de fibras ainda promove uma sensação de saciedade, sendo ótimo para quem está de dieta.

Já a presença do cálcio em sua formação oferece mais resistência aos ossos prevenindo a osteoporose. Além disso, o cálcio presente é absorvido facilmente pelo organismo tendo maior aproveitamento.

O ômega 3, por sua vez, é um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do organismo e ajuda a controlar o colesterol, previne doenças cardiovasculares, possui ação antiinflamatória, torna o sistema imunológico mais forte e melhora a aparência da pele, além de ser ótimo para a memória.

Já o magnésio e o potássio são excelentes para quem pratica exercícios físicos de mais impacto, pois oferecem uma resposta dos músculos mais rápida.

Quem pode consumir

Esse tipo de farinha pode ser consumido por pacientes com diabetes e vegetarianos têm uma ótima opção de alimento para incluir em seu cardápio.

Para quem deseja emagrecer, consumir esse tipo de alimento juntamente com uma dieta saudável e equilibrada irá ajudar a retardar a digestão de proteínas, fazendo com que o organismo gaste mais energia promovendo, assim, a diminuição de peso.

Como usar

Para fazer bom uso da farinha de chia e aproveitar todos os seus benefícios devem-se consumir 15 gramas, o que equivale a duas colheres de sopa, desse alimento diariamente. Para que não haja a perda de nenhum nutriente, é recomendado moer as sementes de chia em casa, fazendo a farinha de maneira caseira pouco antes de utilizá-la.

Ela pode ser incluída na sua dieta sendo acrescentada a sucos, iogurtes e vitaminas. Você também pode utilizá-la na salada de frutas e no mingau, além de em massas de bolos, tortas e pães no lugar da farinha de trigo.

Sabendo como fazer o uso correto desse alimento, os benefícios da farinha de chia poderão ajudar você a ter uma vida mais saudável prevenindo doenças e melhorando o funcionamento do organismo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Add Comment