Dieta Vegetariana: Tudo que você precisa saber! Confira!

Dieta Vegetariana: Tudo que você precisa saber! Confira!

Com cada vez mais adeptos, a dieta vegetariana, onde há a retirada de alimentos de origem animal da alimentação, pode ser uma boa opção para aqueles que pretendem levar uma vida mais saudável.Porém, você deve ficar atento, esse tipo de dieta exige cuidados especiais para que o seu corpo não fique com deficiência de nenhum nutriente.

O que é Dieta Vegetariana?

Quando as pessoas pensam em uma dieta vegetariana geralmente elas acham que basicamente essa dieta apenas exclui o consumo de carnes, mas as dietas vegetarianas vão além disso e se diferenciam pelos alimentos que elas aceitam ou excluem:

  • Lacto vegetariano: Nesse tipo de dieta vegetaria é excluído da alimentação carnes de todos os tipos, ovos e todos alimentos que contenham esses ingredientes. Já leite e seus derivados como iogurte, queijo, creme de leite são permitidos.
  • Ovo vegetariano: Nesse caso são excluídos da alimentação ingredientes que contenham qualquer tipo de leite ou carnes de origem animal. Já o ovo é permitido.
  • Lacto ovo vegetariano: Aqui é permitido o consumo de todos os alimentos que não carnes. Ovos, leites e seus derivados são consumidos.
  • Peixe vegetariano: Como o próprio nome sugere, nessa dieta o consumo de peixes é permitido. Nesse caso a dieta se mostrou a com menos riscos quanto a deficiência de nutrientes que pode ocorrer, como é o caso das proteínas.
  • Vegana: Essa é a modalidade mais radical da dieta vegetariana, nela não se consome nem carnes, ovos, leites ou qualquer derivado desses produtos. Também não feito o uso de roupas e objetos que sejam de origem animal ou então que tenham sido desenvolvidos através de testes em animais.Dieta Vegetariana

Como funciona?

Como dito anteriormente, existem diversos tipos de dietas vegetarianas, aqui vamos abordar o tipo mais comum, o ovo lacto vegetariano. Nela apenas não se consome a carne.

Esse tipo de dieta funciona como um filtro para o organismo quando feita de maneira correta, sem excluir nenhum nutriente da alimentação. É sabido que a carne, principalmente vermelha, é tóxica para o organismo e seu processo de digestão penoso para todo o sistema digestivo.

Algumas pesquisas ainda afirmam que através de uma alimentação saudável, onde se exclui carnes, os índices de diabetes, doenças do coração e até mesmo câncer costumam diminuir em sua incidência.

O que comer?

Basicamente você deve excluir carnes da sua dieta para começar uma alimentação desse tipo. Feito isso, é hora de começar a pensar nos alimentos que vão suprir nutricionalmente a ausência de carne.

Abaixo confira alguns alimentos que melhor suprem a necessidade de proteínas no organismo:

  • Amêndoas, oferece gordura boa ao corpo e a cada 100g contém 21,1g de proteínas.
  • Amendoim, oferece 26g de proteínas a cada 100g do produto. É uma alternativa barata e eficiente da amêndoa.
  • Soja, queridinha dos vegetarianos por sua versatilidade na cozinha a soja possui 34g de proteína a cada 100g do produto.
  • Quinoa, rica em nutrientes, ela possui 14g de proteína a cada 100g consumidas.
  • Lentilha, versátil e fácil de encontrar, a lentilha possui 9,1g de proteína a cada 100g.

Além de realizar a substituição da proteína na sua dieta vegetariana, você deve consumir outros nutrientes como vitaminas, minerais, gorduras boas e carboidratos, abusando de alimentos como verduras, legumes e frutas.

Dieta Vegetariana

O que evitar na Dieta Vegetariana?

Algumas pessoa quando começam a adotar uma dieta vegetariana começam a abusar no consumo de alimentos processados, que podem ter altos índices de açucares, calorias, gorduras e sódio. Isso é um erro!

Procure evitar alimentos processados, dê preferência a aqueles que você prepara em casa, são mais saudáveis e quando feitos com carinho, muito mais gostosos.

Outro nutriente para se evitar é o carboidrato, devido a falta de carnes a pessoa pode começar a abusar de massas e molhos ricos em gorduras, isso além de engordar é muito maléfico a sua saúde.

Emagrece?

Como em todo tipo de dieta, quando se consome menos calorias do que as gastas em um dia, há o emagrecimento. Na vegetariana não é diferente, se você adotar uma alimentação pobre em calorias, você irá emagrecer.

Caso esteja pensando em adotar uma dieta vegetariana com o intuito de emagrecer, o recomendável é procurar orientação de um profissional nutricionista. Ele irá saber passar o melhor cardápio baseado em seu estilo de vida e biotipo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add Comment